O processo de aprendizagem é uma jornada complexa e contínua, percorrida pelo estudante com o auxílio do professor e seus colegas. Contudo, nem sempre essa jornada sai como esperado. Às vezes, o aluno se perde ou fica detido em um obstáculo, quando o docente vai a seu encontro para ajudá-lo.
Chamamos esse ato de intervenção pedagógica. E é sobre esse tema que vamos discorrer no artigo de hoje do blog. Leia até o final para entender o que é esse conceito e como aplicá-lo na escola.
Aproveite também para baixar o e-book gratuito do Educacional para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola.
O que é intervenção pedagógica?
Segundo a Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, a intervenção pedagógica é uma interferência intencional e responsável realizada pelo professor no processo educativo. Seu objetivo é ajudar os alunos a superar dificuldades de aprendizagem e melhorar o nível de proficiência.
Ela pode ser concretizada por meio de vários métodos e estratégias. Geralmente, ocorre após a análise dos resultados da avaliação escolar, em resposta às dificuldades diagnosticadas.
Afinal, de nada adianta avaliar os alunos se a escola não fizer nada a respeito com as informações coletadas. O aperfeiçoamento contínuo do processo de ensino-aprendizagem é o princípio da avaliação formativa.
O propósito da intervenção é justamente evitar que a jornada do estudante continue a mesma e que as suas lacunas de aprendizagem se aprofundem com o tempo.
Exemplos de intervenção pedagógica
Para ajudar os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem, a escola pode intervir de diversas maneiras. Os exemplos mais comuns de intervenção pedagógica são:
- reforço escolar;
- recuperação escolar;
- elaboração de roteiro de estudos personalizado;
- gamificação;
- e atividades online.
As atividades online como complemento às aulas presenciais (ensino híbrido) são uma ótima opção de intervenção pedagógica, porque elas ampliam o tempo de estudos sem a necessidade de aumentar a carga horária na escola.
Elas podem ser realizadas em casa ou em qualquer outro lugar, de acordo com a rotina do estudo. Além disso, elas são interativas e personalizadas, o que torna a experiência de aprendizagem mais envolvente.
A plataforma Hub Educacional possui um acervo diversificado de atividades online, de vários componentes curriculares, para todas as etapas da Educação Básica.
Quando a intervenção pedagógica é necessária?
A intervenção pedagógica é necessária quando as habilidades, competências e conhecimentos dos estudantes estão abaixo do esperado.
A escola pode chegar a essa conclusão analisando os resultados da avaliação escolar, acompanhando as anotações dos professores em sala de aula e conversando com os pais e responsáveis.
Como apoiar o professor no planejamento e na execução de intervenções?

Depois de detectar o problema de aprendizagem, o professor, apoiado pelo coordenador pedagógico, elabora um plano de intervenção pedagógica.
Esse plano deve conter:
- identificação do aluno;
- descrição detalhada das dificuldades de aprendizagem;
- possíveis causas das dificuldades;
- estilo de aprendizagem e preferências do aluno;
- estratégias da intervenção e metodologias de ensino;
- cronograma de atividades;
- objetivos e metas;
- critérios de avaliação;
- recursos pedagógicos, materiais e profissionais envolvidos.
Ou seja, para elaborar o plano de intervenção pedagógica, o docente precisa de acesso facilitado a informações sobre o aluno e seu desempenho acadêmico.
Nesse sentido, é fundamental que a escola tenha um arquivo digital organizado, com dados atualizados em tempo real. As pastas de papel e os boletins físicos tornam a administração de dados da escola muito mais difícil e demorada.
Por isso, é importante possuir uma plataforma educacional online, como o Hub Educacional. Além disso, o mapeamento das dificuldades de aprendizagem requer uma avaliação diagnóstica apurada, e o Hub Educacional também possui ferramentas de avaliação diagnóstica.
Na fase de execução da intervenção pedagógica, a plataforma pode apoiar os professores com:
- videoaulas;
- atividades online;
- games educacionais;
- plantão de dúvidas online;
- livros digitais;
- teste de fluência leitora;
- dashboards de dados de aprendizagem;
- e canal de comunicação escolar.
Saiba mais sobre o Hub Educacional abaixo.
Conheça o Hub Educacional
O Hub Educacional é uma plataforma educacional que reúne mais de 30 tecnologias (da área pedagógica, de gestão escolar e de integração tecnológica). Ela atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em único ambiente virtual, totalmente seguro e organizado, o Hub Educacional reúne:
- dashboards de dados escolares;
- ferramentas de avaliação diagnóstica;
- conteúdos e atividades de várias áreas do conhecimento;
- agenda escolar;
- plantão de dúvidas online;
- livros digitais;
- plataforma adaptativa de Língua Portuguesa e Matemática;
- jogos educacionais;
- conteúdos preparatórios para o Enem;
- conteúdos de educação socioemocional;
- aulas de robótica, STEAM e pensamento computacional.
Tudo isso com um só login e senha por usuário para facilitar o acesso da comunidade escolar.
No Hub Educacional, sua escola pode planejar e executar o plano de intervenção pedagógica com praticidade e inovação. Entre em contato em um dos consultores do Educacional para adquirir a plataforma.
Você precisa fazer login para comentar.