A tecnologia pode ser aplicada de várias formas na educação: na otimização da gestão escolar, no planejamento de aulas, no ensino híbrido, nas tarefas de casa e, também, no ensino em sala de aula.
A tecnologia em sala de aula surge para revolucionar as metodologias de ensino tradicionais, além de tornar o ambiente escolar um local atrativo para os alunos. Quando a educação é contextualizada no dia a dia dos estudantes, a tendência é obter resultados cada vez melhores.
Neste post, vamos apresentar as vantagens de usar a tecnologia em sala de aula e como fazer isso de modo significativo. Confira!
Aproveite também para baixar o e-book do Educacional para gestores escolares: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola.
Dados sobre o uso da tecnologia em sala de aula no Brasil
De acordo com a Pesquisa TIC Educação 2022, 78% dos professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio convidaram os estudantes a utilizarem tecnologias digitais em sala de aula, no ano de 2022, para realizarem pesquisas sobre o tema abordado em aula.
Segundo a mesma pesquisa, 78% dos estudantes de Ensino Médio utilizaram o celular ou o computador para pesquisar assuntos relacionados ao tema da aula, enquanto 69% usaram para ler textos e 63% para fazer tarefas junto com os colegas.
Entre os docentes que não utilizaram tecnologias digitais em atividades de ensino-aprendizagem, os principais motivos relatados para o não uso foram a falta de infraestrutura e a distração que a tecnologia causa nos alunos.
A pesquisa mostrou que 94% das escolas brasileiras possuem acesso à Internet. Porém, apenas 80% das escolas dão acesso aos alunos e 58% possuem computadores conectados à Internet, destinados aos estudantes.
Na sala de aula, somente 62% das escolas oferecem conexão aos alunos, limitando, assim, o uso da tecnologia neste ambiente.
Esse dado é lamentável porque o uso da tecnologia em sala de aula traz muitas vantagens para a escola, como veremos a seguir.

Vantagens da tecnologia em sala de aula
Existem diversas vantagens de utilizar a tecnologia em sala de aula, principalmente para o aprendizado e a gestão escolar. Confira abaixo os benefícios:
Melhoram o engajamento
As ferramentas digitais são, por natureza, interativas e dinâmicas. Isso resulta em maior engajamento dos estudantes, tanto com o conteúdo quanto com os colegas, em atividades em grupo.
Facilitam a gestão da informação
Algumas tecnologias educacionais coletam e processam dados dos usuários, criando, automaticamente, relatórios com informações valiosas, tais como:
- número de atividades realizadas por aluno, turma, escola e rede de ensino;
- nível de proficiência em determinado componente curricular ou área do conhecimento;
- nível de desenvolvimento de habilidades e competências específicas;
- taxa de acertos e erros;
- tempo médio de interação;
- assuntos em que os alunos apresentaram dificuldades;
- histórico de evolução de cada estudante;
- frequência escolar;
- e perfil socioemocional.
Esses dados orientam o professor e também ajudam a equipe de gestão escolar a tomar decisões mais assertivas.
Apoiam metodologias de ensino inovadoras
A tecnologia está presente em muitas metodologias de ensino inovadoras, como STEAM, robótica educacional, ensino híbrido e gamificação.
No método STEAM, os processos de engenharia e tecnologia são empregados para a resolução de problemas, aplicando conhecimentos de ciências, matemática e artes.
Na robótica educacional, os alunos aprendem a programar e montar robôs com kits de robótica.
No ensino híbrido, os alunos e professores utilizam recursos educacionais digitais em sala de aula.
E, na gamificação, os jogos educacionais digitais possibilitam o aprendizado interativo, imersivo e lúdico.
Desenvolvem competências digitais
Talvez o principal motivo para inserir a tecnologia em sala de aula é que a escola tem a responsabilidade de ensinar os alunos a usarem as tecnologias de modo responsável, ético, crítico e empreendedor.
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) já fazem parte da vida dos alunos, mas nem sempre eles possuem as competências digitais bem desenvolvidas.
