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Tecnologia na educação: vantagens, desafios e riscos

Se, por um lado, a tecnologia traz várias vantagens à educação, por outro, há alguns riscos que precisam ser observados.

Tempo de leitura:8 minutos

Nunca se falou tanto da necessidade de as escolas se adaptarem à cultura digital. O uso da tecnologia na educação, tanto para melhorar a gestão escolar quanto para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, é incentivado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo programa Educação Conectada do Ministério da Educação (MEC).

Apesar de estar tão presente nos nossos debates, pode não haver muita clareza sobre o conceito de tecnologia educacional. Por isso, hoje vamos nos debruçar sobre esse tema e entender qual é a importância dela e quais os desafios para implantá-la na prática nas escolas.

Para começar, qual é o conceito de tecnologia?

A palavra tecnologia vem da junção de duas palavras gregas: “tekne”, que significa “técnica, artefato, ofício”, e “logos”, que significa “conhecimento, saber”. Por isso, o termo tem um sentido muito mais amplo que computadores, softwares e invenções modernas.

A tecnologia é quase tão antiga quanto o próprio homem, já que a humanidade sempre criou ferramentas e técnicas que tornavam seu trabalho mais fácil e, a sua vida, mais agradável.

No âmbito da educação, poderíamos citar o tradicional quadro negro, o livro físico, lápis, caneta, régua, esquadro, transferidor… são todos os utensílios que auxiliam a rotina de estudos, tanto em casa quanto na escola.

No entanto, a partir da Revolução Industrial, quando surgiram as máquinas e a locomotiva a vapor, o termo “tecnologia” foi se relacionando, cada vez mais, ao campo da engenharia e ao aumento da produtividade.

E nos séculos XX e XXI, a expansão da comunicação por meio do rádio, telégrafo, televisão, telefone, celular, Internet, redes sociais e videoconferências deu lugar a um novo universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Essas tecnologias são as mais proveitosas para o uso pedagógico, uma vez que a educação se apóia nos recursos da comunicação (troca de informações e organização de ideias), como veremos a seguir.

O que são as tecnologias educacionais?

Foto de estudante realizando atividade em tablet, em sala de aula, e sendo auxiliada pela professora.

Nesse contexto, as tecnologias educacionais são materiais, equipamentos e meios de comunicação a serviço da educação. Elas podem ser usadas para apoiar o ensino presencial, em sala de aula, complementar o ensino presencial (ensino híbrido) ou, ainda, possibilitar o ensino a distância.

Na educação básica, o uso das tecnologias educacionais está restrito ao ensino presencial e ao ensino híbrido. A legislação não permite o ensino a distância no ensino fundamental, salvo em situações de emergência ou para complementação de aprendizagem, e limita a participação no ensino médio em até 20% ou 30% da carga horária. 

Embora as tecnologias educacionais mais mencionadas sejam aquelas ligadas ao processo de ensino-aprendizagem, há também as ferramentas que auxiliam a gestão escolar. Veja abaixo alguns exemplos de tecnologias educacionais:

  • ambiente virtual de aprendizagem;
  • lousa digital;
  • Mesa Educacional;
  • sala virtual de reunião;
  • jogos virtuais;
  • kits de robótica;
  • óculos de realidade virtual;
  • sistema de gestão escolar;
  • programas de elaboração de questionários;
  • plataforma de formação para professores.

Qual é a importância do uso da tecnologia na educação? 

Foto de estudante menino utilizando um tablet para estudar. Junto dele está uma menina estudante, sorrindo.

A presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas nossas vidas é um caminho sem volta. Em vez de lutar contra elas, a escola deve usá-las a seu favor, para despertar o interesse dos alunos, aumentar o engajamento nas aulas e gerar dados de aprendizagem em tempo real.

As tecnologias educacionais não só criam uma experiência interativa para os alunos, que já são nativos digitais, como também automatizam algumas tarefas da rotina do professor e do gestor escolar, como produção de relatórios, correção de exames e feedback para os alunos.

Utilizar as TICs no processo de ensino-aprendizagem é utilizar a linguagem que a nova geração já entende e quer continuar falando. É também uma possibilidade de aumentar o tempo de contato do estudante com os conteúdos curriculares fora dos limites da escola, por meio de videoaulas, quizzes e jogos educacionais. 

