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Ludicidade na Educação Infantil: a importância da brincadeira

Entenda como a ludicidade na educação infantil estimula criatividade, coordenação motora e habilidades socioemocionais.

Tempo de leitura:7 minutos

foto representando ludicidade

A ludicidade na Educação Infantil é algo fundamental para o desenvolvimento da criança.

Há muitos anos, Albert Einstein disse: “brincar é a mais elevada forma de pesquisa”. Ainda assim, mesmo após essa frase de um dos mais importantes cientistas do mundo, brincar e aprender são vistas frequentemente como atividades opostas.

A primeira é divertida, enquanto a segunda é uma obrigação e, portanto, deve ser levada com seriedade. Mas, aprender por meio da brincadeira pode ser um método eficaz e poderoso para desenvolver habilidades holísticas nos primeiros anos de aprendizado.

Educar por meio de brincadeiras na escola é “combinar atividade lúdica direcionada para a criança com objetivos de aprendizagem orientados ou apoiados por professores ou outros adultos”, como afirmou a pesquisadora em Psicologia Deena Weisberg.

O que podem ser consideradas atividades lúdicas?

A palavra ludicidade vem do latim ludus, que significa jogar. Assim, ludicidade é um termo que se refere a atividades divertidas que utilizam a imaginação e a criatividade. 

Atividades lúdicas são aquelas que fazem parte do universo da criança, como jogos e brincadeiras. São atividades livres, não impostas e sim realizadas com espontaneidade.

Além de educar, elas representam uma forma da criança se expressar; uma maneira física e mental de desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas..

Importância da ludicidade na educação infantil

A brincadeira influencia diretamente na formação cognitiva, emocional e social da criança. Ao brincar, as crianças:

  • desenvolvem coordenação motora;
  • estimulam a criatividade e imaginação;
  • aprendem conceitos básicos como cores, formas e texturas;
  • desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação;
  • fortalecem a autoconfiança e a autoestima.

Vantagens para a escolarização

Além de seus benefícios imediatos, a brincadeira tem um impacto duradouro na educação, contribuindo significativamente para o desempenho escolar e o desenvolvimento de habilidades. 

Algumas vantagens da brincadeira para a escolarização: 

  • melhoria da concentração e atenção;
  • desenvolvimento de habilidades pré-matemáticas e linguísticas;
  • aumento da curiosidade e interesse pelo aprendizado;
  • melhoria da resolução de problemas e pensamento crítico;
  • preparação para o sucesso acadêmico e pessoal no futuro.

Qual a diferença entre apenas brincar e aprender de forma lúdica?

A diferença entre apenas brincar e aprender de forma lúdica está na presença de objetivos educacionais claros e estruturados.

Brincar, por si só, é uma atividade espontânea e divertida que promove o desenvolvimento infantil, mas não necessariamente destina-se ao aprendizado.

Já o aprendizado lúdico combina diversão e educação, utilizando jogos, atividades interativas e brincadeiras para desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e técnicas específicas.

Por exemplo, é possível realizar atividades lúdicas para alfabetização, ou para aprender sobre tecnologia digital

Essa abordagem estimula a curiosidade, a criatividade e a motivação, tornando o processo de aprendizado mais eficaz e atraente. Pode-se dizer que o aprendizado por meio do brincar acontece quando a atividade:

  1. É vivenciada como alegre

A alegria está no cerne do jogo. Seja expressa como prazer, seja como motivação ou emoção. Desde uma criança que gosta de brincar com um amigo até a emoção de construir a torre certa, a alegria é uma parte essencial da brincadeira.

Dizer que aprender por meio do jogo deve ser alegre, não significa que não possa haver emoções negativas ou neutras. Às vezes, a frustração com um problema é necessária para sentir a alegria do avanço quando ele é finalmente resolvido. 

Assim como o poder da surpresa ou a emoção do inesperado, podem trazer alegria a uma situação que, de outra maneira, seria entediante ou potencialmente intimidadora.

  1. Ajuda as crianças a encontrar significado no que estão fazendo ou aprendendo

Significativo é quando a criança pode relacionar novas experiências a algo já conhecido.

Nas brincadeiras, as crianças frequentemente exploram o que viram e fizeram, ou notaram que outros fazem, como uma maneira de entender o que isso significa.

