A avaliação escolar é fundamental para averiguar os resultados do processo de ensino-aprendizagem. Sem ela, é impossível dizer se os alunos aprenderam o conteúdo e desenvolveram as habilidades esperadas ou se os professores usaram as melhores metodologias e estratégias pedagógicas.
Assim como há diversas abordagens educacionais, há diferentes tipos de avaliação escolar. Cada um deles tem suas vantagens e limitações e, por isso, não é necessário eleger um único tipo de avaliação. Eles podem ser aplicados de forma complementar e em momentos distintos, dependendo dos objetivos de cada ação.
Neste artigo, vamos abordar as principais características de sete tipos de avaliação, para que você tire o melhor proveito deles no planejamento pedagógico da sua escola.
Aproveite também para baixar nosso guia para gestores sobre tecnologia na educação: “Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola”. O material é gratuito!
7 tipos de avaliação escolar
Basicamente, existem 7 tipos de avaliação de aprendizagem. Confira abaixo os objetivos de cada um, como funcionam e quando aplicar cada método.
1. Avaliação somativa
Segundo Pedro Morales, autor do livro Avaliação Escolar, a avaliação somativa é a avaliação mais convencional, realizada em exames finais, com o objetivo de verificar o aprendizado de cada estudante e conceder-lhe uma nota.
O problema desse tipo de avaliação, de acordo com Cipriano Luckesi, é que ele se caracteriza pela classificação e seletividade dos estudantes, sendo utilizado basicamente para aprovação ou reprovação.
“O educando não vem para a escola para ser submetido a um processo seletivo, mas sim para aprender, para tanto, necessita do investimento da escola e de seus educadores, tendo em vista efetivamente aprender. Por si, não interessa ao sistema escolar que o educando seja reprovado, interessa que ele aprende e, por ter aprendido, seja aprovado”
Cipriano Luckesi
2. Avaliação formativa
Já a avaliação formativa é a avaliação que tem o objetivo de informar o aluno sobre seu desempenho e dar condições para o professor avaliar seu próprio trabalho como educador.
Diferentemente da avaliação somativa, a avaliação formativa é aplicada durante o bimestre letivo, e não ao final dele. Também é desvinculada da atribuição de notas, porque sua intenção é melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
“Com a avaliação formativa, o que pretendemos é avaliar o processo no meio do caminho, para melhorá-lo, conseguir um rendimento maior dos alunos e evitar na medida do possível a maior quantidade possível de fracassos (ou todos).”
Pedro Morales
3. Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica é um pouco parecida com a avaliação formativa. As duas têm o propósito de diagnosticar o nível de aprendizagem para corrigir erros e melhorar as estratégias de ensino.
No entanto, a avaliação diagnóstica costuma ser aplicada no início do ano, bimestre ou semestre letivo para preencher lacunas de aprendizagem logo no início.
Programas de nivelamento e recomposição de aprendizagem também contam com esta avaliação como parte do processo.
4. Avaliação socioemocional
Na perspectiva de educação integral, todas as dimensões da vida do estudante precisam ser desenvolvidas, inclusive a socioemocional. Para apoiar essa frente de trabalho da escola, a avaliação socioemocional busca mapear as habilidades socioemocionais dos alunos.
Existem vários modelos de avaliação socioemocional, na forma de questionários físicos ou online, mas a maioria reúne perguntas ou afirmações quanto à percepção do estudante sobre sua própria personalidade, seu comportamento, suas emoções, problemas de conduta e relacionamento.
Outros testes são respondidos por professores, pais e responsáveis dos estudantes, a fim de complementar o diagnóstico socioemocional da criança.
5. Avaliação comparativa
A avaliação comparativa é semelhante às avaliações diagnóstica e formativa, se distinguindo apenas pela comparação entre nível de aprendizagem detectado no exame e o nível de aprendizagem que era esperado para aquele ciclo escolar.
Assim, seu objetivo é identificar o que o que o estudante já sabe e o que ele ainda precisa aprender.
Para efeitos de comparação, a atribuição de notas é necessária aqui. Porém, os valores são usados apenas para diagnóstico e reflexão (tanto da parte do aluno quanto da parte do professor e da equipe de gestão escolar).
6. Autoavaliação
A autoavaliação é a avaliação que o aluno faz de si mesmo, seja individualmente ou em grupo. Está presente nas metodologias de aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas e seminários.
Esse modelo é muito útil para instigar a reflexão sincera sobre si mesmo, incentivando a mudança de comportamentos e o aumento da responsabilidade.
Como vimos, a avaliação socioemocional também se constitui, geralmente, em um tipo de autoavaliação.
7. Avaliação por observação do professor
Outro tipo de avaliação escolar é aquela resultante da observação direta do professor em sala de aula, que toma notas do comportamento dos alunos.
Muito comum em seminários, oficinas e aulas de Educação Física, esta avaliação requer a sistematização prévia do que será observado e como cada aspecto será mensurado.
Algumas instituições levam em consideração as observações do professor na composição das notas, a fim de incentivar um bom comportamento em sala de aula e, até mesmo, a participação verbal por meio de perguntas e comentários.
Outras utilizam as fichas de anotações dos professores para planejar as ações da escola e acompanhar o progresso de cada aluno.
Otimize sua avaliação escolar com a Suíte Educacional

Independentemente dos tipos de avaliação escolar que sua escola adota, a Suíte Educacional pode auxiliar seus professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares na avaliação da aprendizagem.
A Suíte Educacional é uma plataforma digital completa que gera e interpreta dados educacionais e cria dashboards de visualização.
Ela permite a criação, aplicação e correção de testes online, com emissão de relatórios personalizados por município, escola, turma ou aluno.
Além disso, a plataforma é totalmente integrável com outros sistemas acadêmicos já utilizados pela escola, facilitando a tomada de decisões e o acompanhamento pedagógico.
A Suíte Educacional reúne mais de 30 soluções educacionais em um mesmo ambiente virtual, para atender diversas necessidades da escola com flexibilidade e dinamicidade. Todos os tipos de avaliação escolar podem ser encontrados na plataforma, nessas diferentes aplicações!
Que tal otimizar a avaliação escolar da sua instituição? Aproveite os benefícios da tecnologia em prol da aprendizagem! Entre em contato com um dos consultores do Educacional para obter mais informações.
Você precisa fazer login para comentar.