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Entenda como as mudanças no novo Ensino Médio impactam a sua escola

Nesta nova fase do Ensino Médio, as escolas precisam ter flexibilidade e diversidade no currículo, além de reforçar a formação geral básica.

Tempo de leitura:5 minutos

Foto de sala de aula no novo Ensino Médio

No dia 31 de julho, foi sancionada a Lei Nº 14.945, que altera o novo Ensino Médio. Neste artigo, o Educacional vai resumir as principais mudanças que ocorreram e como sua escola deve se adaptar. Boa leitura!

Antes de prosseguir, aproveite para baixar nosso e-book para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!

Principais mudanças da nova lei

As alterações aprovadas pelo Congresso Nacional impactaram a carga horária do Ensino Médio, os itinerários formativos e o ensino técnico.

Carga horária

A carga horária total do Ensino Médio manteve-se em 3.000 horas ao longo dos três anos. 

Porém, a parte obrigatória do currículo (formação geral básica) aumentou de 1.800 para 2.400 horas. Por outro lado, a parte flexível (itinerários formativos) foi reduzida, passando de 1.200 para 600 horas – exceto no ensino técnico e profissional.

Na prática, isso significa que os alunos terão mais aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. O Espanhol continua facultativo

Itinerários Formativos

Todas as escolas devem oferecer, no mínimo, duas opções de Itinerários Formativos para a escolha dos estudantes  – com exceção daquelas que ofertam ensino técnico e profissional. 

Os itinerários são compostos por eletivas, projetos e oficinas, que aprofundam uma ou duas áreas do conhecimento ou algum campo de formação técnica e profissional. 

O Conselho Nacional de Educação (CNE) e os sistemas estaduais de ensino ainda vão elaborar diretrizes nacionais para regulamentar os itinerários.

Ensino técnico

No Ensino Médio técnico, a formação geral básica terá uma carga horária um pouco menor: 2.100 horas, incluindo 300 horas de componentes obrigatórios diretamente relacionados à área da formação técnica.

As outras 900 horas da carga horária serão destinadas às aulas do curso técnico escolhido pelo estudante. 

Por exemplo, um aluno que faz Informática terá 1.800 horas de formação geral básica, 300 horas de Matemática e Língua Portuguesa,  mais 900 horas de Informática.

Como preparar sua escola para o Novo Ensino Médio?

Nesta nova fase do Ensino Médio, as escolas precisam ter flexibilidade e diversidade no currículo. Ao mesmo tempo, os componentes obrigatórios receberão reforço, exigindo da instituição um alto desempenho na formação geral básica.

Confira abaixo os principais pontos de adequação:

Oferta de itinerários formativos

Foto de estudante em aula de robótica, no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e Matemática

Embora a legislação exija apenas dois itinerários formativos por escola, quanto mais itinerários sua instituição oferecer, mais atrativa ela será para a comunidade. Os alunos terão mais opções de escolha e sua escola vai se destacar da concorrência.

Dentro dos itinerários, sua escola pode ofertar várias eletivas, dos mais diversos temas: robótica, cinema, iniciação científica, nutrição, astronomia, entre outras.

Antes de definir quais eletivas realizar, leve em consideração o interesse dos estudantes e o impacto das eletivas para o desenvolvimento integral

A robótica, por exemplo, trabalha competências digitais importantes para o futuro, como programação e pensamento computacional. Ela também fomenta a resolução de problemas, a criatividade e o trabalho em equipe.

Horário escolar

A carga horária diária continua em 5 horas. Porém, o tempo dedicado às aulas obrigatórias será maior a partir de 2025.  Por isso, será preciso alterar o horário escolar, dando mais espaço aos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Reforço da formação básica

Sua escola deve fortalecer a formação geral básica, não apenas aumentando a carga horária, mas também implementando ações pedagógicas que melhorem o desempenho dos alunos, como:

Estudantes em período de transição

As mudanças no novo Ensino Médio começam a valer em 2025. No entanto, os alunos que já estiverem cursando essa etapa da Educação Básica vão seguir um currículo de transição, que ainda será definido pelo CNE e os sistemas de ensino.

As escolas terão que lidar com duas grades curriculares ao mesmo tempo, tornando a gestão ainda mais desafiadora. Organização e boa comunicação interna serão essenciais nesse processo. 

Entenda abaixo como o Educacional pode ajudar sua instituição.

Com o Educacional, seu Ensino Médio vai mais longe

O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, é a área de negócios da Positivo Tecnologia que produz, organiza e distribui tecnologias educacionais. Temos várias soluções que podem apoiar sua escola no novo Ensino Médio:

  • Na gestão escolar: dashboard de dados para uma visão integrada da sua instituição, além de ferramentas de comunicação, agenda digital e automação de avaliações (Hub Educacional).
  • No reforço da formação básica: videoaulas, livros digitais e atividades de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Hub Educacional). Assim seus alunos podem estudar em casa e na sala de aula com recursos interativos. 
  • Na oferta de eletivas: projeto completo de robótica educacional, pronto para ser implantado na sua escola (Robotis), e distribuição de kits de robótica (LEGO® Education) e placas de programação (micro:bit).

Nos últimos 30 anos, já impactamos mais de 14 mil escolas, de 40 países diferentes, e mais de 1 milhão de estudantes. 

Para obter mais informações sobre o Hub Educacional, o Robotis, a LEGO® Education ou  micro:bit, entre em contato com um dos consultores do Educacional. Impulsione sua escola com o uso estratégico de tecnologia! 

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