A ludicidade na Educação Infantil é algo fundamental para o desenvolvimento da criança.
Há muitos anos, Albert Einstein disse: “brincar é a mais elevada forma de pesquisa”. Ainda assim, mesmo após essa frase de um dos mais importantes cientistas do mundo, brincar e aprender são vistas frequentemente como atividades opostas.
A primeira é divertida, enquanto a segunda é uma obrigação e, portanto, deve ser levada com seriedade. Mas, aprender por meio da brincadeira pode ser um método eficaz e poderoso para desenvolver habilidades holísticas nos primeiros anos de aprendizado.
Educar por meio de brincadeiras na escola é “combinar atividade lúdica direcionada para a criança com objetivos de aprendizagem orientados ou apoiados por professores ou outros adultos”, como afirmou a pesquisadora em Psicologia Deena Weisberg.
O que podem ser consideradas atividades lúdicas?
A palavra ludicidade vem do latim ludus, que significa jogar. Assim, ludicidade é um termo que se refere a atividades divertidas que utilizam a imaginação e a criatividade.
Atividades lúdicas são aquelas que fazem parte do universo da criança, como jogos e brincadeiras. São atividades livres, não impostas e sim realizadas com espontaneidade.
Além de educar, elas representam uma forma da criança se expressar; uma maneira física e mental de desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas..
Importância da ludicidade na educação infantil
A brincadeira influencia diretamente na formação cognitiva, emocional e social da criança. Ao brincar, as crianças:
- desenvolvem coordenação motora;
- estimulam a criatividade e imaginação;
- aprendem conceitos básicos como cores, formas e texturas;
- desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação;
- fortalecem a autoconfiança e a autoestima.
Vantagens para a escolarização
Além de seus benefícios imediatos, a brincadeira tem um impacto duradouro na educação, contribuindo significativamente para o desempenho escolar e o desenvolvimento de habilidades.
Algumas vantagens da brincadeira para a escolarização:
- melhoria da concentração e atenção;
- desenvolvimento de habilidades pré-matemáticas e linguísticas;
- aumento da curiosidade e interesse pelo aprendizado;
- melhoria da resolução de problemas e pensamento crítico;
- preparação para o sucesso acadêmico e pessoal no futuro.
Qual a diferença entre apenas brincar e aprender de forma lúdica?
A diferença entre apenas brincar e aprender de forma lúdica está na presença de objetivos educacionais claros e estruturados.
Brincar, por si só, é uma atividade espontânea e divertida que promove o desenvolvimento infantil, mas não necessariamente destina-se ao aprendizado.
Já o aprendizado lúdico combina diversão e educação, utilizando jogos, atividades interativas e brincadeiras para desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e técnicas específicas.
Por exemplo, é possível realizar atividades lúdicas para alfabetização, ou para aprender sobre tecnologia digital.
Essa abordagem estimula a curiosidade, a criatividade e a motivação, tornando o processo de aprendizado mais eficaz e atraente. Pode-se dizer que o aprendizado por meio do brincar acontece quando a atividade:
- É vivenciada como alegre
A alegria está no cerne do jogo. Seja expressa como prazer, seja como motivação ou emoção. Desde uma criança que gosta de brincar com um amigo até a emoção de construir a torre certa, a alegria é uma parte essencial da brincadeira.
Dizer que aprender por meio do jogo deve ser alegre, não significa que não possa haver emoções negativas ou neutras. Às vezes, a frustração com um problema é necessária para sentir a alegria do avanço quando ele é finalmente resolvido.
Assim como o poder da surpresa ou a emoção do inesperado, podem trazer alegria a uma situação que, de outra maneira, seria entediante ou potencialmente intimidadora.
- Ajuda as crianças a encontrar significado no que estão fazendo ou aprendendo
Significativo é quando a criança pode relacionar novas experiências a algo já conhecido.
Nas brincadeiras, as crianças frequentemente exploram o que viram e fizeram, ou notaram que outros fazem, como uma maneira de entender o que isso significa.
Ao fazer isso, eles podem expressar e expandir sua compreensão através de uma variedade de mídias, símbolos e ferramentas.
