PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Robótica educacional: razões para incluí-la na rotina dos estudantes

Tempo de leitura:4 minutos

Além de aumentar a compreensão de conteúdos curriculares, as atividades multidisciplinares ajudam a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e constroem aulas engajadoras e inovadoras para as novas gerações

A rotina escolar tradicional pode se tornar desgastante para os alunos nascidos e criados num mundo altamente tecnológico, por isso o debate sobre a Educação 5.0 tem tanta força entre os educadores.

Justamente para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, atualizado com a sociedade em que vivemos, a robótica educacional tem se tornado uma grande aliada das escolas. Ela desenvolve inúmeras habilidades, ao passo que transforma a vida e a visão dos estudantes. Por isso, separamos 6 bons motivos para incluir a robótica no plano de aula da sua escola.‍

LEIA TAMBÉM PROJETOS DE ROBÓTICA DESPERTAM INTERESSE NA NOVA GERAÇÃO

1. Desenvolvimento do raciocínio lógico, analítico e crítico dos alunos.

Por meio da construção de robôs e da programação de códigos, sequências de números, ações e palavras, o aluno é incentivado a pensar de forma estruturada, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio e a habilidade de resolução de problemas.

Além de aplicar, na prática, algumas áreas do conhecimento estudadas, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que ele possa encontrar as soluções para os desafios propostos.

2. Alunos mais criativos, colaborativos e trabalhando em equipe

Análise, planejamento, criação e execução de ideias em atividades práticas, como a manipulação de blocos concretos para montar robôs. Já pensou na quantidade de áreas envolvidas nessas atividades e no entusiasmo dos alunos ao montarem suas próprias invenções?

Compartilhando as informações, testando, dialogando e buscando resolver de forma conjunta as dificuldades encontradas, os alunos desenvolvem, de maneira intrínseca, a criatividade e a colaboração, além de trabalharem em equipe de forma natural.

3. Inclusão definitiva do STEAM na sua escola

Atividades ligadas ao STEAM, em português Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, desenvolvem habilidades de pesquisa científica e incentivam o trabalho mão na massa, que constrói experimentos, cria hipóteses e analisa resultados.

Por isso, a programação e a robótica educacional combinam, de forma quase perfeita, múltiplas disciplinas relacionadas ao STEAM, exercitando a autoconfiança dos alunos e refletindo em outras áreas da vida escolar.‍

4. De consumidores a construtores de tecnologia: da teoria à prática

A robótica encoraja a participação dos alunos no processo de construção de máquinas e robôs, o que faz com que eles deixem de serem apenas consumidores de tecnologia, para serem construtores dos seus próprios mecanismos. Todo esse processo ajuda a formar estudantes mais questionadores, afinal, essa é a missão da robótica educacional: levar aos alunos a oportunidade de compreender o funcionamento e a aplicação da tecnologia no mundo real.

Os alunos são nativos digitais e crescem imersos no mundo de diversos produtos tecnológicos. Embora estejam cercados pela tecnologia, eles raramente param para pensar em como esses dispositivos funcionam. Portanto, enquanto criam, constroem, programam e documentam robôs e máquinas autônomas, eles têm a oportunidade de parar, questionar e pensar de maneira aprofundada sobre os mecanismos tecnológicos do dia a dia.

5. Aumento do desempenho escolar

Com maior entendimento dos conteúdos, uma vez que os projetos são praticados e pensados de forma que todos possam apresentar soluções para as barreiras encontradas, os alunos passam a ter melhores desempenhos e aumentam sua participação nas atividades escolares.

6. Maior conexão com o mercado de trabalho

Nem todo aluno vai trabalhar criando robôs. Mas, as habilidades desenvolvidas durante o processo de aprendizagem da robótica educacional vão acompanhá-los para toda vida. Profissionais que se adaptam rápido, resolvem problemas, sabem se comunicar e trabalhar em equipe tendem a ter mais sucesso em suas carreiras.

Como ter robótica na sua escola

Os projetos de robótica aplicam, na prática, os conceitos aprendidos pelos alunos e faz com que eles transformem os desafios encontrados no dia a dia em soluções. Uma das maneiras de levar a robótica para a sua escola é com a LEGO® Education. A marca reconhecida mundialmente oferece kits de robótica educacional para todos os níveis de ensino. Os projetos são desenvolvidos com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando ainda mais o uso da criatividade para resolver diferentes situações ao redor do planeta.

Case de sucesso em robótica educacional

No Centro Educacional Casulo, por exemplo, localizado em Rio das Ostras – RJ, a robótica educacional está presente desde 2010. A escola conta com um laboratório próprio de robótica, onde os alunos fazem reuniões e treinamentos.

O CE Casulo possui um currículo recheado de participações e ótimos resultados em torneios e feiras de ciências, já que investem pesado na robótica educacional para crianças de todas as idades. Já foram destaque no Torneio Brasil de Robótica e na FIRST® LEGO® League, torneio de renome mundial, promovido pela FIRST® em parceria com a LEGO® Education.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: