Projeto prepara estudantes para atuar com os desafios da Indústria 4.0
O Projeto Letramento Digital disponibiliza à 2000 mil alunos do município de Londrina (PR) a solução educacional Inventura. O objetivo é elevar os índices de aprendizagem, além de desenvolver novas habilidades e competências nos estudantes, com foco na educação 4.0, por meio de uma ferramenta que auxilia na construção do conhecimento computacional.
Inicialmente, a iniciativa promove a capacitação de 120 pessoas, entre estudantes do ensino médio, técnico e superior, professores e demais profissionais, em hard skills e soft skills, para que se tornem aptas a encarar os desafios que a Indústria 4.0 demanda e sejam agentes multiplicadores do conhecimento junto aos alunos das instituições municipais de Londrina (PR).
Com a solução Inventura, os estudantes e docentes desenvolvem e aperfeiçoam habilidades relacionadas às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), além de soft skills alinhadas aos desafios do mercado de trabalho atual e futuro.
O projeto é uma parceria do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia, da Facti, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Ministério da Educação.
Para José Goutier Rodrigues, diretor de Relações Governamentais, Pesquisa e Desenvolvimento da Positivo Tecnologia, o projeto tem tudo para fazer a diferença no ensino. “Trata-se de um grande projeto com esforços múltiplos tanto do Congresso Nacional, MCTI e Ministério da Educação, além da Facti. Ao apoiarmos o Letramento Digital, temos a oportunidade de disseminar conhecimento sobre novas tecnologias em escolas públicas, a partir de nossas inovadoras soluções educacionais”, diz.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 07 de julho, em Londrina, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.
Veja como foi o lançamento do Letramento Digital:
A solução Inventura
O Inventura disponibiliza aos alunos e professores, por meio de atividades que aproximam da Cultura Maker, livros com 24 atividades cada, BBC micro:bit que é uma pequena placa programável, ambiente de programação.
Com uma metodologia inspiradora, a solução proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação, pensamento crítico e analítico, bem como a comunicação e empreendedorismo.
Além disso, a solução está alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial aos itens 4 e 5, com apoio ao processo de ensino e aprendizagem, incentivando os alunos a resolverem problemas e criarem soluções, de maneira crítica, significativa e reflexiva.
Conheça mais sobre o Inventura, solução completa para aluno aprender fazendo