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Veja como fazer um relatório escolar completo e em pouco tempo

Aprenda a elaborar um relatório escolar manualmente ou com a ajuda de plataformas digitais para acompanhar os resultados da sua escola ou rede de ensino.

Tempo de leitura:9 minutos

Foto de diretora manuseando uma pilha de documentos impressos para fazer relatório escolar

O relatório escolar é um documento de suma importância para o acompanhamento pedagógico dos estudantes e a avaliação das metodologias de ensino empregadas na escola. 

Além de fornecer feedback aos alunos e pais ou responsáveis, fortalecendo a comunicação entre a escola e a família, esse arquivo favorece a melhoria contínua da gestão escolar e do planejamento pedagógico

Por isso, o relatório não pode ser negligenciado na rotina escolar. Ao invés de deixá-lo para o final do semestre letivo, que tal alimentar esse documento ao longo do ano, de forma contínua?

Neste artigo, vamos explicar como fazer um relatório escolar de duas maneiras: manualmente e com a ajuda de plataformas digitais. 

Para usar a segunda opção, que é mais fácil e rápida, fale com um consultor do Educacional para contratar uma plataforma educacional personalizada, com geração otimizada de relatórios.

Boa leitura!

Sumário:

O que é um relatório escolar?

Um relatório escolar é um documento que oferece uma visão abrangente do desenvolvimento de um aluno ou de uma instituição de ensino. 

Ele reúne vários dados e indicadores educacionais, o que o torna um importante instrumento de avaliação e acompanhamento pedagógico.

Tipos de relatório escolar

Existem vários tipos de relatório escolar. Ele pode ser referente a uma rede de ensino inteira, a uma escola, uma série, uma turma ou apenas um aluno. 

Há também o relatório de projeto pedagógico, que reúne todas as informações sobre um projeto específico e avalia os seus resultados. Há, ainda, o relatório de gestão escolar, que examina o cumprimento das metas da gestão.

Confira abaixo os principais itens de cada tipo de relatório:

Relatório da instituição escolar

  • número de matrículas;
  • taxa de aprovação e reprovação;
  • taxa de evasão escolar;
  • média de proficiência em Língua Portuguesa, Matemática e outros componentes curriculares;
  • média no Ideb;
  • média de horas-aula por dia;
  • proporção de alunos por professor;
  • proporção de alunos por sala;
  • taxa de distorção idade-série;
  • nível de engajamento dos estudantes (frequência, participação em sala de aula e entrega de atividades escolares);
  • taxa de formandos do Ensino Médio que entraram no Ensino Superior.

Relatório individual do aluno

  • nome completo;
  • idade;
  • série e turma;
  • média global do boletim escolar;
  • componentes curriculares com maior dificuldade de aprendizagem;
  • componentes curriculares de melhor desempenho;
  • média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica);
  • nível de engajamento com a escola (frequência, participação em sala de aula e entrega de atividades escolares);
  • perfil socioemocional;
  • número de advertências, suspensões ou medidas disciplinares recebidas;
  • evolução em relação ao ano letivo anterior;
  • nível de aprendizagem em relação ao esperado para a série que frequenta;
  • habilidades fortes (por exemplo, comunicação, boa leitura e escrita, facilidade com cálculos, senso artístico, pensamento computacional, entre outros);
  • habilidades que precisam melhorar.

Relatório de acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado

  • nome completo;
  • idade;
  • série e turma;
  • diagnóstico médico (transtorno, deficiência ou outra condição biológica que afeta a aprendizagem);
  • dificuldades de aprendizagem;
  • objetivos do Plano Educacional Individualizado;
  • atividades realizadas;
  • progresso do aluno;
  • dificuldades encontradas e estratégias para solucioná-las;
  • próximos passos;
  • recomendações para o professor de ensino regular.

Relatório de turma escolar

  • nome da série e da turma;
  • turno escolar (matutino, vespertino ou noturno);
  • modalidade de ensino;
  • quantidade de alunos;
  • idade média dos estudantes;
  • média global da turma no boletim escolar;
  • média geral por componente curricular;
  • taxa de aprovação;
  • taxa de frequência;
  • clima da turma;
  • participação em aula;
  • habilidades socioemocionais;
  • relacionamento entre os colegas;
  • estudantes com dificuldade de aprendizagem;
  • principais dificuldades de aprendizagem da turma;
  • ações realizadas para sanar as dificuldades;
  • projetos realizados com a turma.

Relatório de gestão escolar

  • objetivos e metas da instituição;
  • ações realizadas durante o ano letivo;
  • histórico e comparativo das médias no Ideb;
  • histórico e comparativo do número de matrículas;
  • histórico e comparativo da taxa de evasão;
  • histórico e comparativo da taxa de aprovação;
  • histórico e comparativo da taxa de distorção idade-série;
  • histórico e comparativo da infraestrutura;
  • balanço financeiro do ano;
  • quadro de profissionais;
  • principais conquistas;
  • prioridades para o próximo ano.

Relatório de projeto pedagógico

  • objetivos do projeto;
  • pessoas envolvidas;
  • cronograma;
  • metodologia;
  • recursos utilizados;
  • atividades realizadas;
  • dificuldades encontradas;
  • resultados do projeto;
  • depoimentos;
  • aprendizados para o futuro.