É importante lembrar que as competências digitais são obrigatórias para a formação do estudante, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Política Nacional de Educação Digital e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Desafios para a utilização da tecnologia em sala de aula
Apesar da necessidade de utilizar a tecnologia em sala de aula, muitas escolas deixam a desejar nesse aspecto, por conta de alguns desafios:
Infraestrutura
Como mencionamos anteriormente, nem todas as escolas possuem Internet para os alunos. Para garantir esse acesso, é necessário ter conexão de boa qualidade, além de dispositivos como computadores, tablets e notebooks; manutenção constante dos equipamentos e equipe para suporte técnico.
Falta de capacitação dos professores
Outra dificuldade está na falta de capacitação dos professores para utilizarem tecnologias digitais.
Como a formação básica de muitos docentes não contemplou conhecimentos básicos de informática, cultura digital e tecnologia educacional, a escola precisa investir na formação continuada de professores para uso da tecnologia.
Mau uso da tecnologia
Quando a tecnologia é inserida em sala de aula, há o risco de utilizá-la de forma prejudicial ou ineficiente.
O uso é prejudicial quando os alunos encaram o smartphone ou o computador como um meio de entretenimento, e não de aprendizado, se distraindo da aula.
E ele é ineficiente quando os professores não sabem orientar os alunos, por falta de capacitação, ou quando as ferramentas digitais utilizadas são pouco proveitosas para o objetivo da aula.
A escolha dos recursos educacionais digitais deve sempre estar alinhada com o planejamento pedagógico. Sem isso, as escolas cometem o erro de “usar a tecnologia pela tecnologia”, sem propósito algum.
Como usar a tecnologia em sala de aula?

Como antecipado no último tópico, a seleção dos recursos educacionais digitais mais apropriados para a aula é o primeiro passo a ser seguido pelo professor.
O docente deve se perguntar quais materiais e ferramentas vão complementar o conteúdo exposto em aula e auxiliar os alunos a desenvolverem determinada habilidade.
São exemplos de atividades com tecnologia em sala de aula:
- exibir um vídeo;
- aplicar um questionário online;
- passar um game educativo;
- acompanhar a leitura de um e-book;
- montar um robô com os estudantes;
- supervisionar a resolução de exercícios em uma plataforma digital de aprendizagem;
- e pedir para os alunos pesquisarem sobre um tema.
Por outro lado, o coordenador pedagógico e o gestor escolar devem apoiar o professor no planejamento das aulas, disponibilizando um acervo apurado e diversificado de REDs, como a Suíte Educacional.
Também é responsabilidade da equipe gestora:
- realizar treinamentos com os docentes;
- prover conexão à Internet de qualidade;
- garantir uma boa infraestrutura na escola;
- supervisionar a atuação do professor em sala de aula.
Para evitar distrações por parte dos alunos, é recomendado utilizar uma plataforma de aprendizagem, que é um ambiente virtual exclusivo para o aprendizado.
A Suíte Educacional possui várias plataformas de aprendizagem, de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, STEAM, robótica e educação socioemocional, para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional para obter mais informações sobre a Suíte Educacional.
Conheça o Educacional
O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, é uma área de negócios da Positivo Tecnologia que produz, organiza e distribui tecnologias educacionais.
Confira abaixo nossas principais soluções:
- Suíte Educacional: plataforma educacional completa que reúne mais de 30 soluções educacionais, da área pedagógica, de gestão escolar e integração tecnológica;
- Robotis: kits LEGO® Education, formação para professores e orientação pedagógica para fortalecimento da aprendizagem STEAM;
- Aprimora: plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, está exclusivamente disponível na Suíte Educacional.
- Pense Mais: plataforma de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento matemático, STEAM e resolução de problemas. Também é exclusivo da Suíte Educacional atualmente.
- Mesa Educacional: solução de apoio à alfabetização e inclusão escolar. Com capacidade para até 6 estudantes, a Mesa é formada por vários blocos de letras, desenhos, sinais em Braille e animações em Libras, conectados a uma tela de computador.
Também somos distribuidores oficiais da LEGO® Education e micro:bit no Brasil. Operamos, ainda, as competições de robótica FIRST® LEGO® League Discover e FIRST® LEGO® League Explore.
Nos últimos 29 anos, impactamos mais de 14 mil escolas públicas e privadas, em mais de 40 países.
O propósito do Educacional é impulsionar a transformação digital da educação e ajudar as escolas a utilizar tecnologia em sala de aula, de forma inovadora e estratégica, pedagogicamente.
Você precisa fazer login para comentar.