A leitura e a interpretação de texto são algumas das maiores dificuldades dos estudantes do Brasil. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em Inglês) aplicado em 2018, 43,2% dos alunos de 15 a 16 anos ficaram abaixo do nível básico adequado.
Praticamente metade dos estudantes não conseguia identificar a ideia principal de um texto de tamanho moderado, nem refletir sobre o objetivo e a forma do texto quando recebia instruções explícitas. Uma estatística preocupante para os educadores!
Pensando nisso, o Educacional preparou um artigo para auxiliar as escolas. Leia até o final para obter novas ideias de atividades com metodologias e recursos inovadores.
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O que é interpretação de texto?
Interpretação de texto é a competência de compreender a fundo os significados de um texto, interagindo com ele. Ela envolve várias técnicas de decifração da mensagem, como:
- paráfrase: reescrita do texto com suas próprias palavras, mantendo o mesmo sentido;
- réplica: apresentação de um ponto de vista sobre o texto original, concordando ou discordando dele;
- e dialética: contraposição de ideias contraditórias para chegar a uma síntese crítica.
É importante lembrar que o sentido de um texto vai muito além do objetivo inicial do autor e do contexto em que ele foi escrito. A cada contato do texto com o leitor, o significado da obra se expande:
“O sentido de uma obra não é o que o autor tinha em mente em algum momento, tampouco é simplesmente uma propriedade do texto ou a experiência de um leitor. O sentido é uma noção inescapável, porque não é algo simples ou simplesmente determinado. É simultaneamente uma experiência de um sujeito e uma propriedade de um texto. É tanto aquilo que compreendemos como o que, no texto, tentamos compreender”
Jonathan Culler
A palavra “interpretar” vem do latim “interpres”, que significa “tradutor”. Segundo o doutor em Linguística Aplicada Vilson Leffa, essa palavra era usada, antigamente, para se referir às pessoas que examinavam entranhas de animais para adivinhar o futuro.
Por isso, ela evoca a ideia de destrinchar o conteúdo de algo e revelar o que está oculto.
Ainda de acordo com Culler, a interpretação de texto, como atividade pedagógica, parte do pressuposto de que o aluno é incapaz de compreender o texto sozinho.
Ele precisa da ajuda do professor, do colega, do material didático e/ou da plataforma de aprendizagem para interpretar o texto corretamente.
A importância da leitura e da interpretação de texto
A leitura e a interpretação de texto são pré-requisitos para a participação social, como bem pontuou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Jornais, propagandas, leis, contratos, discursos políticos… Todos esses textos são exemplos de conteúdos que impactam a cidadania e o exercício de direitos.
A vida cotidiana é cheia de textos verbais e não verbais que requerem a adequada compreensão: listas, agendas, convites, cartas, e-mails, canções, histórias em quadrinhos, fotos, ilustrações…
Os estudantes também precisam ler e interpretar textos para adquirir habilidades de outras áreas do conhecimento. Sem essas competências, é impossível ter sucesso acadêmico!
Não é à toa, então, que a leitura é um dos principais eixos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Como trabalhar leitura e interpretação de texto no Ensino Fundamental?
A BNCC compreende a leitura em um sentido mais amplo, englobando o texto escrito, o som e as imagens. Assim, o professor pode utilizar, em sala de aula, diversos recursos didáticos e paradidáticos:
- livros físicos;
- livros digitais;
- apostilas;
- plataformas de aprendizagem;
- cartas;
- receitas;
- listas;
- jornais;
- fotos;
- pinturas;
- infográficos;
- filmes;
- videos de redes sociais;
- músicas;
- podcasts;
- blogposts;
- vlogs;
- fanfics;
- e-mails.
A seleção de textos reais tem a vantagem de mostrar a prática social da cultura escrita, contribuindo para o processo de letramento.
Por outro lado, os materiais didáticos são especialmente preparados para a condução do aluno na jornada de conhecimento. Eles possuem metodologia de ensino definida e uma sequência curricular.
Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a ludicidade exerce um papel central na aprendizagem.
Por isso, é recomendado que o professor realize atividades com espaço para imaginação, criatividade e diversão. Por exemplo: contação de histórias com fantoche, festa fantasia literária e jogos baseados em livros.
Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano
Já no Ensino Fundamental Anos Finais, é esperado que os alunos ganhem mais autonomia e aprofundem seus conhecimentos, a fim de lidarem com textos de maior complexidade.
O letramento digital e o pensamento crítico são essenciais para a formação desse leitor. Nessa fase, é indicado analisar com mais intensidade textos digitais, opinativos, jornalísticos, científicos, literários e normativos.
Atividades de leitura e interpretação de texto
A plataforma Suíte Educacional possui várias atividades de leitura e interpretação de texto que podem ser realizadas em casa ou em sala de aula. Muitas delas são gamificadas, com o propósito de deixar a aprendizagem mais divertida.
Os exercícios são baseados nos livros ou contos digitais que o estudante acabou de acompanhar. Todas as atividades são alinhadas à BNCC, explorando, inclusive, imagens e sons.
Como trabalhar leitura e interpretação de texto no Ensino Médio?
No Ensino Médio, o professor pode utilizar todos os recursos didáticos e paradidáticos que mencionamos anteriormente.
Porém, a BNCC recomenda que nesta fase haja uma ampliação do repertório de leitura, considerando a diversidade cultural do Brasil e do mundo.
Os estudantes do Ensino Médio também devem ler obras mais complexas da literatura brasileira e aprimorar suas habilidades de análise sobre os textos. Precisam refletir sobre a cultura digital e valorizar o letramento local.
Em todo esse processo, é esperado que os estudantes adotem uma postura crítica e engajadora, própria do protagonismo juvenil.
O intuito é formar não apenas leitores e apreciadores de obras, mas também escritores, produtores artísticos, pesquisadores e cidadãos atuantes na vida pública.
Para alcançar esse objetivo, é fundamental possuir uma biblioteca com acervo amplo, abrangendo obras tradicionais e contemporâneas. É necessário, ainda, investir em metodologias ativas de aprendizagem, como:
- roda de conversa;
- seminário;
- oficina;
- dramatização;
- interpretação musical;
- e gamificação.
A Suíte Educacional possui centenas de livros digitais (clássicos e atuais, de diversos gêneros e categorias), além de revistas e jornais. Também inclui atividades de leitura e interpretação de texto para o Ensino Médio, com relatórios de desempenho.
Conheça a plataforma educacional mais completa do mercado
A Suíte Educacional é a plataforma educacional mais completa do mercado, com mais de 30 tecnologias inclusas (da área pedagógica, de gestão escolar e integração tecnológica).
Ela atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Seu objetivo é impulsionar a transformação digital da educação, facilitando o acesso da comunidade escolar às melhores tecnologias educacionais.
A Suíte Educacional inclui:
- livros digitais;
- biblioteca digital com livros, jornais, revistas e dicionários;
- teste online de fluência leitora;
- atividades de interpretação de texto;
- dashboard de dados escolares;
- plataforma adaptativa de Língua Portuguesa e Matemática;
- jogos educacionais;
- avaliação diagnóstica;
- agenda escolar;
- conteúdos preparatórios para o Enem;
- conteúdos de educação socioemocional;
- aulas de robótica, STEAM e pensamento computacional.
Tudo isso em único ambiente virtual, com um só login e senha por usuário. Incrível, não é?
Com a Suíte Educacional, trabalhar leitura e interpretação de texto fica muito mais fácil. Entre em contato em um dos consultores do Educacional para levar a plataforma para a sua instituição.
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