O relatório individual do aluno é um documento que registra o progresso de um estudante durante um período específico (geralmente um bimestre letivo). Elaborado pelo professor ou pelo coordenador pedagógico, ele auxilia as escolas e as famílias a acompanharem os estudantes de perto.
Neste artigo, o Educacional vai mostrar como fazer um relatório manualmente e alguns modelos prontos para você se inspirar. Vamos apresentar, também, uma solução mais prática para o dia a dia que é o relatório automatizado, disponível no Hub Educacional.
O que escrever no relatório individual do aluno?
Cada instituição tem as suas próprias orientações quanto ao relatório individual do aluno.
Alguns relatórios podem ser focados em comportamento, enquanto outros em dificuldade de aprendizagem. Há também os relatórios mais gerais, que tratam de todas as dimensões do estudante.
Considerando este último caso, o relatório geralmente engloba os seguintes tópicos:
- pontos fortes do aluno;
- áreas em que precisa melhorar;
- dificuldades de aprendizagem;
- áreas de conhecimento em que mais progrediu;
- habilidades socioemocionais;
- habilidades motoras;
- comportamento;
- participação em sala de aula;
- e tarefas de casa.
Confira abaixo algumas dicas para escrever um relatório objetivo e construtivo.
Como fazer o relatório individual do aluno manualmente?
Algumas escolas ainda elaboram o relatório individual do aluno manualmente, escrevendo-o do zero ou a partir de modelos prontos. Neste caso, é importante tomar alguns cuidados:
1. Identifique o estudante
Comece o relatório identificando o estudante: seu nome completo, sua idade, sua turma e suas principais características.
2. Consulte os dados escolares e as anotações do professor
Para embasar suas considerações, cite dados concretos, como notas, número de faltas, ocorrências e observações em sala de aula. Essas informações deverão estar nos sistemas online da escola ou em documentos impressos da secretaria.
3. Avalie o desenvolvimento do aluno
Com essas informações em mãos, avalie o desenvolvimento do estudante levando em conta as habilidades que ele adquiriu, as dificuldades que ele teve e os pontos em que ele precisa melhorar.
4. Seja claro e objetivo
Evite divagações, frases complexas e termos técnicos. Adote uma linguagem simples e direta, com frases curtas e organizadas. Lembre-se que o relatório deverá ser lido rapidamente e facilmente compreendido pelos pais ou responsáveis.
5. Escreva com respeito e profissionalismo
Tenha cuidado para não usar palavras ofensivas. Escreva com formalidade, profissionalismo, respeito, cordialidade e positivismo. Tente valorizar o que o aluno aprendeu e reconhecer o seu esforço, mesmo quando a situação parecer desanimadora.
Como funciona o relatório automatizado?
Ao invés de escrever o relatório individual do aluno manualmente, sua escola pode utilizar relatórios automatizados, que são gerados automaticamente por plataformas digitais.
Essas plataformas coletam dados dos estudantes em atividades online, questionários e sistemas integrados da escola. Depois, graças à Inteligência Artificial, elas analisam e organizam os dados em relatórios de fácil visualização.
Assim, a escola consegue fazer o acompanhamento pedagógico e dar feedback às famílias em menos tempo e com mais praticidade.
No Hub Educacional, sua escola tem acesso a dashboards de dados dos alunos sobre:
- frequência escolar;
- desempenho acadêmico;
- lacunas de aprendizagem;
- perfil socioemocional;
- comportamento;
- nível de leitura;
- habilidades mais e menos desenvolvidas.
Quer levar o Hub Educacional para a sua instituição? Entre em contato com um dos consultores do Educacional.

Modelos de relatório individual do aluno
Para ilustrar melhor o tema, reunimos abaixo alguns modelos de relatório individual do aluno:
1. Educação infantil
Aluno:
Data:
Período Letivo:
Turma:
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Corpos, gestos e movimentos:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Traços, sons, cores e formas:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
Outras observações:
Considerações Finais:
- Progresso geral:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Recomendações:
- Próximos Passos:
2. Ensino Fundamental
Aluno:
Data:
Período Letivo:
Turma:
Áreas do conhecimento:
- Linguagens:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Matemática:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Ciências da Natureza:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
- Ciências Humanas:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Sugestões:
Habilidades Gerais:
- Comportamento:
- Organização:
- Participação em sala de aula:
- Responsabilidade:
- Aspectos socioemocionais:
Considerações Finais:
- Progresso geral:
- Pontos fortes:
- Áreas de desenvolvimento:
- Recomendações:
- Próximos Passos:
3. Dificuldade de aprendizagem
Neste bimestre letivo, o {NOME DO ESTUDANTE} apresentou dificuldades de aprendizagem em {CITAR ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMPONENTES CURRICULARES OU COMPETÊNCIAS}. O aluno não desenvolveu as habilidades de {CITAR O NOME DAS HABILIDADES}, como estava previsto em sua fase escolar.
Por outro lado, {CITAR PONTOS POSITIVOS DO ESTUDANTE}.
Para ajudá-lo a melhorar seu desempenho escolar, recomendamos que ele participe do reforço escolar a ser realizado no contraturno.
A escola reforça seu compromisso com o aprendizado de todos e conta com a colaboração das famílias para ser bem sucedida neste propósito!
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