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Aprendizagem baseada em projetos: como aplicar a metodologia

Entenda o que é e como aplicar a aprendizagem baseada em projetos na escola, de forma prática e engajadora.

Tempo de leitura:5 minutos

Grupo de alunos desenvolvendo projeto de energia solar, como exemplo de aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos é uma das principais metodologias ativas de ensino, que consiste no desenvolvimento de projetos autênticos e realistas, por parte dos estudantes, para aprender um conteúdo de forma prática.

O método é citado pela literatura acadêmica da educação há quase um século no Brasil, mas até hoje não é muito utilizado nas escolas, apesar de seu grande potencial.

Por isso, neste artigo vamos trazer alguns exemplos práticos e mostrar como a sua escola pode aplicar a metodologia, a partir de planos de aula personalizados. 

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Sumário:

O que é a aprendizagem baseada em projetos?

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia ativa de aprendizagem que desafia os estudantes a desenvolverem um projeto de forma colaborativa, a fim de solucionarem um problema real que considerem importante.

As primeiras menções à ABP no Brasil apareceram nas obras traduzidas por Anísio Teixeira, famoso educador da década de 1930. A metodologia como a conhecemos hoje foi desenvolvida ao longo dos anos por vários autores, mas as ideias pioneiras foram do filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey. 

Na ABP, os alunos têm algum poder de escolha  em relação ao projeto do seu grupo e aos métodos que serão utilizados por eles, como explica Willian Bender em seu livro “Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI”.

O protagonismo dos alunos é incentivado uma vez que eles investigam os fatos e organizam suas tarefas com autonomia, enquanto o professor age como facilitador e apoiador do projeto. 

“A ABP é um formato de ensino empolgante e inovador, no qual os alunos selecionam muitos aspectos de sua tarefa e são motivados por problemas do mundo real que podem, e em muitos casos irão, contribuir para a sua comunidade”

Willian Bender

A metodologia pode ser empregada no âmbito de qualquer componente curricular e em qualquer ano escolar. Porém, a maioria dos projetos são interdisciplinares, mesclando conhecimentos de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

As habilidades fomentadas pela ABP são:

  • resolução de problemas;
  • responsabilidade;
  • cooperação;
  • pensamento crítico;
  • autoconfiança;
  • gerenciamento de tempo;
  • organização;
  • comunicação.

Exemplos de aprendizagem baseada em projetos

O livro de Willian Bender cita alguns exemplos de projeto interdisciplinar para executar a metodologia de ABP. Um desses exemplos é centrado na questão-problema de uma propriedade que precisa de um plano para corte seletivo de cedros, de forma de que não esgote nenhuma seção da floresta.

Para resolver esse problema, a turma deve ser dividida em três grupos. Cada grupo precisa explorar a fazenda, classificar os tipos de cedro, entender o tempo de vida das árvores, elaborar o plano de corte seletivo e criar uma apresentação multimídia do projeto.

Seguindo essa linha ecológica, uma outra possibilidade de projeto seria a criação de um robô para irrigação e coleta de informações do solo. 

Neste caso, os alunos precisam determinar a quantidade de água necessária por dia e o horário mais adequado para irrigação, além de planejar e programar o sistema de irrigação, usando conhecimento de robótica educacional.

Como fazer um plano de aula de aprendizagem baseada em projetos?

Para aplicar a ABP em sala, o professor deve elaborar previamente um plano de aula com os seguintes itens:

  • objetivos de aprendizagem;
  • componentes curriculares e unidades temáticas envolvidas;
  • tema geral dos projetos;
  • recursos e materiais necessários;
  • etapas dos projetos;
  • cronograma e tempo de duração;
  • método de avaliação.

Em projetos interdisciplinares, é interessante construir o plano de aula em colaboração com os docentes de outros componentes curriculares. Também é importante conversar com a coordenação pedagógica para alinhar os objetivos e verificar a disponibilidade de certos recursos.

No cronograma, preveja dias e horários específicos para cada uma das etapas da ABP, que são:

  1. planejamento do projeto;
  2. pesquisa e investigação;
  3. execução do projeto;
  4. apresentação do projeto;
  5. avaliação e reflexão;
  6. reconhecimento e celebração dos resultados.

Certamente, a escolha do tema ou questão-problema inicial vai exigir certa criatividade do professor, bem como a disponibilidade de cenários e recursos adequados.

No primeiro exemplo que citamos anteriormente, os alunos precisavam visitar uma fazenda para classificar os cedros e tirar fotos do território antes de seguir com a resolução do problema.

Por isso, uma alternativa para a escola é comprar ou alugar kits do LEGO® Education, que já foram produzidos com esse propósito e dão ao professor todo o material necessário para a aplicação da metodologia.

LEGO® Education: recursos e planos de aula prontos para aplicar a metodologia 

Estudante montando e programando blocos do LEGO Education.

O LEGO® Education é uma linha especial da marca de brinquedos LEGO, famosa por suas peças de construção que cativaram crianças e adultos do mundo todo. O Educacional é o distribuidor oficial da companhia aqui no Brasil.

Diferentemente dos “conjuntos tradicionais”, os kits do LEGO® Education possuem a proposta de facilitar a aprendizagem de forma prática e divertida, por meio da resolução de problemas e contação de histórias.

Todos os conjuntos vêm acompanhados de planos de aula prontos, totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o Educacional prepara os professores das escolas que aderiram ao LEGO® Education para a utilizarem a ferramenta em sala de aula, por meio da formação Embaixadores da Inovação.

Quer aplicar a aprendizagem baseada em projetos com LEGO® Education na sua escola? Entre em contato com um dos consultores do Educacional e fique à frente da concorrência na sua região.

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