A demanda por aulas de programação e robótica nas escolas está crescendo a cada dia no Brasil.
Depois da promulgação da Política Nacional de Educação Digital, essas duas competências se tornaram obrigatórias na grade curricular. Já o mercado de trabalho, impactado pela transformação digital, exige da educação a formação de jovens capazes de utilizar e criar tecnologias digitais.
Por isso, espera-se hoje que a escola ofereça oportunidades de aprendizagem que antes nem eram cogitadas – incluindo programação e robótica.
Neste artigo, o Educacional vai explicar a relação entre essas duas áreas do conhecimento e por que motivos sua escola deve incluí-las na rotina escolar. No final, mostramos como implantar um projeto de robótica e programação. Vamos lá?
Aproveite também para baixar nosso e-book gratuito para gestores escolares: 5 passos para sua escola iniciar um projeto de robótica“.
Qual é a relação entre programação e robótica?
A programação e a robótica estão intrinsecamente ligadas, embora a robótica seja mais ampla.
A robótica é um campo multidisciplinar que envolve conhecimentos de mecânica, eletrônica, hidráulica, pneumática, computação e, também, programação.
Enquanto a robótica engloba todo estudo e desenvolvimento dos robôs, a programação assume a função de dar vida a essas máquinas, por meio de instruções precisas.
É possível definir as ações que o robô irá realizar, desde tarefas mais simples, como se movimentar, até as mais complexas, como tomar decisões.
Por isso, em aulas de robótica educacional, o estudante aprende tanto a programar quanto a construir robôs. Além disso, o aluno passa a conhecer os componentes eletrônicos desses sistemas (controladores, sensores, atuadores, efetores, motores e placas de circuito).
Continue a leitura para entender outras habilidades desenvolvidas em aulas de robótica e programação.
Benefícios da programação e da robótica para a formação escolar
Veja abaixo seis vantagens de incluir a programação e a robótica no plano de aula da sua escola:
1. Educação digital
A programação e a robótica são duas competências essenciais para a educação digital. Inclusive, elas citadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no parágrafo da educação digital, que foi adicionado em 2023.
Assim, ofertar essas aprendizagens na escola é cumprir uma obrigação legal e, também, preparar os alunos para viver em um mundo cada vez mais conectado.
O propósito da educação digital é capacitar os jovens a utilizarem as tecnologias digitais de modo crítico e responsável. É também uma questão de inclusão digital – que, para todos os efeitos, tem tudo a ver com inclusão social.
2. Fortalecimento da aprendizagem em STEAM
Como mencionamos anteriormente, a robótica é um campo multidisciplinar. Ao construir e programar robôs, os alunos precisam aplicar conceitos de diversas áreas e solucionar problemas de forma criativa e inovadora.
Como consequência, ocorre a integração natural de conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Ao mesmo tempo, os estudantes colocam a mão na massa e constroem experimentos, criam hipóteses e analisam resultados.
Por envolver experiências práticas, a programação e a robótica facilitam a compreensão de conceitos abstratos da Matemática, levando a melhorias de desempenho na disciplina.
3. Desenvolvimento do raciocínio lógico
Essas duas áreas do conhecimento trabalham bastante o raciocínio lógico, já que envolvem:
- decomposição de problemas complexos em partes menores;
- identificação de padrões e sequências;
- planejamento organizado de cada passo da ação do robô;
- definição de sequência lógica de comandos para o robô;
- resolução de problemas;
- testagem de hipóteses;
- busca de alternativas.
- criação de algoritmos;
- teste e depuração de código;
- identificação de falhas e inconsistências;
- abstração de conceitos;
- generalização de regras.
4. Incentivo à criatividade
Já pensou no entusiasmo dos alunos ao montarem suas próprias invenções? Nas aulas de robótica e programação, eles podem dar vida aos seus próprios projetos, atendendo às necessidades da escola ou da comunidade local.
A resolução de problemas é um dos pilares da robótica educacional e, também, a grande propulsora do avanço tecnológico. Então, que tal construir robôs para ajudar um projeto social da cidade?
Porém, a robótica educacional também pode explorar projetos artísticos, atividades lúdicas e brincadeiras. Afinal, divertir-se faz bem! E a criatividade dos alunos, em si mesma, é uma competência importantíssima para o desenvolvimento.
5. Trabalho em equipe
Durante os projetos de robótica, os alunos conversam bastante e trabalham em grupo para resolver os problemas. É normal que eles se ajudem e superem, juntos, as dificuldades encontradas ao longo do caminho.
De fato, atividades práticas como essas tendem a incentivar a colaboração entre os colegas da turma. Por isso, a programação e a robótica desenvolvem o espírito de equipe.
6. Preparação para o mercado de trabalho
Nem todos os alunos vão trabalhar criando robôs. Porém, as habilidades desenvolvidas nas aulas de robótica vão ajudar todos os estudantes a terem sucesso em suas carreiras.
Isso porque a programação e a robótica desenvolvem a resolução de problemas, a comunicação, a proatividade, a perseverança e outras soft skills.
Além disso, a robótica e a programação estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, tanto em cargos de tecnologia da informação quanto em outras profissões.
Como incluir a programação e a robótica na rotina escolar?

A sua escola pode incluir a programação e a robótica na rotina escolar de duas formas: em horário fixo na grade curricular ou como atividade extracurricular para alunos interessados.
Para avaliar qual é a melhor opção, considere o nível de aprofundamento que você deseja alcançar e o tempo disponível na grade escolar. Pense também na infraestrutura da sua instituição e na preparação dos seus professores para trabalhar com tecnologias digitais.
Independentemente da forma escolhida, a escola vai precisar de:
Passo 1: Adquirir um kit de robótica;
Passo 2: Contratar um professor de robótica ou formar os professores da sua instituição para o ensino de robótica e programação;
Passo 3: Fazer o planejamento pedagógico;
Passo 4: Colocar o planejamento em prática;
Passo 5: Avaliar e mensurar os resultados continuamente.
Quer um caminho mais fácil? Conte com a ajuda do Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação!
Contratando a solução completa Robotis, sua escola obtém de uma só vez:
- locação de kits de robótica LEGO® Education;
- formação para professores;
- plano de aula de programação e robótica, totalmente alinhado à BNCC;
- e projeto arquitetônico de sala maker com adesivação.
Além disso, o Educacional acompanha todo o processo de implementação do projeto, oferecendo todo o apoio necessário. Quer receber mais informações? Entre em contato com um dos consultores do Educacional e impulsione a sua escola com programação e robótica.
Você precisa fazer login para comentar.