A figura do professor sempre foi e sempre será essencial para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, ao longo da história da educação, a definição quanto ao papel do professor passou por diversas mudanças, acompanhando, naturalmente, as mudanças ocorridas na sociedade.
Assim como o estudante de hoje precisa desenvolver competências que antes não faziam parte do currículo (como pensamento computacional, programação, autonomia, resiliência e empatia), o professor da atualidade deve ter competências que eram inimagináveis há décadas atrás.
Neste artigo, iremos explicar qual é o papel do professor na fase atual da educação (Educação 5.0), para que sua escola apoie e capacite os docentes na superação dos desafios.
Um desses desafios é a apropriação pedagógica da tecnologia. Sobre isso, vale a pena consultar nosso e-book para gestores escolares: “Como implantar tecnologias educacionais na escola”. O material é exclusivo e gratuito! Aproveite!
Papel do professor em diferentes concepções pedagógicas
De acordo com o professor Dermeval Saviani, as diferentes concepções pedagógicas podem ser agrupadas em duas tendências: a tradicional, dominante até o final do século XIX, e a renovadora, que começou a prevalecer a partir do século XX.
Na tendência tradicional – que inclui a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, a pedagogia humanista e a pedagogia idealista –, o professor tem um papel central na educação, sendo responsável por transmitir o conhecimento aos alunos.
Já na tendência renovadora – que engloba os pensamentos de Rousseau, a Escola Nova e as teorias construtivistas –, a ênfase do processo educacional está na figura do estudante, que realiza sua própria aprendizagem, interagindo com os colegas e o professor, o qual exerce um papel de mediador, facilitador ou tutor.
Essa tendência é a mais difundida atualmente, principalmente no que tange ao Construtivismo. No entanto, sua hegemonia não exclui totalmente a influência das concepções tradicionais nos ambientes escolares.
Assim, o papel do professor ainda é tema de debate entre os educadores, filósofos e pedagogos.
Papel do professor na Educação 5.0
A Educação 5.0 é o modelo de educação vigente na atualidade, segundo autores e educadores nacionais e internacionais, tais como Valderez Loyola, Vilela Júnior, Elena Railean, Rumbidzay Muzira e Martin Rüfenacht.
Ela é marcada pelo uso intensivo de tecnologias educacionais e uma educação integral com foco em competências digitais e socioemocionais.
Por ser uma evolução da Educação 4.0, a Educação 5.0 também incorpora elementos da fase anterior, como ensino híbrido, metodologias ativas de aprendizagem, cultura maker e STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Na Educação 5.0, o papel do professor é de tutor e mediador do processo de aprendizagem – não mais um transmissor de conhecimentos.
“Os bons professores e orientadores sempre foram e serão fundamentais para avançarmos na aprendizagem. Eles ajudam a desenhar roteiros interessantes, problematizam, orientam, ampliam os cenários, as questões, os caminhos a serem percorridos. O diferente hoje é que eles não precisam estar o tempo todo junto com os alunos, nem precisam estar explicando as informações para todos”
José Moran
O professor da atualidade também precisa dominar as tecnologias digitais e usá-las como potencializadoras de uma aprendizagem significativa, personalizada, crítica, criativa e empreendedora.
Isso porque, na Educação 5.0, a tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser um eixo estruturante do ensino, devidos às suas possibilidades de personalização, colaboração, inovação e criação.
O docente também tem o papel de identificar e fomentar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, para que eles sejam éticos, responsáveis, inclusivos, resilientes, empáticos e criativos.
Principais competências do professor da atualidade

Levando em conta este cenário, os professores de hoje precisam apresentar as seguintes competências e habilidades:
Interdisciplinaridade
Os docentes devem ser capazes de relacionar os conteúdos da sua disciplina com outros componentes curriculares, inclusive de outras áreas de conhecimento. Essa integração demanda um trabalho cooperativo entre os professores para o planejamento das aulas, visando o melhor aproveitamento dos alunos.
