STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta metodologia interdisciplinar tem a função não só de intensificar as cinco áreas, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.
Neste artigo, explicamos o que é a metodologia STEAM, qual é a sua importância para os alunos e como a escola pode colocá-la em prática. Vamos lá? Boa leitura!
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O que é a metodologia STEAM?
A metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) é uma abordagem educacional que integra conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O principal objetivo do método é melhorar a habilidade dos estudantes em resolver problemas, já que a interdisciplinaridade facilita a aplicação de conhecimentos diversos em problemas complexos da vida real.
Segundo a pesquisadora e fundadora do STEAM Education, Georgette Yakman, essas cinco áreas de conhecimento já são, por natureza, correlacionadas:
“Vivemos agora em um mundo onde você não pode entender a Ciência sem Tecnologia, a qual concentra a maior parte de sua pesquisa e desenvolvimento em Engenharia, que você não pode criar sem uma compreensão das Artes e da Matemática.”
Nesse sentido, o método STEAM serve mais para evitar a segregação das áreas de conhecimento do que para integrá-las. Falaremos mais adiante sobre como fazer isso na prática.
Diferença entre método STEAM e STEM
O método STEM foi o precursor do método STEAM. Anteriormente, a sigla não possuía o A de Artes, se restringindo às “ciências duras”. Porém, o objetivo era o mesmo: capacitar os estudantes a resolverem problemas, aplicando conceitos de Ciência e Matemática e processos de Engenharia e Tecnologia.
A adição das Artes veio para impulsionar a aprendizagem dessas áreas, além de aprofundar a criatividade e o engajamento dos alunos.
O acréscimo foi oficializado em 2007, nos Estados Unidos, durante o National Arts Policy Roundtable. O evento tinha a intenção de criar estratégias para integrar as artes na resolução de problemas e desafios sociais do país.
Benefícios do STEAM para os estudantes
Além de desenvolver a habilidade de resolução de problemas, o método STEAM traz vários benefícios aos alunos e à escola:
- melhora a criatividade, a imaginação e a capacidade de inovar;
- desenvolve o pensamento crítico, matemático, analítico e investigativo;
- fortalece a colaboração e a comunicação entre os colegas;
- aprimora a capacidade de expressar ideias, emoções, pensamentos e opiniões;
- estabelece uma ancoragem no cotidiano, colaborando para uma aprendizagem significativa;
- aumenta o engajamento em sala de aula;
- desperta o interesse pelas Ciências Exatas e Biológicas;
- melhora a proficiência em Matemática;
- apoia o ensino de programação, robótica, computação e informática.
Para atingir esses resultados, a incorporação das Artes é fundamental. Afinal, as diferentes expressões artísticas (dança, música, teatro, pintura, arquitetura, cinema, escultura, fotografia, entre outras) estão intrinsecamente ligadas a questões sociais, culturais, econômicas, filosóficas e tecnológicas.
Essa integração também é importante para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que são o foco da educação 5.0.
Como aplicar o método STEAM na escola?
Para que a sua escola faça prática do método STEAM, é recomendado incluir projetos interdisciplinares na rotina escolar. Por meio dos projetos, os alunos terão a oportunidade de “colocar a mão na massa” e aplicar os conhecimentos de diversas áreas na resolução dos problemas propostos.
Já nas aulas expositivas, o professor deve se esforçar para relacionar o conteúdo com as situações vivenciadas pelos alunos e com os saberes de outros componentes curriculares. O planejamento colaborativo das aulas, em parceria com outros professores, também é uma ótima ideia.
Porém, é preciso ter cuidado para não deixar de fora as competências artísticas. Além disso, se deve priorizar as metodologias ativas de aprendizagem, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e oficinas.
Acelere a implementação do método STEAM com o Gomaker
O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, desenvolveu um projeto pedagógico completo de metodologia STEAM para aplicação imediata em sua escola.
Trata-se do programa Gomaker: um roteiro de atividades interdisciplinares, utilizando kits de LEGO® Education, com orientação pedagógica e plano de aula pronto.
Todas as atividades são contextualizadas em narrativas e personagens lúdicos, o que favorece a imaginação dos estudantes. O programa exercita a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração, além de programação e robótica.
O Gomaker inclui:
- locação modular de LEGO® Education;
- material de apoio para os estudantes;
- orientação pedagógica para os professores;
- formação de professores;
- plano de aula alinhado à BNCC.
O projeto atende a todas as séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas.
Quer implementar a metodologia STEAM na sua instituição? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para obter mais informações.
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