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Aula interativa: 7 ideias para fazer na escola

Veja várias formas de fazer uma aula interativa na sua escola: construção de blocos, resolução de problemas, brincadeiras, leitura em grupo e muito mais.

Tempo de leitura:6 minutos

Foto de professora e estudantes em aula interativa

Uma aula interativa é aquela que promove interação entre colegas e/ou interatividade com objetos, máquinas e tecnologias digitais. Ela é marcada pela socialização, exploração e experimentação. 

Diferentemente das aulas expositivas, elas demandam uma postura ativa do estudante. Por isso, são mais dinâmicas e envolventes, abrindo espaço para a aprendizagem significativa.

Neste artigo, trouxemos algumas ideias de aula interativa para o seu corpo docente. Veja como elas podem engajar os alunos e quais são os recursos necessários para cada uma.

Antes de prosseguir, aproveite também para baixar nosso e-book para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!

Como fazer uma aula interativa? 

Existem várias formas de fazer uma aula interativa. Confira abaixo algumas ideias:

Construção de modelos

Foto de estudante construindo blocos de LEGO® Education

Você conhece os blocos da LEGO® Education? São blocos de montagem que dão vida a diversas construções, de parques a helicópteros.

Enquanto os estudantes constroem modelos, eles exercitam a coordenação motora, o raciocínio lógico e criatividade.

Além de desenvolver essas habilidades, a montagem pode fortalecer a assimilação do conteúdo curricular, em atividades relacionadas ao tema da aula. Por exemplo, uma aula sobre mobilidade urbana pode incluir a construção de um táxi!

Na verdade, cada kit da LEGO® Education já vem com um plano de aulas pronto, totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, o recurso pode ser facilmente inserido em sala de aula com intencionalidade pedagógica.

Quer levar kits de LEGO® Education para a sua escola? Entre em contato com um dos consultores do Educacional, que é distribuidor oficial da marca no Brasil.

Resolução de problemas

A melhor forma de mostrar para o estudante a importância de um conhecimento é relacionando-o à vida real. Mais especificamente, aplicando-o na resolução de problemas sociais, econômicos, científicos ou ambientais. 

Para adotar a aprendizagem baseada em problemas, escolha uma situação-problema relevante para o contexto dos alunos. Pense em problemas cuja resolução esteja ao alcance da turma, levando em conta suas habilidades e conhecimentos atuais.

A principal vantagem dessa metodologia é a possibilidade de aplicar o conhecimento na prática. Você pode implementá-la na sua escola por meio do Inventura: solução educacional de resolução de problemas e ensino de programação.

Brincadeiras

As brincadeiras tornam a aula mais divertida e descontraída. Elas são especialmente importantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O professor pode coordenar brincadeiras com ou sem objetivos pedagógicos. O primeiro grupo corresponde às atividades lúdicas. Alguns exemplos de atividades lúdicas são:

  • jogo de memória do alfabeto;
  • dominó matemático;
  • contação de história com fantoche;
  • e pintura de formas geométricas com tinta.

É bom lembrar que o próprio ato de brincar desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. Ou seja, até mesmo as brincadeiras tradicionais como “pega-pega”, “passa anel” e “esconde-esconde” são vantajosas para a criança. 

Por isso, elas podem ocupar uma parte da programação diária dos alunos, sem nenhum problema. 

Games educacionais

Uma subdivisão das brincadeiras são os games educacionais. Os jogos digitais fazem parte da vida de muitas crianças. Parte do seu sucesso se deve à imersão que eles proporcionam ao jogador, desapegando-o da realidade. 

Em games educacionais, o jogador se engaja da mesma forma, mas ainda adquire novos conhecimentos. Ele se diverte e aprende, ao mesmo tempo, conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Biologia ou outros componentes.

Para utilizar games pedagógicos, os alunos precisam ter acesso a plataformas e dispositivos digitais (computador, notebook, celular ou tablet). O Hub Educacional contém várias opções de jogos para a sua escola, de todas as áreas do conhecimento.

Roda de conversa

As rodas de conversa permitem que os alunos expressem suas opiniões, ideias e sentimentos. Essa troca favorece a construção de laços na turma, tornando-a mais colaborativa.

Ela também fortalece competências socioemocionais, como comunicação, empatia e tolerância ao diferente. 

A roda de conversa é ótima oportunidade para deixar a aula interativa, principalmente em temas que estimulam o debate e a reflexão, como:

  • impactos ambientais da industrialização;
  • discriminação racial;
  • intolerância religiosa;
  • cidadania e atuação política;
  • autocuidado e autoestima;
  • valores morais e éticos;
  • projeto de vida.

Leitura em grupo

Na leitura em grupo, os estudantes exercitam a leitura oral, a escuta, a imaginação e a interpretação de texto. Ela também incentiva a colaboração entre os colegas, que podem se ajudar durante o processo.

O professor pode realizar essa dinâmica dentro ou fora da sala de aula, dividindo a turma em pequenos grupos ou formando com todos um grande círculo.

É preciso combinar com os alunos como eles vão se revezar na leitura. Por exemplo, um parágrafo por estudante. Também é necessário escolher um livro ou um texto adequado à faixa etária da turma, que desperte o interesse pela leitura. 

Criação de robôs

As aulas de robótica são super interativas, tanto a nível de interação com objetivos quanto a nível de socialização. Para construir e programar robôs, os estudantes precisam trabalhar em equipe e manusear diversas tecnologias:

  • placas;
  • molas;
  • rodas;
  • conectores;
  • amortecedores;
  • motores;
  • sensores;
  • botões;
  • baterias;
  • controladores,
  • manipuladores;
  • fiação;
  • e o software de programação.

Esse tipo de aula “mão na massa” torna o aprendizado mais significativo e prazeroso. E ainda favorece o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da criatividade e da inovação.

A inserção da robótica no cotidiano escolar exige tempo e muito trabalho. É preciso escolher e adquirir os kits de robótica, capacitar os professores e elaborar planos de aula.

Porém, há um caminho mais fácil e rápido para as escolas: a solução Robotis do Educacional, Ecossistema de Tecnologia de Inovação. O programa inclui:

  • kits de robótica (conjuntos da LEGO® Education);
  • conteúdo estruturado para cada etapa escolar;
  • formação para professores;
  • e planos de aula prontos.

Com a Robotis, sua escola pode iniciar um projeto de robótica completo, sem dor de cabeça, e com acompanhamento do Educacional. Para obter mais informações sobre o Robotis, entre em contato conosco.

Conte com o Educacional

O Educacional é uma área de negócios da Positivo Tecnologia que produz, organiza e distribui tecnologias educacionais. Nos últimos 30 anos, ajudamos mais de 14 mil escolas a utilizarem tecnologia para melhorar a aprendizagem.

Nosso portfólio inclui:

  • plataformas de aprendizagem;
  • programas de robótica e programação;
  • projeto maker;
  • e mesa para alfabetização.

Conte com o Educacional para impulsionar sua escola! Inove com aulas interativas, alinhadas às necessidades do século XXI. Para encantar seus alunos e engajar os seus professores, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

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