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Investigação Matemática: o que é, qual a importância e como fazer

A investigação matemática contribui para uma visão mais ampla e realista da matemática. Ela também aumenta o engajamento dos estudantes e favorece a aprendizagem significativa.

Tempo de leitura:6 minutos

Foto de quadro de giz com ponto de interrogação e lupa, ilustrando investigação matemática

Gradualmente, os currículos escolares estão prevendo mais atividades de natureza investigativa. A investigação matemática é um exemplo disso, o que beneficia o pensamento matemático, a aprendizagem significativa e a autonomia dos estudantes. 

No livro Viva a Matemática, de Nigel Langdon e Charles Snape, os autores afirmam que a investigação matemática é como uma viagem ao desconhecido, em que os alunos têm a oportunidade de trilharem seu caminho, por mais que outros já tenham o percorrido antes. 

Dessa forma, se sentem como verdadeiros detetives, pois juntam pistas para avançar e, caso encontrem erros e dificuldades, podem recomeçar, analisando o caso de outra maneira.

Continue a leitura para entender o conceito de investigação matemática e como implantá-lo em sua escola. 

Aproveite também para baixar o e-book do Educacional para gestores escolares: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola.  

O que é investigação matemática?

A investigação matemática é o processo de construção do conhecimento matemático por meio da investigação, ou seja, pelo questionamento, pela pesquisa, observação, busca de evidências, elaboração de hipóteses e realização de testes. 

Diferente da resolução de problemas — em que o aluno geralmente sabe onde quer chegar e deseja obter uma resposta —, a investigação matemática enfatiza o caminho a ser percorrido, sendo que o aluno tem a responsabilidade de descobrir e justificar suas descobertas. 

Assim, os professores são encorajados a não fornecerem respostas prontas, mas provocarem os alunos a procurá-las por si mesmos. 

Esse processo não é linear, e é formado por erros e acertos. O objetivo aqui não é necessariamente obter a resposta certa, mas aprender a fazer matemática, pensando matematicamente

“Aprender Matemática não é simplesmente compreender a Matemática já feita, mas ser capaz de fazer investigação de natureza matemática (ao nível adequado a cada grau de ensino). Só assim se pode verdadeiramente perceber o que é a Matemática e a sua utilidade na compreensão do mundo e na intervenção sobre o mundo.”

Carlos Braumann

Qual é a importância dela para a educação?

A realização de atividades de investigação matemática é importante para obter uma visão mais completa da matemática, já que a inquirição é parte essencial desta ciência. 

Se os estudantes apenas receberem teorias e fórmulas prontas apresentadas pelo professor, pode-se conceber a ideia de que a matemática já está acabada, concluída; que ela é uma ciência dura, infalível e estática, cabendo a nós apenas estudá-la.

“O  conhecimento  matemático  é  falível;  o  conhecimento  matemático  é  criado através de um processo não-linear no qual a geração de hipóteses tem um papel chave;  a  produção  do  conhecimento  matemático  é  um  processo  social  que ocorre  com  a  comunidade  de  prática;  e  o  valor  verdadeiro  do  conhecimento matemático é construído através de práticas retóricas.”

Marjorie Siegel e Raffaela Borasi

Além disso, o incentivo à investigação durante as aulas de matemática traz vários benefícios para a aprendizagem:

  • aumenta o interesse e o engajamento dos estudantes;
  • torna o processo de aprendizagem mais significativo;
  • trabalha o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a criatividade, a argumentação e a resolução de problemas;
  • desenvolve competências socioemocionais como iniciativa, responsabilidade, persistência, autoconfiança e comunicação;
  • fortalece a autonomia e o protagonismo juvenil do estudante;
  • aproxima o professor e o aluno em um esforço conjunto pela resolução de problemas matemáticos.

Como incentivar a investigação matemática na prática?

Foto de aluna resolvendo problema matemático

Veja abaixo como instituir a prática da investigação matemática na escola:

  1. Planejamento da aula

No planejamento da aula de cunho investigativo, o professor deve selecionar, adaptar ou criar uma atividade que desperte a curiosidade dos alunos. A tarefa precisa levar em conta o objetivo de aprendizagem, a idade, o nível de proficiência dos alunos e o grau de familiaridade deles com a investigação.

Também é recomendado elaborar questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, como, por exemplo, operações financeiras, proporções em receitas culinárias e caminhos para sair de um labirinto.

Existem plataformas digitais com exercícios prontos para aplicação, que cumprem todos esses requisitos. É o caso da plataforma Pense Mais, desenvolvida pelo Educacional

Com ela, o docente precisa apenas planejar o modo de utilização em sala de aula (pelo celular, tablet ou computador, individual ou coletivamente) e depois conduzir a discussão no final do exercício.

  1. Ferramentas e materiais diversificados

Para atrair a atenção dos alunos, é apropriado usar ferramentas e materiais diversificados em sala de aula, que fujam da comum folha de exercícios.

Experimente introduzir blocos de anotações, mapas, cartolinas, softwares de desenho, mecanismos de busca online, óculos de realidade virtual, games e outros recursos educacionais digitais.

  1. Condução dos exercícios

Na condução de exercícios investigativos, é necessário que o professor motive os alunos e promova interação, levando os colegas a refletirem e a trabalharem juntos. 

O papel do professor é estar presente e saber fazer perguntas – não dar as respostas. Caso o estudante encontre dificuldades, é importante que o professor saiba fazer as perguntas certas, no momento adequado, para que o aluno trilhe a sua jornada de conhecimento como protagonista da aprendizagem. 

É normal que alguns alunos mostrem resistência nas primeiras tentativas. Além de não estarem acostumados, eles podem desconhecer a natureza da investigação. Por isso, pode ser preciso fazer várias tentativas até que os alunos se engajem na investigação matemática. 

  1. Diálogo e reflexão

Uma parte indispensável da investigação matemática é o diálogo. O professor deve atuar como um mediador do debate sobre as hipóteses levantadas e sobre as soluções encontradas.

Mais do que validar as respostas certas, é preciso questionar o caminho que levou o estudante àquela resposta, para demonstrar o pensamento matemático por trás da solução.

No final da resolução dos exercícios, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem suas ideias, afirmações e justificativas com a turma. 

Ative a investigação matemática com o Pense Mais

Quer um roteiro pronto de atividades de investigação matemática? Leve a plataforma Pense Mais para a sua escola! 

O Pense Mais contém vários desafios matemáticos relacionados ao cotidiano! A plataforma utiliza elementos gamificados para tornar a aprendizagem de Matemática mais divertida e também possui um dashboard de resultados para que os gestores e professores acompanhem o progresso dos alunos.

Todas as atividades são interdisciplinares, conforme o método STEAM. Para adotar a ferramenta em sua escola, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

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