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Planejamento Pedagógico: saiba como fazer de uma vez por todas

Um ano letivo de sucesso começa com um bom planejamento pedagógico. Veja como fazer e consulte esse modelo de plano.

Tempo de leitura:7 minutos

Foto de coordenadora de escola pública com planejamento pedagógico.

O planejamento pedagógico orienta todo o trabalho que a escola realizará durante o ano letivo. Ele define os objetivos, os métodos e os resultados esperados de aprendizagem. 

Descubra a seguir como fazer um planejamento pedagógico coerente, completo e assertivo.

O que é planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico é o ato de planejar as ações pedagógicas que serão realizadas ao longo do ano letivo, incluindo projetos, recursos didáticos, temas transversais, avaliações, reuniões e atividades extraclasse.

O material resultante do planejamento – o plano pedagógico – deve ser construído de forma colaborativa com a comunidade escolar, a partir da escuta ativa dos professores, profissionais administrativos, pais e estudantes. Porém, o coordenador pedagógico é o responsável pela consolidação desse documento.

É importante aproveitar o momento do planejamento para não somente programar as ações futuras como também rever o último ano, refletindo quais atividades deram certo e quais não foram bem sucedidas.

Segundo José Carlos Libâneo, educador e autor do livro “O planejamento escolar”, o plano pedagógico da escola deve conter:

  • a concepção pedagógica do corpo docente;
  • as bases teórico-metodológicas da organização didática;
  • a contextualização social, econômica, política e cultural da escola;
  • a caracterização da clientela da escola;
  • os objetivos educacionais gerais;
  • a estrutura curricular;
  • as diretrizes metodológicas gerais;
  • o sistema de avaliação do plano;
  • a estrutura organizacional e administrativa da escola.

Qual é a diferença entre planejamento pedagógico e projeto político pedagógico?

Como você pôde notar, o planejamento pedagógico é muito parecido com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Porém, enquanto o planejamento pedagógico é anual, focado no curto e médio prazo, o PPP é um plano de longo prazo, com validade de três a cinco anos.

Além disso, o PPP aprofunda-se mais na identidade e no posicionamento político da escola, ou seja, em sua história, missão, composição do corpo docente, valores, fundamentos teóricos e metodológicos.

O planejamento pedagógico é um desdobramento do PPP, com objetivos, propostas, recursos e metas para o ano letivo em questão.

Importância do planejamento pedagógico

O ato de planejar é um convite para a reflexão. Fazer uma pausa no início do ano, para elaborar o planejamento pedagógico, evita que a escola continue suas atividades no automático, sem autocrítica e desenvolvimento.

No planejamento pedagógico, o coordenador consegue analisar a realidade da escola, por meio de relatórios e indicadores educacionais, para então encontrar pontos de melhoria e sugerir novos caminhos. 

Como afirma a pedagoga Joecléa Conceição, “a tarefa de planejar não é fácil, porém é a partir dele que encontramos uma saída para alcançar mudanças significativas, que, no contexto escolar, facilitam a ação do professor em todos os níveis e modalidades de ensino”.

Agora que você já sabe a importância do planejamento pedagógico, vamos ver como ele deve ser feito.

Como fazer um planejamento pedagógico?

Foto de coordenador pedagógico com modelo de planejamento pedagógico em mãos.‍

Como já mencionamos, é fundamental ter a colaboração de toda a comunidade escolar na construção do planejamento pedagógico. Afinal, todos serão atingidos pelas mudanças que podem acontecer e cada membro terá uma responsabilidade no plano pedagógico.

Por isso, antes de escrever o documento, é aconselhável conversar com os pais, alunos, professores, coordenadores e profissionais administrativos, em conselhos de classe e reuniões de pais e mestres.  

  1. Consulta ao PPP

O primeiro passo do planejamento pedagógico é a releitura do Projeto Político Pedagógico da escola, porque todos os pontos do plano anual precisam estar alinhados com o PPP.

Aqui é válido questionar se as metodologias e propostas citadas no PPP continuam fazendo sentido, porque o projeto é flexível e permite mudanças ao longo do caminho.

Também é necessário relembrar os princípios e objetivos da escola e se perguntar em que estágio a instituição está rumo ao cumprimento desses objetivos.

  1. Retrospectiva do último ano

Depois de revistar o PPP, é hora de olhar para o último ano e levantar:

  • quais foram os resultados atingidos;
  • projetos de sucesso e ações que não deram certo;
  • as formações realizadas com os professores;
  • as alterações na infraestrutura;
  • os temas transversais trabalhados com os estudantes;
  • os números de matrículas, novos alunos e dados de evasão;
  • dados financeiros e administrativos.

Com essas informações em mãos, a equipe gestora deve avaliar o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido na prática escolar.

  1. Objetivos e metas

A partir dessa reflexão sobre o PPP e o ano letivo anterior, a comunidade escolar precisa definir os objetivos e as metas deste ano. Note que há uma diferença! Enquanto o objetivo é mais geral, a meta é específica, com prazos, pessoas responsáveis e forma de mensuração.

Por exemplo, um objetivo pode ser reduzir a evasão escolar. A meta então seria diminuir o número de estudantes evadidos em 35% até janeiro do próximo ano.

Tente elencar objetivos para todas as áreas da escola – pedagógica, social, administrativa, financeira, tecnológica, estrutural e comunicativa –, visando o desenvolvimento integral dos estudantes, a melhoria do ambiente escolar e a qualificação dos profissionais.

  1. Estratégias e metodologias

Para alcançar os objetivos e as metas, a comunidade escolar deve adotar uma série de estratégias e metodologias. Nesta etapa, cite as metodologias de ensino, as estratégias pedagógicas e as propostas administrativas que serão utilizadas.

Explique resumidamente como essas intervenções vão resolver os problemas atuais da escola ou elevar os resultados positivos. Também é interessante se fundamentar em pesquisas, estatísticas e autores acadêmicos para dar mais consistência ao planejamento.

  1. Cronograma de ações

Depois de definir as estratégias e as metodologias, desmembre os projetos em ações pequenas, com datas pré-definidas e profissionais envolvidos. Para essa distribuição, considere o calendário escolar, o perfil e as habilidades de cada professor.

  1. Recursos didáticos 

Além da data e dos profissionais responsáveis por cada ação, é importante prever os recursos didáticos que serão utilizados, tais como livros, apostilas, plataformas escolares, kits de robótica e conjuntos LEGO® Education.

Assim, sua escola consegue se organizar com antecedência para adquirir esses equipamentos e capacitar os profissionais quanto à maneira de usá-los em sala de aula. Um tipo específico de recurso didático que é importante incluir na rotina dos estudantes são os recursos educacionais digitais: videoaulas, games, e-books e atividades online, por exemplo.

O Hub Educacional reúne vários desses recursos, para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e outras áreas do conhecimento. Clique aqui para conhecer a plataforma.

Planejamento pedagógico pronto: exemplo de plano escolar anual

Como vimos, o planejamento pedagógico de cada escola é único e individual. Não há um modelo de plano pedagógico pronto, mas seu documento pode ser dividido da seguinte forma:

1. Histórico e cenário atual da escola;

2. Base teórica e metodologias de ensino;

3. Retrospectiva do ano passado;

4. Objetivos e metas;

5. Plano de ação;

6. Recursos didáticos necessários.

E falando em recursos didáticos, você sabia que é possível reunir várias tecnologias educacionais em uma só plataforma, de forma personalizada para sua escola? 

Conheça o Hub Educacional e veja como essa plataforma pode concretizar os objetivos do seu planejamento pedagógico.

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