Qual é a importância do relatório para a gestão escolar?

Se bem feito e bem utilizado, o relatório escolar pode beneficiar fortemente a instituição. Isso porque o documento fornece dados valiosos para a avaliação dos resultados e a tomada de decisões estratégicas.

Analisando o relatório escolar de uma escola ou de uma turma, por exemplo, o gestor pode perceber que os alunos estão com defasagem de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. A partir daí, é possível desenhar um plano de ação para melhorar o desempenho desses estudantes.

“Diretores escolares competentes são, portanto, aqueles que promovem em suas escolas um contínuo processo de acompanhamento dos resultados escolares, seja com dados exclusivamente internos, seja com dados produzidos por referências externas.”

Doutora em Educação pela Columbia University, Heloísa Lück

Para os professores, o relatório funciona como um ponto de partida para o planejamento das aulas e para o atendimento individualizado dos estudantes, em momentos de tutoria, reforço escolar ou até mesmo em sala de aula. 

Além disso tudo, o relatório é um documento muito importante para a autoavaliação do estudante e o acompanhamento dos pais e responsáveis. Afinal, ele reúne as informações mais expressivas do desempenho acadêmico e comportamental da criança naquele período letivo.

Como fazer um relatório escolar manualmente?

Agora que você já entendeu a importância do relatório escolar e os principais indicadores que compõem esse documento, vamos para a parte prática. Como fazer um relatório escolar completo e em pouco tempo?

Bom, no processo manual, você precisa definir os critérios que quer monitorar, coletar os dados das diferentes todas as fontes de informação e, depois, reuni-las em um documento de fácil visualização.

Foto de gestora escolar olhando documento em prancheta e fazendo uma ligação para obter informações referentes ao relatório escolar.

1. Defina os critérios que quer acompanhar

Antes de começar o período das aulas, faça uma lista com todos os indicadores de aprendizagem e comportamento que você quer acompanhar durante o ano. 

Há alguns parágrafos atrás, citamos vários exemplos de indicadores que acreditamos ser úteis para o seu relatório escolar.

2. Mantenha as fichas pedagógicas dos professores atualizadas

Se você é um professor, tenha o hábito de atualizar semanalmente suas fichas pedagógicas para não perder informações importantes ao longo do ano. Se é um diretor escolar ou coordenador pedagógico, incentive sua equipe docente a manter as fichas sempre atualizadas.

Quando o relatório escolar é totalmente redigido no final do ano, com base na memória dos profissionais, há um grande risco de deixar o documento incompleto, superficial ou até enviesado.

3. Colete os dados dos sistemas utilizados pela escola

Geralmente, as informações do relatório escolar vêm de quatro fontes:

  • fichas pedagógica dos professores;
  • resultados de autoavaliações;
  • resultados de avaliações internas e externas;
  • sistema de gestão escolar utilizado pela escola ou rede de ensino.

Quase todas as escolas públicas e privadas utilizam, hoje, um ou mais sistemas de gestão escolar. Nesses programas, é possível encontrar dados de matrícula, número de estudantes por turma, boletim escolar e resultados de avaliações.

Nesta etapa, o gestor escolar deve extrair todas informações que precisa dos sistemas informatizados, dando especial atenção para os dados qualitativos de autoavaliações e exames. Um pouco trabalhoso, né? É por isso que indicamos a adoção de relatórios automatizados, que abordaremos mais adiante.

É bom ressaltar que a autoavaliação é uma oportunidade excelente para a escola ouvir o estudante em relação ao seu bem-estar emocional, seus interesses, desejos e dificuldades. É também um momento precioso de reflexão para o aluno.

4. Reúna as informações em um só documento

Após a coleta dos dados escolhidos, reúna os indicadores em um só documento com boa visualização e linguagem clara. Tenha o cuidado de dispor os dados em uma ordem lógica e não se esqueça de interpretar as informações e resumi-las para o leitor.

Como funciona o relatório escolar automatizado?

Embora a produção manual do relatório escolar seja possível, ela gasta muito tempo e esforço da equipe, os quais poderiam ser canalizados para tarefas mais estratégicas e relacionadas à atividade-fim da escola (a gestão pedagógica).

Por isso, muitas escolas usam relatórios automatizados, gerados por plataformas educacionais digitais

Essas tecnologias possuem dashboards de fácil visualização e centralizam todos os dados na mesma tela, com a possibilidade de personalizar os parâmetros e filtrar os índices por escola, turma, disciplina ou aluno.

Os relatórios automatizados funcionam da seguinte forma:

  • Coleta de dados: os dados podem ser preenchidos manualmente ou coletados de outras fontes, que foram anteriormente integradas ao sistema;
  • Configuração do relatório: configura-se os filtros e o modelo do relatório;
  • Processamento dos dados: os dados são processados conforme os critérios selecionados;
  • Criação do relatório: a plataforma gera o relatório automaticamente e apresenta os dados em gráficos e tabelas, facilitando a análise das informações.

Quer otimizar sua gestão escolar com relatórios escolares automatizados? Fale com um dos nossos consultores e leve o Hub Educacional para a sua escola.

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