A alfabetização é o foco pedagógico do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, a escola desenvolve uma série de atividades para alfabetização das crianças.
Muitos exercícios são repetitivos e pouco criativos – tarefas para imprimir que pedem para o aluno ligar duas figuras ou completar uma palavra. Com certeza, essas atividades têm algum valor. Porém, existem outras opções mais interativas, que o Educacional vai apresentar hoje.
Continue a leitura para conferir as atividades. Aproveite também para baixar nosso e-book: A essência da alfabetização em qualquer tempo. O material é gratuito!
10 atividades interativas para alfabetização em sala de aula
Os exercícios a seguir trabalham o reconhecimento das letras, a codificação de fonemas, a decifração de sinais gráficos e outras habilidades relacionadas à leitura e à escrita.
Todas as atividades são dinâmicas e lúdicas, o que favorece a aprendizagem significativa. Muitas delas também exigem a interação com os colegas, dando aos alunos a oportunidade de desenvolverem competências socioemocionais.
1. Formação de palavras na Mesa Educacional

Na Mesa Educacional, os estudantes são desafiados a formarem palavras, inserindo os blocos de letras na ordem correta. Esse exercício envolve tanto o reconhecimento dos códigos quanto a coordenação motora.
A Mesa Educacional é uma tecnologia desenvolvida pelo Educacional, Ecossistema de Inovação e Tecnologia. Ela é composta por:
- um monitor;
- um software com livros e atividades de alfabetização;
- blocos coloridos com letras, números, símbolos e imagens;
- e um módulo que faz a “leitura” dos blocos.
A Mesa também é dotada de datilologia, sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. Por isso, além de apoiar a alfabetização, a solução serve para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional para obter mais informações sobre a Mesa Educacional.
2. Alfabetização com música
A música ativa diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo. Por isso, ela é uma ferramenta poderosa de memorização, especialmente quando as informações são combinadas com ritmo e rima.
Que tal usar essa estratégia para ensinar o alfabeto? Peça para o professor da turma selecionar uma música já existente ou criar uma composição original com esse objetivo.
Além de cantarem, as crianças podem tocar instrumentos, bater palmas, dançar ou interpretar Libras. Essa atividade tem tudo para ser divertida!
3. Dominó do Alfabeto
O clássico jogo de dominó tem uma versão educativa que auxilia na alfabetização. As peças são compostas por letras, de um lado, e desenhos, de outro.
Para jogar, o estudante deve relacionar as letras do alfabeto com as imagens que têm o nome começando com aquela letra. Por exemplo: a figura de uma bola com a letra B.
Nessa atividade, o professor pode dividir a turma em vários grupos de quatro estudantes. A ideia aqui é que os alunos tenham uma postura mais autônoma e ativa em sala de aula, enquanto o professor atua como mediador e supervisor.
4. Pescaria de letras
Outra atividade lúdica é a pescaria de letras! Nela, os alunos trabalham o reconhecimento das letras do alfabeto, além da coordenação motora, atenção e perseverança.
Para realizar essa dinâmica, o professor vai precisar de:
- uma bacia ou outro recipiente com água;
- varas de pesca de tamanho pequeno;
- EVA colorido para confeccionar os peixes e as letras;
- tesoura;
- e cola para EVA.
Cada letra será colada em um peixe diferente. O objetivo é pescar a letra que o professor pedir.
Outra forma de conduzir a atividade é mostrando figuras e pedindo aos alunos para pescar as letras que formam aquela palavra.
5. Qual é o seu nome?
Escrever o próprio nome é um grande passo no processo de alfabetização do estudante. Que tal ir além e convidar o aluno a escrever o nome de seus colegas?
Nesta atividade, o professor pode formar duplas para que os alunos colaborem entre si e aprendam a grafia dos nomes. Depois, o docente pode perguntar para os estudantes que semelhanças e diferenças eles perceberam entre o próprio nome e o nome do colega.
6. Leitura em roda
A leitura em roda também é uma ótima atividade para alfabetização. Ela tem o poder de criar um ambiente descontraído e acolhedor para a imersão em uma história, o que desperta o interesse dos alunos pela leitura.
Nesta atividade, é recomendado usar o pátio ou outro espaço escolar ao ar livre. Peça para o professor sentar com a turma no chão, formando uma roda, e ler um livro bem interessante.
Passe o livro de mãos em mãos, dando a oportunidade de todos lerem um pequeno trecho do texto. Assim, eles vão desenvolver a pronúncia, a entonação e a fluência leitora.
7. Receita culinária
Solicite ao professor a preparação de uma receita culinária em sala de aula, com a ajuda de todos os alunos. Além de muito saborosa, essa atividade vai mostrar a importância social de ler e escrever.
Como tarefa de casa, o docente pode pedir aos estudantes que anotem uma receita de família ou escrevam a receita da sua comida favorita.
8. Palavras com massinha de modelar
Outra sugestão é formar palavras com massinha de modelar. Esse material é bastante popular entre a criançada, mas traz outras vantagens além da diversão:
- desenvolvimento sensorial (exploração de diferentes texturas, cores e temperaturas da massinha);
- desenvolvimento motor fino (fortalecimento dos músculos das mãos e dos dedos, precisão e controle);
- e desenvolvimento cognitivo (criatividade, concentração e reconhecimento das diferenças de tamanho, forma e orientação).
As crianças podem formar várias palavras com a massinha, incluindo o próprio nome ou palavras ditadas pelo professor.
9. Caça às letras
Outra atividade ao ar livre! Peça para o professor dividir a turma em grupos e entregar cartões de palavras para as equipes. Os alunos devem procurar as letras que compõem as palavras, as quais foram escondidas previamente no espaço.
10. Leitura interativa na Mesa Educacional
Na Mesa Educacional, os estudantes podem ler e interagir com as histórias por meio de blocos e recursos de realidade aumentada. Dessa forma, eles aprimoram sua fluência leitora e sua compreensão textual, enquanto se divertem e desenvolvem o gosto pela leitura.
A Mesa Educacional comporta até seis estudantes ao mesmo tempo. Ela conta com jogos e ilustrações para as narrativas, além de permitir que os alunos criem suas próprias histórias.
Quer diversificar as atividades de alfabetização da sua escola? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para obter mais informações sobre a Mesa Educacional.
Você precisa fazer login para comentar.