- Envolve pensamento ativo, engajado e consciente
Aprender por meio do jogo também envolve estar ativamente engajado. Quando as crianças são imersas em brincadeiras, elas aprendem.
Imagine uma criança que é absorvida intensamente por brincar com um conjunto de blocos de construção. Ela está imaginando ativamente como as peças vão ficar juntas e está realmente imersa.
Essa imersão mental e resistência à distração são uma marca registrada da brincadeira e da aprendizagem separadamente, mas parecem ser especialmente poderosas no contexto da aprendizagem pela brincadeira.
- Há pensamento iterativo (experimentação, teste de hipóteses, etc)
De uma criança tentando maneiras diferentes de construir uma torre alta com blocos, a uma criança descobrindo que o ângulo de um escorregador afeta a distância que uma bola de gude atravessa uma sala, iteração – testando possibilidades, revisando hipóteses e descobrindo a próxima pergunta – leva ao aumento da aprendizagem.
- Promove a interação social
A interação social é uma ferramenta poderosa para aprender e brincar. Ao comunicar seus pensamentos, entender os outros por meio da interação direta e compartilhar ideias, as crianças, não apenas podem gostar de estar com os outros, mas também constroem uma compreensão mais profunda e relacionamentos mais poderosos.
Essas cinco características baseiam-se em evidências de como as crianças aprendem melhor (a Ciência da Aprendizagem) e como promover uma mentalidade lúdica.

Metodologia LEGO® EDUCATION
Os kits da LEGO® Education são um exemplo de como as brincadeiras podem transformar a educação na infância. A metodologia da LEGO® Education divide o aprendizado em cinco etapas, também chamadas de 5 Es:
Engaje (Envolver)
Busca sensibilizar o aluno sobre determinado assunto ou conteúdo. Dessa forma, o aluno terá interesse em participar, estará engajado e se sentirá confiante na aula.
Explore (Explorar)
Nesse momento, ele é incentivado a explorar diferentes recursos, ferramentas e ideias para solucionar uma situação-problema. Essa etapa também é crucial para que o aluno ultrapasse o senso comum e reflita sobre diversas estratégias possíveis a serem aplicadas.
O objetivo é que o aluno desenvolva competências como trabalho em equipe, concentração, investigação científica e resolução de problemas.
Explain (Explicar)
Essa etapa busca desenvolver no aluno habilidades como comunicação, argumentação, persuasão, oratória e retórica, além de prepará-lo para falar em público e lidar com questões emocionais, como nervosismo, medo e ansiedade.
Também é uma fase fundamental para o trabalho colaborativo, onde os alunos podem debater e discutir na busca por soluções para problemas. Aqui, o aluno é desafiado a demonstrar o conhecimento adquirido nas etapas anteriores.
Elaborate (Elaborar)
Essa etapa tem como foco ajudar os alunos a consolidar e estruturar os conhecimentos adquiridos anteriormente. Nela, o aluno organiza de forma sistemática suas ideias e hipóteses, combinando o aprendizado obtido por meio de suas pesquisas individuais com os feedbacks, críticas e sugestões de colegas e professores.
Esse processo possibilita ir além do básico, promovendo a construção de um conhecimento mais sólido e aprofundado.
Evaluate (Avaliar)
Embora seja descrito como a etapa final, o Avaliar no modelo 5Es ocorre ao longo de todas as fases do processo. Aqui, a avaliação não se limita a atribuir uma nota final ou medir o conhecimento específico do aluno sobre um tema.
Trata-se de compreender o processo de aprendizagem, considerando aspectos como trabalho em equipe, capacidade de lidar com frustrações, aceitação de feedbacks, formulação de hipóteses, realização de investigações científicas, comunicação e a clareza na transmissão do conhecimento adquirido.
Nesse formato, o aluno entende que a avaliação escolar não é um fim em si, mas uma parte essencial de seu desenvolvimento. Além disso, ela não se restringe à visão do professor: os feedbacks de colegas e da turma também são incorporados.
Assim, o processo avaliativo se torna participativo, dinâmico e integrado ao progresso das atividades.
Gostou da metodologia? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para adquirir os conjuntos LEGO® Education e fortalecer a ludicidade na Educação Infantil.
Você precisa fazer login para comentar.