PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Saiba o que é avaliação formativa, importância e como funciona

Você sabe o que é avaliação formativa? Neste conteúdo, vamos apresentar as características e suas vantagens.

Tempo de leitura:6 minutos

As avaliações na escola são usadas como um modo de mensurar o quanto o estudante aprendeu durante determinado período. A forma mais usual é a prova no modelo de perguntas e respostas para analisar o desempenho dos alunos em sua totalidade.

Embora a metodologia tenha sua validade, o recomendado é que seja combinada a outras, como a avaliação formativa. Você já ouviu falar sobre ela? Neste post, vamos explicar o que é avaliação formativa, qual é a sua importância e quais são suas principais características. Confira!

O que é avaliação formativa?

A avaliação formativa é uma metodologia contínua que auxilia os professores a monitorar o progresso do estudante e identificar quaisquer desafios que ele esteja enfrentando à medida que aprende. Isso inclui vários testes rápidos, que dão um feedback pontual sobre o desempenho dos alunos.

O principal objetivo da avaliação formativa é entender o quanto o discente aprendeu ao evoluir de uma etapa de aprendizagem para outra. Além disso, o desempenho não é medido em relação a uma referência ou rubrica.

Os educadores podem aproveitar esse tipo de avaliação para fornecer um retorno construtivo aos estudantes. E vale a pena reforçar que esse instrumento também é um meio de detectar os pontos fortes e as falhas no sistema de ensino, de forma a aprimorar as metodologias aplicadas.

Alguns exemplos de avaliação formativa são:

  • ensaios de música;
  • questões para debate;
  • parágrafos de reflexão;
  • trabalhos de casa;
  • atividades manuais;
  • educação maker, desenvolvendo a autonomia em sala de aula.

Qual é a importância da avaliação formativa?

A avaliação formativa tem o objetivo de avaliar os alunos de maneira particular, levando em conta as suas principais necessidades e os desafios no processo de ensino-aprendizagem. Ela propõe que os estudantes sejam coautores no desenvolvimento de sua aprendizagem.

A avaliação formativa também é uma ferramenta de autoavaliação, já que os discentes têm a oportunidade de perceber seus acertos e erros, o que permite transformar suas práticas. Além disso, esse tipo de avaliação ajuda os alunos a darem o devido reconhecimento aos desafios que conseguiram vencer.

As duas principais avaliações diagnósticas são a formativa e a somativa. Vale mencionar que a avaliação somativa é a mais aplicada atualmente. Ela avalia questões pontuais, relacionadas a uma determinada disciplina e a um período específico. Por exemplo, é possível fazer avaliações bimestrais para cada matéria, de forma a entender se os alunos absorveram o conteúdo previsto.

Como funciona a avaliação formativa?

Diferentemente da avaliação somativa, o método formativo não tem uma periodicidade fixa, como uma sessão de simulado ou uma semana de provas. Isso acontece porque a formação dos alunos é dinâmica e deve ser avaliada com frequência. Da mesma forma que os tipos de conhecimentos ensinados mudam, as questões sutis avaliadas se alteram ao longo do tempo.

Além disso, a avaliação diagnóstica formativa tem um caráter contínuo. De modo geral, ela não faz parte de um ciclo de aprendizado, como um ano letivo, semestre ou bimestre. Essa metodologia tem relação com toda a jornada do estudante, formando um histórico de avaliações e informações capaz de acompanhar o aluno no seu processo de aprendizado.

Por não ser uma ferramenta apenas quantitativa, a avaliação formativa pode aprofundar discussões relevantes à melhoria da educação. Esse acúmulo de dados deve ser tratado para desenhar uma linha de progresso para cada turma e estudante.

Quais são as principais características e vantagens da avaliação formativa?

Para que você possa entender melhor o assunto, confira algumas das principais características da avaliação formativa:

  • é uma avaliação não taxativa em relação aos erros, afinal, entende-se que as falhas fazem parte do processo de aprendizagem;
  • é uma via de mão dupla, sendo que o estudante pode avaliar os professores;
  • possibilita uma avaliação inclusiva, levando em conta os estudantes especiais;
  • tem caráter diagnóstico;
  • apresenta um modelo de feedback contínuo;
  • analisa os processos, e não apenas pontos estáticos.

Agora, você vai conhecer as principais vantagens da avaliação formativa. Veja a seguir!

Incentiva o protagonismo dos estudantes

Com a avaliação formativa, a aprendizagem se torna mais efetiva, já que é vista como uma via de mão dupla: todos têm o que aprender e o que a ensinar.

Ou seja, a ideia é que o professor não é o único detentor do conhecimento. Ele tem a função de mediador, ajudando os estudantes a construírem seu próprio aprendizado. Essa dinâmica de ensino favorece protagonismo dos alunos.

Desenvolve as habilidades socioemocionais

As escolas que aplicam a avaliação formativa permitem que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais enquanto aprendem os conteúdos em sala de aula.

Ao desenvolver atividades que incentivem o jovem a buscar a solução para os problemas e a interagir com o corpo docente, a escola consegue estimular:

  • curiosidade científica;
  • aprendizagem autônoma;
  • responsabilidade;
  • liberdade de expressão;
  • pensamento crítico.

Melhora a relação entre aluno e professor

Uma das situações que demonstram que a avaliação formativa está funcionando é quando as partes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem estão engajadas. Nesse caso, o aluno se sente mais à vontade para ensinar e aprender, ao passo que o professor evita utilizar metodologias de ensino já saturadas.

Na avaliação formativa, os estudantes são vistos como agentes de ação, e não como aprendizes passivos. Essa lógica previne a falta de concentração e a desmotivação em sala de aula.

Como integrar uma avaliação formativa na aprendizagem?

A avaliação formativa necessita de um diversificado e amplo método avaliativo para medir de maneira individual a performance dos alunos enquanto aprendem. A educação 4.0, a educação 5.0 e as metodologias ativas fazem parte desse universo.

Dessa forma, é necessário incluir vários instrumentos avaliativos, para que o processo seja democrático, atendendo às particularidades de cada aluno. Algumas opções para realizar a avaliação formativa são:

  • debates em sala de aula;
  • autoavaliação;
  • seminários;
  • trabalhos em grupo.

Agora que você tem mais elementos sobre o que é avaliação formativa e conhece suas vantagens, tenha em mente que esse modelo incentiva o aprendizado personalizado. Isso porque o docente pode utilizar os feedbacks para gerar uma experiência única a cada estudante. Por isso, não deixe de inserir esse modelo em suas aulas.

Gostou de saber mais sobre a avaliação diagnóstica formativa e somativa? Aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre educação lendo outros conteúdos em blog!

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: