Um dos grandes compromissos que os gestores devem ter é promover a diversidade nas escolas. Isso porque a educação inclusiva é um aspecto fundamental para propiciar um processo de aprendizagem de qualidade e acessível, além de ser um modo eficaz da instituição se destacar entre os estudantes e a família.
Para alcançar esse objetivo tão importante, é necessário que os professores atuem em sala de aula, levando em conta o respeito às diferenças, principalmente entre colegas de turma. Com isso, é possível formar cidadãos preparados para lidar com as mais diferentes situações no convívio em sociedade.
Neste post, vamos explicar a importância da diversidade dentro da escola e como esse assunto pode ser trabalhado da melhor maneira possível. Continue a leitura.
O que é diversidade?
De acordo com o dicionário Michaelis, o conceito de diversidade pode ser definido como “qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade”, ou seja, é o que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência de pessoas diferentes em relação ao gênero, à cultura, orientação sexual e etnia em um mesmo espaço. No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo.
Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero. Por isso, é muito importante que a diversidade escolar seja valorizada em várias situações, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Ao promover uma boa atitude, a instituição de ensino consegue refletir o seu compromisso com a formação de valores relacionados à responsabilidade social. Com isso, a escola e os estudantes podem se beneficiar de diferentes modos, o que permite que haja uma maior motivação e engajamento no processo de aprendizagem.
Qual a importância da diversidade nas escolas?
A escola é um local que vai além de troca de conhecimentos e exposição de conteúdos. É nela que os estudantes também aprendem sobre convívio em sociedade e valores.
Além de aprender sobre matérias como Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, durante as aulas, o aluno também forma sua visão de mundo e constrói seu modo de enxergar a sociedade e as pessoas que a compõem.
Dessa maneira, abordar a diversidade na escola e dialogar com os estudantes sobre o assunto é fundamental para que eles aprendam a respeitar as diferenças desde cedo. Logo, cabe aos professores e ao colégio aproveitar essa proximidade para abordar temas de diversidade e incentivar um discurso de empatia, respeito e tolerância entre os alunos.
Como trabalhar a diversidade nas escolas?
Agora, confira algumas dicas práticas de como desenvolver a diversidade no ambiente escolar!
Promova ações de acolhimento
Um objetivo de incentivar a diversidade é criar um espaço em que os estudantes possam ser acolhidos sem ser julgados por conta de suas diferenças. Algumas escolas já oferecem bolsas de estudos e políticas de acesso à educação que são efetivas para promover o acesso à equidade de gênero, racial e social.
Crie espaços de discussão
Criar um espaço de discussão com palestras e debates sobre a diversidade nas escolas é muito importante para tornar a comunidade de ensino mais engajada e envolvida no objetivo. Desse modo, o diretor e os educadores podem aproveitar o local para sensibilizar os estudantes sobre o respeito às diferenças.
Use filmes e livros infantis
Uma boa forma de promover a diversidade escolar é por meio da ludicidade na educação. Por isso, faça sessões de cinema na escola e rodas de leitura com livros e filmes que contenham mensagens de respeito e tolerância à diversidade.
Os professores podem criar debates e seminários após o encerramento da leitura ou da exibição dos filmes, em que abordarão temas como preconceito em geral, intolerância religiosa e racismo.
Invista em tecnologias
É um fato que a tecnologia representa um papel essencial de transformar a educação. Com ela, a gestão pode investir em inovações que são essenciais para o aperfeiçoamento e melhor desenvolvimento do processo de transmissão dos conhecimentos.
Isso porque a tecnologia atinge uma boa quantidade de alunos de modo instantâneo, possibilitando que eles tenham acesso a conteúdos de qualidade e relevância para sua formação, também quando o assunto é diversidade.
O que dizem as diretrizes nacionais?
Além de sua importância social, a discussão sobre diversidade também é um tema previsto nas principais diretrizes educacionais nacionais. A diversidade no ambiente escolar é uma competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz:
“Exercitar a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos e o diálogo, fazendo-se respeitar e promovendo o direito ao outro e aos direitos humanos, com valorização e acolhimento da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, suas potencialidades, culturas, identidades e saberes, sem preconceitos de qualquer natureza”.
O Plano Nacional de Educação (PNE) também fala sobre a importância da diversidade nas escolas e o fim da discriminação. Logo, o PNE tem o objetivo de combater a evasão escolar atrelada ao preconceito, garantindo o acesso de todos à educação.
Como a diversidade influencia na formação de crianças e adolescentes?
Como vimos, a diversidade nas escolas está relacionada à inclusão de todos os estudantes nas atividades educativas, levando em conta a boa convivência e o respeito às várias formas de existir no mundo.
Ou seja, é interagir de modo harmônico com pessoas de diferentes gêneros, cor, classe social, religião, entre outros. Logo, aprender a lidar com a diversidade é o primeiro passo para evitar situações que envolvem agressões físicas, discriminação e bullying.
Para isso, o gestor escolar pode agregar boas práticas para resolução e mediação de conflitos, além de criar um ambiente mais acolhedor, como o espaço maker, um local de convívio social, de experimentação e de criação, em que o aluno é o protagonista na resolução de problemas.
Isso auxilia no desenvolvimento socioemocional, que considera o desenvolvimento de aspectos emocionais e sociais das crianças e jovens.
Agora que já sabe o que é e qual a importância de promover a diversidade nas escolas, saiba que esse tema é fundamental para a formação de futuros cidadãos mais tolerantes com as diferenças. Portanto, lembre-se de adotar essa prática em sua rede de ensino para possibilitar a mudança desde cedo!
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, veja também como a cultura maker está revolucionando o mercado!