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Veja como fazer um relatório escolar completo e em pouco tempo

Aprenda a elaborar um relatório escolar manualmente ou com a ajuda de plataformas digitais para acompanhar os resultados da sua escola ou rede de ensino.

Tempo de leitura:7 minutos

Foto de diretora manuseando uma pilha de documentos impressos para fazer relatório escolar

O relatório escolar é um documento de suma importância para o acompanhamento pedagógico dos estudantes e a avaliação das metodologias de ensino empregadas na escola. 

Além de fornecer feedback aos alunos e pais ou responsáveis, fortalecendo a comunicação entre a escola e a família, esse arquivo favorece a melhoria contínua da gestão escolar e do planejamento pedagógico

Por isso, o relatório não pode ser negligenciado na rotina escolar. Ao invés de deixá-lo para o final do semestre letivo, que tal alimentar esse documento ao longo do ano, de forma contínua?

Neste artigo, vamos explicar como fazer um relatório escolar de duas maneiras: manualmente e com a ajuda de plataformas digitais. 

Para usar a segunda opção, que é mais fácil e rápida, fale com um consultor do Educacional para contratar uma plataforma educacional personalizada, com geração otimizada de relatórios.

Boa leitura!

Sumário:

O que um relatório escolar precisa ter?

Na prática, o relatório escolar é um compilado de indicadores educacionais relacionados à aprendizagem e ao comportamento dos estudantes. Ele pode ser referente a uma rede de ensino inteira, a uma escola, uma série, uma turma ou apenas um aluno.

Enquanto os relatórios de rede e unidade escolar são compilados pelo gestor educacional ou gestor escolar, os relatórios de turma ou estudante individual podem ser produzidos pela equipe docente.

Eis alguns exemplos de indicadores para incluir no relatório escolar:

Relatório escolar de instituição

  • número de matrículas;
  • taxa de aprovação e reprovação;
  • taxa de evasão escolar;
  • média de proficiência em Língua Portuguesa, Matemática e outros componentes curriculares;
  • média no Ideb;
  • média de horas-aula por dia;
  • proporção de alunos por professor;
  • proporção de alunos por sala;
  • taxa de distorção idade-série;
  • nível de engajamento dos estudantes (frequência, participação em sala de aula e entrega de atividades escolares);
  • taxa de formandos do Ensino Médio que entraram no Ensino Superior.

Relatório escolar de aluno

  • nome completo;
  • idade;
  • série e turma;
  • média global do boletim escolar;
  • componentes curriculares com maior dificuldade de aprendizagem;
  • componentes curriculares de melhor desempenho;
  • média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica);
  • nível de engajamento com a escola (frequência, participação em sala de aula e entrega de atividades escolares);
  • perfil socioemocional;
  • número de advertências, suspensões ou medidas disciplinares recebidas;
  • evolução em relação ao ano letivo anterior;
  • nível de aprendizagem em relação ao esperado para a série que frequenta;
  • habilidades fortes (por exemplo, comunicação, boa leitura e escrita, facilidade com cálculos, senso artístico, pensamento computacional, entre outros);
  • habilidades que precisam melhorar.

Qual é a importância desse documento para a gestão escolar?

Se bem feito e bem utilizado, o relatório escolar pode beneficiar fortemente a instituição. Isso porque o documento fornece dados valiosos para a avaliação dos resultados e a tomada de decisões estratégicas.

Analisando o relatório escolar de uma escola ou de uma turma, por exemplo, o gestor pode perceber que os alunos estão com defasagem de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. A partir daí, é possível desenhar um plano de ação para melhorar o desempenho desses estudantes

“Diretores escolares competentes são, portanto, aqueles que promovem em suas escolas um contínuo processo de acompanhamento dos resultados escolares, seja com dados exclusivamente internos, seja com dados produzidos por referências externas.”

Doutora em Educação pela Columbia University, Heloísa Lück

Para os professores, o relatório funciona como um ponto de partida para o planejamento das aulas e para o atendimento individualizado dos estudantes, em momentos de tutoria, reforço escolar ou até mesmo em sala de aula. 

Além disso tudo, o relatório é um documento muito importante para a autoavaliação do estudante e o acompanhamento dos pais e responsáveis. Afinal, ele reúne as informações mais expressivas do desempenho acadêmico e comportamental da criança naquele período letivo.

Como fazer um relatório escolar manualmente?

Agora que você já entendeu a importância do relatório escolar e os principais indicadores que compõem esse documento, vamos para a parte prática. Como fazer um relatório escolar completo e em pouco tempo?

Bom, no processo manual, você precisa definir os critérios que quer monitorar, coletar os dados das diferentes todas as fontes de informação e, depois, reuni-las em um documento de fácil visualização.

Foto de gestora escolar olhando documento em prancheta e fazendo uma ligação para obter informações referentes ao relatório escolar.

1. Defina os critérios que quer acompanhar

Antes de começar o período das aulas, faça uma lista com todos os indicadores de aprendizagem e comportamento que você quer acompanhar durante o ano. 

alguns parágrafos atrás, citamos vários exemplos de indicadores que acreditamos ser úteis para o seu relatório escolar.

2. Mantenha as fichas pedagógicas dos professores atualizadas

Se você é um professor, tenha o hábito de atualizar semanalmente suas fichas pedagógicas para não perder informações importantes ao longo do ano. Se é um gestor ou coordenador pedagógico, incentive sua equipe docente a manter as fichas sempre atualizadas.

Quando o relatório escolar é totalmente redigido no final do ano, com base na memória dos profissionais, há um grande risco de deixar o documento incompleto, superficial ou até enviesado. 

3. Colete os dados dos sistemas utilizados pela escola

Geralmente, as informações do relatório escolar vêm de quatro fontes:

  • fichas pedagógica dos professores;
  • resultados de autoavaliações;
  • resultados de avaliações internas e externas;
  • sistema de gestão escolar utilizado pela escola ou rede de ensino.

Quase todas as escolas públicas e privadas utilizam, hoje, um ou mais sistemas de gestão escolar. Nesses programas, é possível encontrar dados de matrícula, número de estudantes por turma, boletim escolar e resultados de avaliações.

Nesta etapa, o gestor escolar deve extrair todas informações que precisa dos sistemas informatizados, dando especial atenção para os dados qualitativos de autoavaliações e exames. Um pouco trabalhoso, né? É por isso que indicamos a adoção de relatórios automatizados, que abordaremos mais adiante.

É bom ressaltar que a autoavaliação é uma oportunidade excelente para a escola ouvir o estudante em relação ao seu bem-estar emocional, seus interesses, desejos e dificuldades. É também um momento precioso de reflexão para o aluno.

4. Reúna as informações em um só documento

Após a coleta dos dados escolhidos, reúna os indicadores em um só documento com boa visualização e linguagem clara. Tenha o cuidado de dispor os dados em uma ordem lógica e não se esqueça de interpretar as informações e resumi-las para o leitor.

Como funciona o relatório escolar automatizado?

Embora a produção manual do relatório escolar seja possível, ela gasta muito tempo e esforço da equipe, os quais poderiam ser canalizados para tarefas mais estratégicas e relacionadas à atividade-fim da escola (a gestão pedagógica).

Por isso, muitas escolas usam relatórios automatizados, gerados por plataformas educacionais digitais. 

Essas tecnologias possuem dashboards de fácil visualização e centralizam todos os dados na mesma tela, com a possibilidade de personalizar os parâmetros e filtrar os índices por escola, turma, disciplina ou aluno.

Quer otimizar sua gestão escolar com relatórios escolares automatizados? Fale com um consultor e adquira uma Suíte Educacional personalizada.

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