Além disso, é dever da escola conscientizar os jovens sobre o modo correto de explorar as TICs, como dita a competência 5 da BNCC:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Para isso, os estudantes devem desenvolver suas competências digitais, tais como pensamento computacional, programação, robótica, computação, conhecimento de informática, cultura digital, legislação e acessibilidade no contexto digital.

Vantagens e riscos da tecnologia na educação

Se, por um lado, a tecnologia traz várias vantagens à educação, por outro, há alguns riscos que precisam ser observados. 

De acordo com o relatório da Unesco de 2023, os principais benefícios da tecnologia para a educação são:

  • continuidade dos estudos em situações de emergência, como a pandemia do Covid-19, por meio de aulas remotas;
  • substituição do ensino presencial em regiões de difícil acesso;
  • aumento do acesso a recursos de ensino e aprendizagem, informações e conteúdos didáticos;
  • facilita a colaboração entre os pares;
  • torna a experiência de aprendizagem mais dinâmica e interativa;
  • apoia a acessibilidade, por meio das tecnologias assistivas;
  • auxilia a escola na comunicação com os pais e responsáveis;
  • permite a personalização da aprendizagem, por meio de plataformas adaptativas;
  • torna a gestão escolar mais eficiente e ágil, com o uso de softwares para gestão escolar;
  • melhora a qualidade das avaliações, além de reduzir seus custos e agilizar a correção dos testes.

Já as desvantagens da tecnologia, quando utilizada ou adquirida de forma inadequada, são:

  • possibilidade de distrair os estudantes;
  • desigualdade de acesso à Internet e a dispositivos (computadores, celulares e tablets);
  • alto custo de aquisição;
  • subutilização dos recursos educacionais digitais, por falta de capacitação dos professores ou desconexão com os objetivos pedagógicos da escola;
  • riscos de vazamento de dados, ataques cibernéticos e invasão à privacidade;
  • prejuízo à saúde física e mental por tempo prolongado de exposição às telas.

Principais desafios das escolas na inserção da tecnologia

Diante desse cenário, os gestores escolares enfrentam certos desafios para implantar a tecnologia na escola:

  • Internet de baixa qualidade;
  • pouco espaço físico para laboratórios, salas maker e mediatecas;
  • resistência de alguns professores;
  • falta de capacitação do corpo docente para utilizar tecnologias educacionais;
  • rigidez e morosidade dos processos licitatórios;
  • incerteza quanto ao real impacto das tecnologias educacionais na rotina escolar;
  • seleção dos recursos educacionais digitais mais recomendados para a instituição, levando em conta o perfil da comunidade escolar e o planejamento pedagógico.

Para auxiliar as escolas na superação dessas dificuldades, o Educacional desenvolveu uma série de soluções inovadoras:

  • Suíte Educacional: plataforma educacional completa que reúne mais de 30 soluções pedagógicas, de gestão escolar e de integração tecnológica. Seu objetivo é atender as diversas necessidades da sua escola em um único ambiente virtual, com acesso rápido e facilitado para toda a comunidade escolar. 
  • Aprimora: plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, está exclusivamente na Suíte Educacional.
  • Pense +: plataforma de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento matemático, STEAM e resolução de problemas. Também é exclusivo da Suíte Educacional atualmente.
  • Mesa Educacional: mesa de apoio à alfabetização e inclusão escolar, formada por vários blocos de letras, desenhos, sinais em Braille e animações em Libras, conectados à uma tela de computador.
  • Inventura: projeto maker com atividades de programação, robótica educacional e criação artísticas para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Tivy: roteiro de atividades, equipamentos e materiais didáticos para ensino de robótica, programação e STEAM. Destinado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Gomaker: locação de kits LEGO® Education, formação para professores  e orientação pedagógica para fortalecimento da aprendizagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), envolvendo programação, robótica, cultura maker e trabalho em grupo. 

Quer extrair o máximo da tecnologia em prol da educação? Entre em contato com um dos nossos consultores e obtenha mais informações sobre as soluções do Educacional.

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