Os estudantes e professores que participam de competições de robótica vivem intensamente a aprendizagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Eles pesquisam, refletem, inventam, constroem e se divertem!
São muitas emoções, ideias, trocas e expectativas. Poder apresentar seu projeto em um evento regional, nacional ou internacional é uma experiência inesquecível!
Como resultado, os participantes se tornam ainda mais engajados na escola, tanto no projeto de robótica quanto em outras áreas da instituição. Afinal, a competição tem esse poder de destravar habilidades e unir equipes em torno de um objetivo comum!
Confira abaixo como e por que inscrever a sua escola em competições de robótica educacional.
Como funcionam as competições de robótica educacional?
As competições de robótica para escolas são eventos que desafiam os estudantes a aplicarem seus conhecimentos de STEAM na projeção, construção e programação de robôs.
Cada competição possui um tema central e um conjunto de tarefas específicas, que podem variar de ano para ano. Os desafios exigem dos alunos criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Geralmente, os torneios de robótica são divididos em fases regionais, nacionais e internacionais. As escolas que obtêm melhor pontuação se classificam para a próxima fase e são premiadas, com troféus e medalhas.
Vantagens de participar
Participar de uma competição de robótica pode gerar vários benefícios para a sua escola:
- incentiva os alunos a continuarem estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos em robótica;
- fomenta o desenvolvimento de projetos na escola, o que torna a aprendizagem mais ativa e envolvente;
- amplia as vivências culturais, acadêmicas e científicas dos estudantes;
- desperta o interesse dos alunos por profissões da engenharia e computação;
- valoriza o esforço dos alunos e professores envolvidos no projeto vencedor;
- fortalece a cultura maker da escola;
- e desenvolve as habilidades próprias da robótica educacional, como pensamento computacional, programação, criatividade e colaboração.
Três competições de robótica que você precisa conhecer

Agora que você já sabe como é vantajoso participar de uma competição de robótica, conheça abaixo 3 opções para a sua escola, de acordo com a idade dos estudantes.
Os eventos abaixo são categorias da FIRST® LEGO® League, o maior torneio de robótica do mundo, com 110 países participantes!
Cada temporada possui um tema de fundo, buscando aplicar os conhecimentos de STEAM e a tecnologia da LEGO® Education na resolução de problemas reais, a fim de melhorar o mundo. A temporada de 2024/2025 é SUBMERGED, relacionada ao oceano.
FIRST® LEGO® League Discover
A FIRST® LEGO® League Discover é a categoria inicial da competição, voltada para alunos de 3 a 6 anos. No Brasil, ela é realizada pelo Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação.
As equipes participantes possuem até 4 estudantes e utilizam os conjuntos LEGO® DUPLO® e LEGO® Education STEAM Park.
Os desafios dessa categoria trabalham a coordenação motora, a exploração criativa e a introdução à Ciência e Matemática. As crianças também devem cultivar os valores fundamentais da FIRST® LEGO® League:
- trabalho em equipe;
- inclusão;
- diversão;
- descoberta de habilidades e ideias novas;
- inovação para solucionar problemas;
- e impacto no mundo em que vivemos.
FIRST® LEGO® League Explore
A FIRST® LEGO® League Explore é destinado aos alunos de 6 a 10 anos de idade. No Brasil, também é operado pelo Educacional.
As equipes são formadas por até 6 crianças, que precisam construir e motorizar um modelo de LEGO®, utilizando o conjunto LEGO® Education Spike Essential.
Nesta categoria, os alunos exercitam conhecimentos de Ciência, Matemática, robótica e computação, além de habilidades socioemocionais.
FIRST® LEGO® League Challenge
A FIRST® LEGO® League Challenge é a categoria mais avançada da competição, reservada para os estudantes de 9 a 15 anos. No Brasil, ela é realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
As equipes possuem até 10 participantes, que devem desenvolver um robô LEGO® e cumprir missões em uma mesa. Para isso, os alunos aplicam habilidades de design, programação, pensamento crítico, pesquisa, resolução de problemas e planejamento.
Como participar?
Para participar da FIRST® LEGO® League, siga o passo a passo:
- Fazer a inscrição da escola no site www.firstlegoleague.com.br
- Adquirir os materiais da temporada, de acordo com a categoria (Discover, Explore ou Challenge)
- Formar a equipe da escola, divulgando a oportunidade em um comunicado escolar e recrutando estudantes de diferentes idades e perfis.
- Definir papéis dentro da equipe e dividir responsabilidades.
- Preparar os alunos para a competição de robótica seguindo as atividades do Caderno de Engenharia.
É recomendado reunir a equipe pelo menos uma vez por semana, para garantir que o projeto seja concluído a tempo. Em relação ao espaço, você pode utilizar o laboratório de informática ou a sala maker da escola.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para saber como preparar sua escola de forma personalizada.
Você precisa fazer login para comentar.