Contextualização do conteúdo
Na Educação 5.0, o papel do professor é ser um autor de experiências contextualizadas. Para instigar os alunos na resolução de problemas e criação de projetos, ele precisa estar antenado às últimas notícias e tendências do mundo e buscar entender os desafios vivenciados pelos estudantes fora da escola.
Uso pedagógico das tecnologias
O professor da atualidade também deve ser capaz de incorporar a tecnologia em suas estratégias de ensino, de modo não “domesticado”, ou seja, de uma forma inovadora, direcionada e intencional. Assim, ele deve selecionar e criar recursos educacionais digitais que facilitem a aprendizagem.
Análise de Dados
O docente precisa analisar com clareza e inteligência os dados de aprendizagem de seus alunos, que são gerados e visualizados automaticamente em plataformas educacionais digitais. Essa análise é a nova aliada dos processos de acompanhamento pedagógico, avaliação e planejamento de aulas.
Pensamento Computacional
O professor deve estar apto a solucionar problemas complexos de forma lógica por meio da decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. O pensamento computacional é uma competência digital importantíssima do século XXI, tanto para professores quanto para alunos.
Autodesenvolvimento
O docente também deve utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS)para formação continuada e desenvolvimento profissional, com um olhar especial para as competências digitais.
Inventividade
A criatividade, a curiosidade, o desejo de testar novas metodologias, de inovar e explorar novos conhecimentos são essenciais para uma prática docente enriquecedora.
Empatia
O professor deve ser capaz de se conectar emocionalmente com seus colegas, alunos e familiares, respeitando as diferenças, oferecendo suporte emocional e ajudando cada pessoa a vencer suas dificuldades.
Autorregulação das emoções
O docente também precisa cuidar das próprias emoções. Diminuir o estresse, controlar a ansiedade, ter um estilo de vida saudável e demonstrar confiança e entusiasmo em seu trabalho.
Como capacitar e equipar os professores da minha escola?
Diante de todas essas competências e responsabilidades do professor na atualidade, você, gestor escolar, pode estar se perguntando: como devo capacitar e equipar os professores da minha escola?
Primeiramente, a equipe gestora deve investir na formação continuada de professores para uso das tecnologias e também para desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Para isso, podem ser realizados seminários, webconferências, palestras e oficinas.
Em segundo lugar, a instituição deve providenciar uma infraestrutura adequada, com conexão à Internet, computadores, projetores, câmeras e outras ferramentas, além de recursos educacionais digitais como livros digitais, games educativos, kits de robótica e ambientes virtuais de aprendizagem.
Precisa de ajuda para colocar isso em prática? O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, possui algumas soluções que podem impulsionar sua instituição:
- Suíte Educacional: plataforma digital que reúne mais de 30 de aprendizagem e gestão para auxiliar o professor com atividades e conteúdos didáticos. Além de complementar as atividades offline em sala de aula, as atividades online geram dados de aprendizagem que facilitam o acompanhamento e a avaliação.
- Aprimora: plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, está exclusivamente na Suíte Educacional.
- Pense +: plataforma de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento matemático, STEAM e resolução de problemas. Também é exclusivo da Suíte Educacional atualmente.
- Mesa Educacional: mesa de apoio à alfabetização e inclusão escolar, formada por vários blocos de letras, desenhos, sinais em Braille e animações em Libras, conectados à uma tela de computador.
- Inventura: solução completa de programação, robótica educacional e cultura maker para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
- Tivy: solução completa de robótica educacional, programação e STEAM para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino.
- Gomaker: locação de kits LEGO® Education, formação para professores e orientação pedagógica para fortalecimento da aprendizagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), envolvendo programação, robótica, cultura maker e trabalho em grupo.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional para descobrir qual é a melhor solução para sua escola, de acordo com o perfil da comunidade escolar e as necessidades da sua instituição.
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