O aprendizado é uma jornada para a vida toda em qualquer profissão. Na docência, essa regra não poderia ser diferente, ainda mais porque os professores têm papel central no desenvolvimento de outras pessoas. Por isso, a formação continuada de professores é tão importante – e até obrigatória.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é dever da União, dos Estados e dos Municípios promover a formação continuada. E, de acordo com a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), esta deve considerar “as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”.
Uma dessas necessidades, com certeza, é a incorporação da tecnologia na educação. Na verdade, a falta de preparo dos professores para o uso de TICs na educação é um dos maiores desafios na transformação digital das escolas. E é sobre isso que iremos falar no texto de hoje.
Leia até o final para descobrir como fazer a formação continuada de professores em tecnologia educacional e como o Ecossistema de Tecnologia e Inovação Educacional atua nesta área.
Sumário:
- Formação continuada x Formação inicial de professores
- Exemplos de formação continuada para professores
- Importância da formação continuada de professores para uso das tecnologias educacionais
- O Educacional oferece curso de formação para professores?
Formação continuada x Formação inicial de professores
Antes de qualquer coisa, é preciso diferenciar a formação inicial da formação continuada de professores.
Enquanto a primeira acontece nos cursos de graduação em Licenciatura e corresponde à formação mínima para o exercício do magistério, a segunda é realizada ao longo da carreira do docente em cursos de atualização, aperfeiçoamento e pós-graduação.
Alguns objetivos da formação continuada, segundo a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), são:
- melhorar a prática pedagógica;
- desenvolver os docentes e a equipe gestora de forma integral;
- atualizar os profissionais quanto à produção científica;
- fomentar a colaboração e o diálogo entre docentes.
Exemplos de formação continuada para professores
A BNC-Formação Continuada prevê cinco tipos de formação continuada para professores que podem ser ofertadas por instituições de ensino superior, organizações especializadas ou órgãos formativos das redes de ensino:
- curso de atualização, com carga horária mínima de 40 horas;
- curso e programa de extensão, com carga horária variável;
- curso de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180 horas;
- curso de pós-graduação lato sensu de especialização, com carga horária mínima de 360 horas;
- curso ou programa de mestrado acadêmico, mestrado profissional ou doutorado.
Há também a formação continuada em serviço, oferecida pelas escolas ou sistemas de ensino, que consiste em programas e cursos flexíveis alinhados ao contexto local.
Todas essas capacitações devem desenvolver as competências gerais docentes da BNC-Formação Continuada, divididas em três dimensões: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
Considerando todas essas normativas, veja abaixo alguns exemplos de temas para formação continuada de professores:
- educação especial e atendimento educacional especializado;
- alfabetização e letramento;
- Libras;
- Braille;
- BNCC no Ensino Médio;
- Matemática e pensamento computacional;
- uso didático das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
- gestão escolar.
Importância da formação continuada de professores para uso das tecnologias educacionais
Infelizmente, a formação inicial da maioria dos docentes ativos no mercado de trabalho de hoje não capacitou os professores a utilizarem dispositivos digitais no trabalho pedagógico nem a abordar assuntos relacionados à informática e computação durante as aulas, de forma interdisciplinar.
Enquanto as universidades atualizam as grades curriculares dos seus cursos de graduação para a nova geração de professores, os profissionais atuais são atingidos com programas de formação continuada, visando a atualização e a inclusão digital desses docentes.
Os professores precisam dominar as tecnologias digitais tanto para otimizar seu trabalho quanto para ensinar os alunos a usar, entender e criar tecnologias. Afinal, hoje o letramento digital é indispensável para a inclusão social, para o mercado de trabalho e para uma leitura crítica do mundo.
“O professor também precisa passar pelo letramento digital. Ele precisa se colocar na posição de aprendiz, ser o protagonista de sua própria aprendizagem e desenvolver competências digitais. Só assim ele vai aprender a ensinar com e sobre tecnologia”, afirmou a especialista em Educação e Tecnologia do CIEB, Larissa Santa Rosa, no congresso Edtechs e as Escolas Públicas de 2023.
O Educacional oferece curso de formação para professores?

O Ecossistema de Tecnologia e Inovação Educacional desenvolve e reúne as melhores tecnologias educacionais para escolas e redes de ensino, atendendo às necessidades de cada instituição de forma flexível e inovadora.
Ao adquirir qualquer uma das soluções do Educacional, a escola é amparada com formações específicas para o corpo docente e equipe gestora no momento de onboarding (integração) e é acompanhada de perto ao longo do semestre letivo.
Além disso, o Educacional elabora um plano de uso integrado à proposta pedagógica da escola para auxiliar os professores nas aulas.
Recentemente, em maio de 2023, iniciamos a formação de mais de 600 professores da rede municipal de João Pessoa (PB), depois da cidade adquirir 8.816 kits da LEGO® Education.
E no mês de abril, realizamos, em Curitiba (PR), mais uma edição do Programa Embaixadores da Inovação, com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O evento durou três dias e trabalhou os temas de Cultura Maker, STEAM, Pensamento Matemático e Robótica Educacional. Veja um pouquinho como foi no vídeo abaixo:
E aí? Está pronto para transformar sua escola com novas tecnologias e formação continuada de professores? Conte com a ajuda do Educacional. Conheça nossas soluções!