Ao fazer isso, eles podem expressar e expandir sua compreensão através de uma variedade de mídias, símbolos e ferramentas.

  1. Envolve pensamento ativo, engajado e consciente

Aprender por meio do jogo também envolve estar ativamente engajado. Quando as crianças são imersas em brincadeiras, elas aprendem. 

Imagine uma criança que é absorvida intensamente por brincar com um conjunto de blocos de construção. Ela está imaginando ativamente como as peças vão ficar juntas e está realmente imersa.

Essa imersão mental e resistência à distração são uma marca registrada da brincadeira e da aprendizagem separadamente, mas parecem ser especialmente poderosas no contexto da aprendizagem pela brincadeira.

  1. Há pensamento iterativo (experimentação, teste de hipóteses, etc)

De uma criança tentando maneiras diferentes de construir uma torre alta com blocos, a uma criança descobrindo que o ângulo de um escorregador afeta a distância que uma bola de gude atravessa uma sala, iteração – testando possibilidades, revisando hipóteses e descobrindo a próxima pergunta – leva ao aumento da aprendizagem.

  1. Promove a interação social

A interação social é uma ferramenta poderosa para aprender e brincar. Ao comunicar seus pensamentos, entender os outros por meio da interação direta e compartilhar ideias, as crianças, não apenas podem gostar de estar com os outros, mas também constroem uma compreensão mais profunda e relacionamentos mais poderosos.

Essas cinco características baseiam-se em evidências de como as crianças aprendem melhor (a Ciência da Aprendizagem) e como promover uma mentalidade lúdica.

foto representando ludicidade com LEGO

Metodologia LEGO® EDUCATION

Os kits da LEGO® Education são um exemplo de como as brincadeiras podem transformar a educação na infância. A metodologia da LEGO® Education divide o aprendizado em cinco etapas, também chamadas de 5 Es:

Engaje (Envolver)

Busca sensibilizar o aluno sobre determinado assunto ou conteúdo. Dessa forma, o aluno terá interesse em participar, estará engajado e se sentirá confiante na aula.

Explore (Explorar)

Nesse momento, ele é incentivado a explorar diferentes recursos, ferramentas e ideias para solucionar uma situação-problema. Essa etapa também é crucial para que o aluno ultrapasse o senso comum e reflita sobre diversas estratégias possíveis a serem aplicadas.

O objetivo é que o aluno desenvolva competências como trabalho em equipe, concentração, investigação científica e resolução de problemas

Explain (Explicar)

Essa etapa busca desenvolver no aluno habilidades como comunicação, argumentação, persuasão, oratória e retórica, além de prepará-lo para falar em público e lidar com questões emocionais, como nervosismo, medo e ansiedade. 

Também é uma fase fundamental para o trabalho colaborativo, onde os alunos podem debater e discutir na busca por soluções para problemas. Aqui, o aluno é desafiado a demonstrar o conhecimento adquirido nas etapas anteriores.

Elaborate (Elaborar)

Essa etapa tem como foco ajudar os alunos a consolidar e estruturar os conhecimentos adquiridos anteriormente. Nela, o aluno organiza de forma sistemática suas ideias e hipóteses, combinando o aprendizado obtido por meio de suas pesquisas individuais com os feedbacks, críticas e sugestões de colegas e professores. 

Esse processo possibilita ir além do básico, promovendo a construção de um conhecimento mais sólido e aprofundado.

Evaluate (Avaliar)

Embora seja descrito como a etapa final, o Avaliar no modelo 5Es ocorre ao longo de todas as fases do processo. Aqui, a avaliação não se limita a atribuir uma nota final ou medir o conhecimento específico do aluno sobre um tema. 

Trata-se de compreender o processo de aprendizagem, considerando aspectos como trabalho em equipe, capacidade de lidar com frustrações, aceitação de feedbacks, formulação de hipóteses, realização de investigações científicas, comunicação e a clareza na transmissão do conhecimento adquirido. 

Nesse formato, o aluno entende que a avaliação escolar não é um fim em si, mas uma parte essencial de seu desenvolvimento. Além disso, ela não se restringe à visão do professor: os feedbacks de colegas e da turma também são incorporados. 

Assim, o processo avaliativo se torna participativo, dinâmico e integrado ao progresso das atividades.

Gostou da metodologia? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para adquirir os conjuntos LEGO® Education e fortalecer a ludicidade na Educação Infantil.

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