Incluir projetos de robótica na grade escolar reflete positivamente no desempenho dos estudantes. Essa nova forma de ensinar e aprender é um dos braços da Educação 5.0 e vem se apresentando como um método cada vez mais engajador e estimulante para os alunos, que a cada dia estão mais ligados em inovação e tecnologia. Por isso, preparamos esse texto com as principais habilidades que o ensino desenvolve:
Trabalho em Equipe
Umas das competências fundamentais para o profissional do futuro! A capacidade de cooperação, diálogo, organização, comunicação e planejamento com os demais, faz do aluno um indivíduo cada vez mais sociável, aberto a ideias e a novas adaptações.
Resolução de problemas
Saber lidar com situações-problema sem perder o jogo de cintura não é tarefa fácil, nem para muitos adultos, não é verdade? Desenvolver projetos de robótica educacional levam na bagagem os desafios impostos aos alunos com base em situações da vida real. Robótica e resiliência caminham juntos, e praticá-los ainda na escola, certamente, fará do estudante um ser humano mais preparado para o mercado de trabalho.
Criatividade
Além da programação dos robôs, propriamente dita, a robótica promove atividades dinâmicas como montagem e movimentação de peças e também o processo de design, que, além do olhar estético trabalha o aspecto funcional para a solução de um problema. Tudo faz parte de um processo criativo que desperta o lado lúdico em crianças e jovens.
Competências Socioemocionais
Os constantes desafios propostos em projetos de robótica fazem desse um processo de reflexão, análise, controle emocional e social, que são habilidades essenciais para qualquer pessoa lidar com diferentes cenários da vida profissional.
Desenvolver tantas aptidões importantes em seus alunos é essencial para uma aprendizagem completa. E, você sabia que há uma forma de levar essa realidade para a sua escola de maneira acessível?
