PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Recuperação escolar: como a escola pode ajudar os alunos?

Qual é o papel da escola na recuperação escolar? Como melhorar essa estratégia? Tire as suas dúvidas!

Tempo de leitura:6 minutos

A escola é um ambiente que reúne crianças e jovens vindos de contextos variados, com subjetividades ímpares e que estão passando, cada um, por uma situação específica de vida. Cada estudante tem seus tipos de inteligência, seu ambiente familiar, uma base de conteúdo diferente, entre outros pontos.

Isso significa que podem aprender de formas diferentes e em ritmos variados, além de apresentar dificuldades em um ou outro assunto. Às vezes, isso pode representar a necessidade de recuperação escolar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para trazer as principais informações sobre a recuperação e o reforço escolar, como sua importância e as melhores técnicas para que essa estratégia seja eficiente. Boa leitura!

O que é a recuperação escolar?

Recuperação escolar é uma estratégia que visa auxiliar os estudantes que não obtiveram a média necessária para serem aprovados no bimestre ou, ainda, para substituir provas nas quais eles não obtiveram uma pontuação satisfatória.

No entanto, a recuperação simboliza muito mais do que alguns números em um boletim. Ela é também a chance de permitir que aquele estudante assimile o conteúdo ensinado antes de passar para as próximas etapas do aprendizado. Então, trata-se de uma estratégia que caminha em sinergia com os preceitos da educação 4.0 e educação 5.0.

O que é o reforço escolar?

O reforço escolar é uma prática que viabiliza a melhora do estudante na recuperação. Como o nome já diz, ele é composto por aulas extras que visam reforçar o conteúdo visto em classe, otimizando a possibilidade de aprendizado e reduzindo a não compreensão dos conteúdos programáticos da instituição.

Como os conceitos conversam entre si?

O reforço é o caminho para uma recuperação adequada. Para que o aluno aprenda e possa, assim, obter um bom resultado nas novas provas, é fundamental que ele gaste um tempo extra a fim de garantir a superação de suas dificuldades e obstáculos.

Quais são as vantagens da recuperação escolar para a aprendizagem dos alunos?

Agora, confira os benefícios da recuperação e dos reforços escolares para o aprendizado dos estudantes.

Diversificar os modos de aprendizado

Ao investir em um bom programa de recuperação e reforço escolar, você consegue diversificar os modos de aprendizagem. Como os alunos presentes são aqueles que tiveram dificuldade de aprender com os métodos e propostas apresentados em sala, essa variedade pode ajudar na compreensão dos conceitos e aplicação do conhecimento.

Além disso, por ser um trabalho com grupos menores, é um bom ambiente para aplicar novas tendências que possam ser usadas na instituição no futuro. Alguns bons exemplos são a educação maker, o STEAM e a sala de aula invertida.

Aumentar a confiança

A escola também é lugar de desenvolvimento socioemocional. Logo, vale ressaltar que a recuperação escolar é uma oportunidade de construir a confiança dos alunos, que passam a se sentir mais a vontade com os estudos e trabalham a resiliência de forma ativa.

Isso deve ser trabalhado ativamente pela instituição, para que não se crie para a recuperação escolar ou reforço um rótulo de espaço para quem “não conseguiu” ou quem “não dá conta sozinho”.

Preencher lacunas

Lacunas no aprendizado são comuns e a recuperação, assim como o reforço, são ótimas oportunidades de trabalhá-las e fazer com que deixem de existir. Tirar dúvidas, aprender na prática e explorar novas formas de conhecer o conteúdo são pontos que ajudam muito nessa questão.

Trazer autonomia para o aprendizado

Nem todas as pessoas aprendem do mesmo jeito, e está tudo bem! Por isso, a recuperação e o reforço despontam como um espaço mais flexível, no qual os alunos podem buscar aprender da forma que julgarem melhor. Isso se torna ainda mais possível com a implementação de metodologias de ensino diferenciadas.

Integrar os alunos e a equipe

Por fim, há uma ótima vantagem na realização de reforços e recuperações: a integração entre os envolvidos. Passar mais tempo junto é algo que faz com que os alunos e professores desenvolvam uma boa relação, com mais confiança e, consequentemente, melhores resultados.

Como implementar recuperação escolar e reforço nas escolas?

Confira, agora, um passo a passo para ajudar você na implementação dessas medidas na escola!

Identifique as dificuldades dos alunos

O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de recuperação escolar é entender quais são as dificuldades dos alunos. Para isso, você pode fazer pesquisas anônimas, passar formulários para os pais ou simplesmente conversar com os jovens, a fim de descobrir melhores estratégias para ajudá-los.

Use metodologias diversas de ensino

Como mencionado, investir em metodologias diversas no plano de recuperação escolar é uma boa pedida não só para favorecer o aprendizado, mas também para engajar os alunos. Sem contar que essa é uma chance única de testar novas tendências e implementá-las no turno normal em um futuro próximo.

Foque nos tipos de inteligência

Há pessoas que aprendem mais ouvindo, outras escrevendo, outras colocando a mão na massa… cada uma é de um jeito. Explorar essas diferenças ajuda a recuperação escolar, pois otimiza as chances de que as lacunas no aprendizado sejam preenchidas no reforço.

Explore o contraturno

O contraturno é o melhor momento para trabalhar o reforço escolar. E a boa notícia é que esse aprendizado também pode ser feito a partir de aulas extracurriculares, como robótica, o teatro e muito mais. Tudo isso é válido para aprender!

Promova o acolhimento psicológico

Ficar de recuperação é algo que pode, sim, causar muito sofrimento psicológico. A pressão e o medo do fracasso são sentimentos que também afetam as crianças e os adolescentes, por isso, a estratégia também deve envolver um suporte nesse sentido.

Faça uso da tecnologia

Usar a tecnologia é sempre uma boa quando o assunto é engajar os estudantes. Isso também se aplica aos que estão envolvidos em um processo de recuperação. É preciso captar a atenção dessa galera, e recursos tecnológicos são ótimas opções para essa geração.

Capriche no diálogo com a família

Por fim, vale trazer a família para o processo de recuperação escolar. Conversar com os responsáveis ajuda a alinhar as estratégias, que também deverão ser levadas a sério em casa, além de ajudar na questão emocional dos estudantes.

Para ajudar na implementação de recuperação e reforço escolares, as Suítes Pedagógicas são a ferramenta ideal. Com essas plataformas de aprendizado inovadoras, é possível gerar dados para melhores tomadas de decisão. Além disso, oferecem soluções de educação que podem apoiar os alunos nesse processo de aprendizado.

Se você se interessa por temas relacionados à gestão escolar, inovação e metodologias, não deixe de conferir as outras postagens do nosso blog! Até a próxima!

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d