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Dificuldade de aprendizagem: o que é e como identificar?

A dificuldade de aprendizagem é um problema causado por inúmeros fatores, resultando em um desempenho acadêmico abaixo do esperado. 

Tempo de leitura:7 minutos

Foto de estudante com dificuldade de aprendizagem

Ao contrário do que muitos pensam, ter dificuldade de aprendizagem não significa ser burro ou preguiçoso para estudar. Esse problema acadêmico é influenciado por muitos fatores que vão além da vontade do aluno. 

Independentemente do motivo, essa é uma grande fonte de preocupação para as escolas e para as famílias. Por isso, o Educacional preparou esse artigo para orientar os gestores a lidarem com a situação. 

Leia até o final para ver como solucionar as dificuldades de aprendizagem. Antes de prosseguir, aproveite para baixar nosso e-book gratuito: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola

O que é dificuldade de aprendizagem?

O termo “dificuldade de aprendizagem” é um conceito amplo, cujo significado não tem consenso entre os especialistas. 

Para alguns, ele se refere a um problema de aprendizagem causado por inúmeros fatores (pedagógicos, socioeconômicos, familiares, biológicos e emocionais).

Para outros, a dificuldade de aprendizagem é uma desordem neurológica que afeta a capacidade do indivíduo de adquirir novos conhecimentos e habilidades. Porém, consideramos que o termo mais apropriado para essa definição é “transtorno de aprendizagem”. 

Ao longo deste artigo, levaremos em conta o primeiro significado de dificuldade de aprendizagem. 

O aluno nesta condição apresenta desempenho acadêmico abaixo do esperado para a sua idade e o seu nível de escolaridade, podendo afetar, também, a sua autoestima e o seu relacionamento com os colegas.

Às vezes, as dificuldades se manifestam em áreas específicas, como leitura, escrita, matemática, atenção ou organização.

Dificuldade de aprendizagem X Transtorno de aprendizagem

Qual é a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem? 

A dificuldade de aprendizagem é mais geral e pode ter vários motivos por trás dela, muitas vezes externos ao estudante. Já o transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica do indivíduo.

Os principais transtornos ou distúrbios de aprendizagem são:

  • dislexia: funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura e à escrita;
  • discalculia: disfunção neurológica que impossibilita o estudante de acessar informações matemáticas;
  • e disgrafia: distúrbio de origem neurológica que se caracteriza pela incapacidade de escrever, desenhar e copiar palavras.

Principais causas de dificuldade de aprendizagem

A aprendizagem é um processo cerebral complexo. Por isso, qualquer tipo de dificuldade nessa área não pode ser encarada como algo simples.

Geralmente, os problemas de aprendizagem são desencadeados por uma interação de diversos fatores, como:

  • aspectos biológicos: transtornos de aprendizagem, transtornos de neurodesenvolvimento (tais como hiperatividade e déficit de atenção), doenças crônicas e problemas neurológicos que afetam a vida escolar;
  • aspectos psicológicos: depressão, ansiedade, baixa auto-estima, traumas emocionais e transtornos mentais;
  • aspectos socioeconômicos: nutrição inadequada, vulnerabilidade social, trabalho infantil, falta de acesso a educação de qualidade, ausência de um ambiente apropriado para estudar e realizar as tarefas de casa, barreiras culturais ou linguísticas;
  • aspectos familiares: conflitos em casa, violência doméstica, família disfuncional, negligência dos pais ou responsáveis; 
  • aspectos pedagógicos: metodologias de ensino defasadas, falta de acompanhamento pedagógico, professores pouco qualificados, escola mal equipada e abordagens que não atendem às necessidades individuais do estudante.

Como identificar as dificuldades de aprendizagem na escola?

Para identificar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, a escola precisa realizar avaliações diagnósticas completas, com regularidade. 

É preciso examinar a proficiência dos alunos em todas as áreas do conhecimento, testando várias habilidades com diferentes tipos de questões e raciocínios. 

Se o resultado de sucessivas avaliações ficar abaixo do esperado, é possível que o estudante tenha alguma dificuldade de aprendizagem.

A observação em sala de aula também fornece informações complementares sobre o desenvolvimento do aluno, como dificuldade de coordenação motora e tempo maior que os colegas para copiar os textos do quadro.

Diante desses sinais, a escola pode encaminhar os alunos com problemas de aprendizagem para um psicopedagogo, a fim de passarem por uma avaliação profissional.

O psicopedagogo faz diagnósticos clínicos, identificando as causas das dificuldades de aprendizagem.

