PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Habilidades socioemocionais: o que são e como trabalhar na escola?

Conheça as principais habilidades socioemocionais e veja como desenvolvê-las na escola de cinco formas diferentes.

Tempo de leitura:7 minutos

A escola tem um papel insubstituível na formação socioemocional das crianças e dos adolescentes. Várias pesquisas demonstraram que o ambiente escolar influencia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.

Esse desenvolvimento depende da qualidade do clima escolar, da relação saudável entre os alunos e professores e das experiências enriquecedoras que são proporcionadas aos alunos.

Neste artigo, vamos apresentar as principais habilidades socioemocionais e explicar como a escola pode auxiliar os alunos no desenvolvimento delas. 

Antes de seguir com a leitura, aproveite para baixar nosso e-book para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!

O que são habilidades socioemocionais?

Habilidades socioemocionais são aptidões que tornam a convivência do indivíduo com os outros e consigo mesmo mais pacífica e saudável, como a habilidade de se comunicar bem, demonstrar compaixão, entender seus próprios sentimentos e regular o nível de estresse. 

Assim, são atitudes, comportamentos e modos de pensar imprescindíveis para a vida em sociedade. 

As habilidades socioemocionais são divididas em dois grupos:

  • interpessoais (relacionadas à interação do indivíduo com os outros);
  • intrapessoais (relacionadas à interação do indivíduo consigo mesmo).

Qual é a diferença entre habilidades e competências socioemocionais?

O conceito de habilidade e de competência socioemocional são muito semelhantes. Por isso,  muitas pessoas usam os dois termos como sinônimos, sem distinção. Porém, estritamente falando, elas não são a mesma coisa. 

Enquanto as competências são mais gerais, as habilidades socioemocionais são desdobramentos mais específicos das competências. Geralmente, as habilidades socioemocionais são observáveis e mensuráveis, enquanto as competências são abstratas e subjetivas.

Como exemplo, podemos citar a competência socioemocional da empatia e as habilidades de demonstrar empatia, mostrar preocupação com os sentimentos dos outros e  defender os direitos de outra pessoa.

Essa hierarquia é similar à lógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que relaciona as competências de cada área do conhecimento com as habilidades específicas de cada componente curricular.

Quais são as principais habilidades socioemocionais?

Segundo o CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), organização internacional que é referência em aprendizagem socioemocional, as principais habilidades socioemocionais são as seguintes:

Tabela de habilidades e competências socioemocionais na educação

Qual é a importância delas na educação?

Foto de estudante triste, isolada dos colegas, sentada no chão da escola.

É muito comum que as escolas foquem somente na inteligência cognitiva dos estudantes, preparando-os para o Enem, provas e vestibulares. 

Entretanto, é necessário formar o indivíduo em todas as suas dimensões (intelectual, emocional, social, física e cultural). Só assim o verdadeiro objetivo da educação será cumprido, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):

“Art. 2º – A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Nesse contexto, o desenvolvimento adequado das habilidades socioemocionais é fundamental. Para viver bem em sociedade, o estudante precisa aprender a reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, agir com responsabilidade, respeitar e colaborar com os outros.

A educação socioemocional também traz muitas vantagens para o ambiente escolar:

  • previne o bullying;
  • diminui os riscos de evasão e abandono escolar;
  • melhora a concentração e o nível de proficiência dos estudantes;
  • torna o clima escolar mais aconchegante e acolhedor.

Como as escolas podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais?

Antes de tudo, a escola deve se esforçar para criar e manter um ambiente seguro e acolhedor. 

Desde a decoração até a recepção, no relacionamento diário dos profissionais com os alunos, nas reuniões com os pais e responsáveis, trabalhe para transmitir respeito e empatia. 

Somente com um clima escolar positivo é que a educação socioemocional será bem sucedida. Dito isso, veja abaixo cinco formas de desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes:

Trabalhando temas socioemocionais nas aulas

Independente do componente curricular, o professor pode integrar o conteúdo a temas socioemocionais de relevância. A BNCC cita habilidades relacionadas a respeito, autoconhecimento, comunicação e empatia em várias áreas do conhecimento.

Por exemplo, uma das habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio é “analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira” e “propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva”.

Na educação infantil, os objetivos de aprendizagem incluem demonstrar empatia e comunicar emoções.

Assim, é comum que os temas socioemocionais surjam naturalmente durante a aula. O professor, tendo acompanhado o comportamento dos alunos e conhecendo o contexto de vida deles, deve ser sensível para abordar os assuntos com perspicácia.

Utilizando metodologias ativas de aprendizagem

Outra forma de trabalhar as habilidades socioemocionais é utilizando metodologias ativas de aprendizagem. Essas metodologias incentivam a autonomia, a colaboração e a proatividade. Também exercitam a comunicação, a autogestão e a resolução de problemas.

Com a aplicação dessas metodologias, os estudantes serão desafiados o tempo todo a integrarem habilidades cognitivas e socioemocionais para alcançarem seus objetivos de aprendizagem.

Coordenando rodas de conversa

As rodas de conversa dão a oportunidade de os estudantes expressarem suas emoções, seus medos, sonhos e dificuldades. 

Também é um momento de troca de experiências, opiniões e pensamentos, o que fomenta o diálogo, o debate respeitoso e o aprendizado em grupo.

Para tirar bom proveito desta estratégia, o professor deve mediar o grupo para incentivar a participação de todos, acolher sentimentos expressados e fazer intervenções, se preciso.

Outra responsabilidade do coordenador da roda é criar um roteiro de conversa e combinar com os participantes o tempo de fala e escuta.

Aplicando avaliações socioemocionais

Foto de estudante fazendo avaliação online de habilidades socioemocionais.

As avaliações socioemocionais permitem a identificação do nível de desenvolvimento socioemocional de cada estudante. Os testes fazem perguntas sobre a percepção do indivíduo a respeito de sua personalidade, seu comportamento, suas emoções,  relacionamentos e problemas de conduta.

Além de auxiliar no acompanhamento pedagógico, este tipo de avaliação faz com que o aluno reflita sobre si mesmo e cresça em autoconhecimento. Por isso é muito importante que a escola não deixe de fazê-lo. 

Na Suíte Educacional, sua escola tem acesso a vários programas de avaliação socioemocional. A plataforma conta, ainda, com atividades e conteúdos de educação socioemocional (saiba mais no próximo tópico).

Realizando atividades online de educação socioemocional

As atividades online de educação socioemocional podem complementar as ações presenciais da escola e garantir o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, de maneira específica e dedicada.

Essas atividades geram feedback automático para estudantes e professores e não requerem a elaboração de um plano de aula, porque já foram desenvolvidas por organizações especializadas. 

O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, reuniu os melhores conteúdos de educação socioemocional na plataforma Suíte Educacional. Conheça a solução e confira todas as funcionalidades a que sua escola terá acesso!

Se quiser falar direto com um dos consultores do Educacional, clique aqui.

Compartilhar:

Quem leu também gostou

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: