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Transformação digital na educação: tendências e desafios

A transformação digital na educação consiste no uso estratégico de tecnologias educacionais para melhorar a qualidade do ensino e otimizar a gestão escolar.

Tempo de leitura:16 minutos

Foto de estudante em sala de aula equipada com quadro negro e notebooks.

Muito se tem falado por aí sobre transformação digital, mas poucas pessoas entendem o que esse conceito realmente significa. 

Na área da educação, será um sinônimo da simples presença de notebooks em sala de aula? Ou do uso de livros digitais ao invés de materiais impressos? O que muda na prática para as escolas?

Navegue pelo conteúdo abaixo para entender o que é transformação digital e como as novas tecnologias mudaram a forma de ensinar e aprender.

Sumário:

O que é transformação digital?

Segundo George Westerman, co-autor do livro Liderando na Era Digital, a transformação digital é “o uso da tecnologia para melhorar radicalmente o desempenho ou o alcance de organizações”.

Já a professora Anandhi Bharadwaj define o conceito como uma “uma estratégia organizacional formulada e executada por meio do impulsionamento de recursos digitais para criar um valor diferenciado”.

Assim, entendemos que a transformação digital é uma mudança profunda gerada pela evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como Internet, computação em nuvem, mídias sociais, Big Data e Inteligência Artificial. 

Essa revolução impacta diversas áreas da sociedade, incluindo o mundo dos negócios, a educação, a saúde, as organizações sem fins lucrativos e os governos.

Utilizando as tecnologias com inteligência e intencionalidade, companhias de diferentes setores conseguem automatizar processos, aumentar a produtividade, reduzir custos, aperfeiçoar produtos e serviços e melhorar a comunicação com os consumidores!

Mas é importante ressaltar que a grande mudança não está no nível técnico das tecnologias, e sim na forma de pensar e operar dos indivíduos, que exploram as potencialidades dos recursos digitais para alcançar seus objetivos e elevar os resultados.

“A maior parte da nossa transformação digital é a mudança da nossa maneira de pensar”

Simeon Preston
Imagem de homem manuseando celular conectado a diversas tecnologias

E o que é transformação digital na educação?

Na educação, a transformação digital consiste no uso estratégico de tecnologias educacionais para:

  • melhorar a qualidade do ensino;
  • otimizar a gestão escolar;
  • integrar ambientes online e offline de aprendizagem;
  • potencializar a formação dos professores;
  • tornar a experiência de aprendizagem dos estudantes mais interativa e engajadora.

Esses objetivos são conquistados com a ajuda de plataformas educacionais, sistemas de gestão escolar, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos virtuais, lousas digitais e outros recursos educacionais digitais.

Ensinar com e sobre tecnologia

As escolas adaptadas à cultura digital devem ser capazes de não apenas ensinar com tecnologia, como também ensinar sobre tecnologia. Afinal, as TICs já fazem parte do cotidiano das crianças e terão impacto decisivo no futuro mercado de trabalho.

Por isso, as instituições escolares precisam oferecer uma educação digital para o desenvolvimento de competências digitais, como pensamento computacional, programação, robótica, computação e cidadania digital. 

O Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) traz uma série de conceitos e sugestões de temas para trabalhar em sala de aula, a fim de concretizar a educação digital.

Mudanças geradas pela transformação digital na educação

A transformação digital na educação alterou tanto o currículo escolar quanto as metodologias de ensino, os materiais didáticos, os processos e as ferramentas de gestão escolar e, ainda, as habilidades demandadas dos alunos e professores.

O tempo-espaço destinado à aprendizagem também foi alterado, extrapolando os limites da escola com o ensino híbrido.

“A transformação digital deve ser uma jornada centrada nas pessoas com um forte foco em ajudar os estudantes a libertar o seu talento, celebrando o papel crítico e crescente que os educadores desempenham e preparando os líderes escolares para utilizarem a tecnologia”

Anthony Salcito, vice-presidente Mundial de Educação da Microsoft

Exemplos de transformação digital em escolas do Brasil e do mundo

Foto de aluna assistindo aula online de Matemática no notebook.

Para deixarmos esse tema mais palpável, reunimos alguns exemplos de transformação digital em escolas brasileiras e internacionais. Confira abaixo algumas experiências exitosas:

Ensino híbrido na Singapura

Como Singapura obteve bons resultados no ensino remoto na pandemia, o país  decidiu, em 2021, alterar o calendário oficial das escolas e faculdades para incluir dias de aula à distância. 

O sistema de ensino híbrido de Singapura tem o objetivo de dar aos estudantes a oportunidade de aproveitarem o que há de melhor nas duas abordagens (online e offline) e assumirem o controle da própria aprendizagem.

Os dias de ensino remoto são menos estruturados que os dias de aula presencial para permitir que o aluno se aprofunde nos temas de seu interesse. 

E os alunos que não possuem ambiente doméstico adequado para o ensino remoto podem frequentar a escola nos dias de aula à distância, desde que comuniquem a gestão escolar com antecedência.

Avaliação diagnóstica a nível nacional no Chile

Em 2020 e 2021, no Chile, a Agencia de Calidad de la Educación produziu o Diagnóstico Abrangente de Aprendizagem (DIA), com alcance de 81% do território chileno. O estudo foi baseado em três avaliações diagnósticas aplicadas ao longo do ano, via plataforma digital.

As avaliações abordavam tanto questões acadêmicas de leitura e matemática quanto temas socioemocionais. O objetivo era dar informações precisas para os gestores e docentes a fim de tomarem decisões acertadas e identificarem os alunos que mais precisavam de apoio.

O DIA de 2021 gerou mais de 73 mil relatórios e contou com a participação de 87% das escolas públicas, 76% das subsidiadas e 52% das particulares.

Atividades virtuais no Paraná

Durante a pandemia, a Escola Municipal Domingos Sávio, de Guarapuava, no Paraná, começou a utilizar a plataforma de aprendizagem Aprimora para garantir a continuidade dos estudos dos alunos do Ensino Fundamental.

Na época, as crianças reagiram com muito interesse à novidade e se empenharam na resolução de atividades online. 

Até hoje, a ferramenta é utilizada pelos alunos por conta das facilidades da ferramenta: jornada de aprendizagem adaptada ao ritmo e nível de conhecimento do aluno e geração de relatórios em tempo real para o professor.

Recomposição de aprendizagem em São Paulo

No Estado de São Paulo, o projeto Além da Escola foi lançado em 2021 para  recompor aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em estudantes que se encontram nas faixas de pobreza e extrema pobreza.

A metodologia inclui agrupamento de alunos e acompanhamento do professor, além de extensão da carga horária por meio de atividades assíncronas em plataformas de aprendizagem. 

O tempo de estudos na plataforma deveria totalizar, em média, uma hora e trinta minutos por dia. Com o objetivo de facilitar o acesso às atividades, a Secretaria de Estado de São Paulo entregou chips de dados móveis para os estudantes e professores.

Aprendizagem STEAM em São Paulo

O Colégio Sophus, da cidade de Rosana, em São Paulo, incorporou em seu cronograma semanal as aulas de Inovação, com conteúdos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), utilizando kits de LEGO® Education.

Como consequência, a professora da instituição percebeu maior desenvolvimento de habilidades como pensamento computacional, trabalho em equipe, liderança, criatividade e resolução de problemas.

Pilares da transformação digital

Imagem de mulher pensando, com ícones de dados, mapas e figuras simbolizando Inteligência Artificial.

De forma geral, a transformação digital envolve 3 pilares defendidos pelo pesquisador George Westerman: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócios. Vejamos as principais características de cada pilar:

Experiência do cliente

O objetivo final de toda tecnologia é beneficiar as pessoas. Seja ela um aplicativo de serviços públicos digitais, uma máquina industrial automatizada ou um jogo virtual, quem irá aproveitar as funcionalidades da tecnologia é o cidadão, funcionário ou consumidor.

Por isso, qualquer empresa ou organização que queira se adaptar à cultura digital deve colocar as pessoas em primeiro lugar e zelar para que a experiência do cliente seja a mais satisfatória possível.

Na educação, esse pilar nos lembra que de nada adianta equipar a escola com inúmeros dispositivos tecnológicos se eles não inovarem as metodologias de ensino nem proporcionarem uma jornada de aprendizagem significativa.

Dados da TIC Educação 2016, por exemplo, mostram que 81% das escolas públicas do Brasil têm laboratórios de informática, mas somente 59% são usados.  

Processos operacionais 

Outra peça-chave da transformação digital é a otimização de processos operacionais, a fim de reduzir custos, encurtar prazos, simplificar as tarefas do dia a dia e aumentar a eficiência.

Tarefas muito repetitivas que exigem pouco esforço intelectual podem ser automatizadas para que o ser humano tenha mais tempo para se dedicar a atividades criativas e mais complexas.

Com a implementação da Internet das Coisas (IoT), as empresas conseguem controlar todos os equipamentos à distância, gerenciar melhor o estoque e rastrear produtos. Os sensores conectados aos aparelhos também notificam os gestores sobre falhas operacionais e necessidades de manutenção.

Além disso, devido ao uso intensivo de dispositivos digitais que coletam e processam dados rapidamente, as organizações podem analisar informações estratégicas e tomar decisões baseadas em dados, com muito mais precisão.

Na educação, esse pilar está relacionado aos programas e sistemas de gestão escolar que auxiliam na organização de documentos, elaboração e correção de avaliações, administração financeira e análise de indicadores educacionais.

Modelos de negócios

Outra característica fundamental da transformação digital é que ela deu origem a novos modelos de negócio, com serviços e produtos digitais, acesso mais fácil ao mercado internacional, integração entre diversos canais de marketing e personalização das experiências de compra. 

Devido às mudanças de consumo e comportamento da era digital, novos segmentos foram criados (tais como e-commerces, plataformas digitais e aplicativos de corrida), enquanto os setores pré-existentes tiveram que se readaptar.

Formas mais flexíveis de aquisição de receita ganharam força, como assinaturas, freemium e pay-as-you-go. Além disso, as TICs facilitaram o trabalho remoto e o atendimento 24 horas.

Na área educacional, especialmente após a pandemia da Covid-19, as possibilidades abertas pela tecnologia impulsionaram as instituições de Educação a Distância (EaD) e deram vez a diversos aplicativos, programas, plataformas e edtechs.

Qual é a importância da transformação digital para a educação?

foto de estudantes em sala maker realizando projeto de robótica

As novas tecnologias educacionais facilitam e aumentam a eficiência da gestão escolar com relatórios automatizados, sistemas de organização de documentos, programas de avaliação diagnóstica e outras aplicações.

Enquanto isso, no campo pedagógico, a disponibilidade de recursos educacionais digitais, como videoaulas, jogos virtuais e quizzes, torna a aula mais interativa e envolvente. 

O ensino híbrido também proporciona mais autonomia aos estudantes, flexibilidade em relação ao tempo e ao espaço e personalização do ensino. 

As plataformas adaptativas, por exemplo, conseguem reconhecer o nível de aprendizagem da criança e as áreas em que apresenta maior dificuldade para adaptar as atividades de acordo com suas necessidades individuais.

O currículo escolar também é impactado pela transformação digital, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece o ensino sobre tecnologias digitais como uma competência básica da educação nacional:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”

5ª competência geral da BNCC

Note que os estudantes devem tanto compreender o funcionamento das tecnologias digitais quanto serem capazes de utilizá-las para diversos fins, de maneira responsável, e ainda criar novas tecnologias.

Com certeza, essa diretriz está alinhada com as demandas do mercado de trabalho atual e do futuro, que irá privilegiar, cada vez mais, competências digitais e habilidades socioemocionais.

Qual é o futuro que queremos para as nossas escolas?

Em um futuro próximo, as escolas vão incorporar, cada vez mais, o modelo de ensino híbrido. Na sala de aula, os professores vão utilizar com mais domínio uma diversidade de recursos tecnológicos para tornar o conteúdo mais compreensível e atraente.

Os estudantes terão um papel mais ativo na própria aprendizagem, com jornadas personalizadas de ensino, metodologias ativas de aprendizagem, projetos de robótica e cultura maker.

Por outro lado, a gestão escolar será otimizada, por meio da automação de tarefas repetitivas e da integração de várias ferramentas. A abundância de dados combinada à Inteligência Artificial vai aperfeiçoar o monitoramento de indicadores educacionais e facilitar a tomada de decisões.

É para construir esse futuro que o Ecossistema de Inovação e Tecnologia Educacional trabalha com afinco. Nossa missão é criar e encontrar tecnologias que tornem a aprendizagem significativa, eficiente e engajadora! 

Acreditamos que aprender tem que ser uma experiência encantadora. Por isso, desenvolvemos diversas soluções educacionais inovadoras e personalizadas para escolas, redes de ensino e municípios, para que juntos possamos colocar em prática um novo jeito de fazer educação no Brasil. 

Desafios que nos separam desse futuro 

Foto de estudante realizando atividade escolar com papel e lápis.

No entanto, para que esse futuro da educação se torne uma realidade, alguns desafios devem ser vencidos. 

Universalização do acesso à tecnologia

Primeiramente, o acesso à Internet e aos dispositivos digitais precisa ser universalizado. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2022, 22% da população brasileira ainda não está conectada. 

Em relação às escolas, 18% das unidades não têm acesso à Internet e, entre aquelas que têm, somente 68% dispõe de Internet em sala de aula (dados da TIC Educação 2020). 

Por isso, instituições públicas e privadas precisam reunir esforços para garantir a infraestrutura necessária à conectividade. Além disso, ações de letramento digital são essenciais para que os alunos se apropriem das tecnologias a favor de seus interesses sociais e acadêmicos.

Novo perfil de professores

Em segundo lugar, a formação dos professores precisa ser reinventada para incluir habilidades e competências digitais e diminuir o enfoque em metodologias tradicionais de ensino. 

O CIEB definiu como competências essenciais para o professor atual a análise de dados, a mentalidade orientada a dados e o pensamento computacional. 

Educação integral

Por fim, as escolas precisam se atentar para a formação integral dos estudantes. Mais do que dominar conceitos e conteúdos, é esperado que os jovens sejam capazes de aprender, viver e conviver nessa sociedade hiperconectada, de maneira responsável, crítica e cidadã.

Não é por acaso que as habilidades do século XXI elencadas pelo Fórum Econômico Mundial são voltadas para o campo socioemocional e comportamental. São elas:

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  3. Resolução de problemas;
  4. Pensamento crítico;
  5. Criatividade;
  6. Liderança;
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
  8. Programação;
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  10. Raciocínio lógico;
  11. Inteligência emocional;
  12. Experiência do usuário;
  13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);
  14. Análise e avaliação de sistemas;
  15. Persuasão e negociação.

Conheça o Ecossistema de Inovação e Tecnologia Educacional

O Ecossistema de Inovação e Tecnologia Educacional é uma empresa brasileira dedicada a produzir, organizar e distribuir tecnologias para impulsionar a transformação digital na educação.

Nos últimos 28 anos, já ajudamos mais de 14 mil escolas públicas e privadas com produtos e serviços inovadores. Nossas principais soluções são:

  • Suíte Educacional: plataforma educacional completa que reúne mais de 30 soluções próprias e de parceiros que atendem diversas necessidades pedagógicas, de gestão escolar e integração tecnológica – tudo em um único ambiente virtual, com apenas um único login e senha.
  • Aprimora: plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, está exclusivamente disponível na Suíte Educacional.
  • Pense Mais: plataforma de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento matemático, STEAM e resolução de problemas. Também é exclusivo da Suíte Educacional atualmente.
  • Mesa Educacional: solução de apoio à alfabetização e inclusão escolar. Com capacidade para até 6 estudantes, a Mesa é formada por vários blocos de letras, desenhos, sinais em Braille e animações em Libras, conectados à uma tela de computador.
  • Inventura: solução completa de ensino de programação, robótica e cultura maker para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Tivy: solução acessível para aprendizagem de robótica, programação e STEAM com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Também somos distribuidores oficiais do LEGO® Education e micro:bit no Brasil. Operamos, ainda, as competições de robótica First Lego League Discover e First Lego League Explore.

Do que a sua escola precisa para evoluir no processo de transformação digital? Entre em contato com um dos consultores do Educacional e conheça as soluções mais adequadas para as necessidades da sua instituição!

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