“Costumo dizer que não adianta tratar a febre, que é o sintoma, sem identificar e combater a infecção, a causadora do sintoma. É assim com problema de aprendizagem escolar. É preciso identificar a causa, combatê-la e tratar o sintoma.”

Nadia A. Bossa, psicopedagoga

Como a escola pode ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem?

Foto de aluna com dificuldade de aprendizagem, acompanhada de sua mãe, em reunião com coordenador pedagógico na escola

O principal problema das dificuldades de aprendizagem é que elas tendem a se acumular com o passar do tempo, aumentando os riscos de abandono e evasão escolar. 

Por isso, é essencial que a escola tome medidas rápidas para ajudar os estudantes. Confira abaixo cinco ações recomendadas pelo Educacional:

1. Parceria entre escola e família

A escola deve nutrir uma relação próxima com as famílias, marcada por uma comunicação eficiente e transparente. 

É fundamental compartilhar com os pais e responsáveis todos os resultados das avaliações, orientações, avanços e intervenções pedagógicas. As ferramentas de comunicação escolar do Hub Educacional são muito úteis para agilizar esse feedback.

Também é preciso se reunir com as famílias, periodicamente, para explicar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e angariar a colaboração dos pais.

A instituição deve auxiliar os pais e responsáveis a ajudar os alunos em casa. Por exemplo: 

  • criando materiais informativos;
  • realizando workshops;
  • dando dicas de organização do ambiente de estudo;
  • e indicando psicopedagogos clínicos.

2. Reforço escolar

O reforço escolar é uma das estratégias mais recomendadas para alunos com dificuldade de aprendizagem. Para surtir efeito, porém, é necessário adotar uma abordagem personalizada para cada aluno.

As atividades online e as plataformas adaptativas de aprendizagem são de grande ajuda neste aspecto. Experimente também metodologias ativas de aprendizagem, como oficinas de arte, gamificação e sala de aula invertida.

3. Acompanhamento pedagógico

Para monitorar o progresso do estudante ao longo do tempo – e monitorar a eficácia das estratégias de ensino –, a escola deve acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldade.

Mais uma vez, as ferramentas digitais são grandes aliadas da escola, pois facilitam a análise de indicadores de aprendizagem. 

Por meio dos dashboards de dados do Hub Educacional, é possível conferir a proficiência de cada aluno, turma ou escola. 

4. Atendimento com psicólogo escolar

Como mencionado anteriormente, algumas dificuldades de aprendizagem são desencadeadas por fatores emocionais, como depressão, ansiedade e baixa auto-estima. 

O psicólogo da escola pode ajudar a diagnosticar esse problema e dar suporte inicial para o aluno, além de orientar um tratamento com psicólogo clínico, se necessário.

5. Atividades online gamificadas

Os games educacionais são ferramentas poderosas no auxílio aos alunos com dificuldade de aprendizagem. 

Os elementos típicos dos jogos, como pontuação, recompensas e níveis crescentes de dificuldade, podem tornar o aprendizado mais divertido e estimulante, aumentando a motivação dos alunos.

Além disso, algumas plataformas se adaptam automaticamente ao ritmo e nível de proficiência dos usuários, criando jornadas personalizadas de ensino. Tenha acesso a essas plataformas gamificadas no Hub Educacional. 

Conheça a plataforma educacional mais completa do mercado

O Hub Educacional é uma plataforma educacional com mais de 30 tecnologias inclusas – da área pedagógica, de gestão escolar e de integração tecnológica – para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A ferramenta impulsiona a transformação digital da educação, facilitando o acesso da comunidade escolar aos recursos educacionais digitais. 

Em único ambiente virtual, totalmente seguro e organizado, o Hub Educacional reúne:

  • dashboards de dados escolares;
  • avaliação diagnóstica;
  • conteúdos e atividades de várias áreas do conhecimento;
  • agenda escolar que permite o envio de mensagens para pais, alunos e professores;
  • plantão de dúvidas online;
  • livros digitais;
  • plataforma adaptativa de Língua Portuguesa e Matemática;
  • jogos educacionais;
  • conteúdos preparatórios para o Enem;
  • conteúdos de educação socioemocional;
  • aulas de robótica, STEAM e pensamento computacional.

Tudo isso com um só login e senha por usuário. Muito prático, não é mesmo? Com o Hub Educacional, sua escola vai identificar e tratar as dificuldades de aprendizagem com mais eficiência e agilidade. 

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