A aprendizagem baseada em projetos é uma das principais metodologias ativas de ensino, que consiste no desenvolvimento de projetos autênticos e realistas, por parte dos estudantes, para aprender um conteúdo de forma prática.
O método é citado pela literatura acadêmica da educação há quase um século no Brasil, mas até hoje não é muito utilizado nas escolas, apesar de seu grande potencial.
Por isso, neste artigo vamos trazer alguns exemplos práticos e mostrar como a sua escola pode aplicar a metodologia, a partir de planos de aula personalizados.
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Sumário:
- O que é a aprendizagem baseada em projetos?
- Exemplos de aprendizagem baseada em projetos
- Como fazer um plano de aula de aprendizagem baseada em projetos?
- LEGO® Education: recursos e planos de aula prontos para aplicar a metodologia
O que é a aprendizagem baseada em projetos?
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia ativa de aprendizagem que desafia os estudantes a desenvolverem um projeto de forma colaborativa, a fim de solucionarem um problema real que considerem importante.
As primeiras menções à ABP no Brasil apareceram nas obras traduzidas por Anísio Teixeira, famoso educador da década de 1930. A metodologia como a conhecemos hoje foi desenvolvida ao longo dos anos por vários autores, mas as ideias pioneiras foram do filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey.
Na ABP, os alunos têm algum poder de escolha em relação ao projeto do seu grupo e aos métodos que serão utilizados por eles, como explica Willian Bender em seu livro “Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI”.
O protagonismo dos alunos é incentivado uma vez que eles investigam os fatos e organizam suas tarefas com autonomia, enquanto o professor age como facilitador e apoiador do projeto.
“A ABP é um formato de ensino empolgante e inovador, no qual os alunos selecionam muitos aspectos de sua tarefa e são motivados por problemas do mundo real que podem, e em muitos casos irão, contribuir para a sua comunidade”
Willian Bender
A metodologia pode ser empregada no âmbito de qualquer componente curricular e em qualquer ano escolar. Porém, a maioria dos projetos são interdisciplinares, mesclando conhecimentos de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
As habilidades fomentadas pela ABP são:
- resolução de problemas;
- responsabilidade;
- cooperação;
- pensamento crítico;
- autoconfiança;
- gerenciamento de tempo;
- organização;
- comunicação.
Exemplos de aprendizagem baseada em projetos
O livro de Willian Bender cita alguns exemplos de projeto interdisciplinar para executar a metodologia de ABP. Um desses exemplos é centrado na questão-problema de uma propriedade que precisa de um plano para corte seletivo de cedros, de forma de que não esgote nenhuma seção da floresta.
Para resolver esse problema, a turma deve ser dividida em três grupos. Cada grupo precisa explorar a fazenda, classificar os tipos de cedro, entender o tempo de vida das árvores, elaborar o plano de corte seletivo e criar uma apresentação multimídia do projeto.
Seguindo essa linha ecológica, uma outra possibilidade de projeto seria a criação de um robô para irrigação e coleta de informações do solo.
Neste caso, os alunos precisam determinar a quantidade de água necessária por dia e o horário mais adequado para irrigação, além de planejar e programar o sistema de irrigação, usando conhecimento de robótica educacional.
Como fazer um plano de aula de aprendizagem baseada em projetos?
Para aplicar a ABP em sala, o professor deve elaborar previamente um plano de aula com os seguintes itens:
- objetivos de aprendizagem;
- componentes curriculares e unidades temáticas envolvidas;
- tema geral dos projetos;
- recursos e materiais necessários;
- etapas dos projetos;
- cronograma e tempo de duração;
- método de avaliação.
Em projetos interdisciplinares, é interessante construir o plano de aula em colaboração com os docentes de outros componentes curriculares. Também é importante conversar com a coordenação pedagógica para alinhar os objetivos e verificar a disponibilidade de certos recursos.
No cronograma, preveja dias e horários específicos para cada uma das etapas da ABP, que são:
- planejamento do projeto;
- pesquisa e investigação;
- execução do projeto;
- apresentação do projeto;
- avaliação e reflexão;
- reconhecimento e celebração dos resultados.
Certamente, a escolha do tema ou questão-problema inicial vai exigir certa criatividade do professor, bem como a disponibilidade de cenários e recursos adequados.
No primeiro exemplo que citamos anteriormente, os alunos precisavam visitar uma fazenda para classificar os cedros e tirar fotos do território antes de seguir com a resolução do problema.
Por isso, uma alternativa para a escola é comprar ou alugar kits do LEGO® Education, que já foram produzidos com esse propósito e dão ao professor todo o material necessário para a aplicação da metodologia.
LEGO® Education: recursos e planos de aula prontos para aplicar a metodologia

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Diferentemente dos “conjuntos tradicionais”, os kits do LEGO® Education possuem a proposta de facilitar a aprendizagem de forma prática e divertida, por meio da resolução de problemas e contação de histórias.
Todos os conjuntos vêm acompanhados de planos de aula prontos, totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o Educacional prepara os professores das escolas que aderiram ao LEGO® Education para a utilizarem a ferramenta em sala de aula, por meio da formação Embaixadores da Inovação.
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