A robótica é uma disciplina que mescla conhecimentos de diversas áreas, incluindo mecânica, eletrônica, hidráulica, pneumática e computação, com o objetivo de criar sistemas autônomos capazes de interagir com o mundo físico.
Visa melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo robôs que possam perceber, processar e reagir ao seu ambiente, alcançando metas específicas.
A robótica está cada vez mais presente em nossa sociedade e não seria diferente no ambiente educacional. Baixe o e-book para descobrir como iniciar um projeto de robótica na sua escola.
Por que ensinar robótica para crianças?
Ensinar robótica para crianças é uma excelente maneira de desenvolver habilidades importantes para o futuro.
Usando a metodologia STEAM, a robótica combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ajudando as crianças a cultivar conhecimentos nessas áreas. Além disso, incentiva as crianças a pensar de forma crítica e a resolver problemas de forma criativa.
A robótica também é uma atividade que pode ser realizada em grupo, ajudando os alunos a aprimorar habilidades sociais, como comunicação, colaboração e trabalho em equipe.
Além disso, ensinar robótica para crianças é uma forma de prepará-las para as carreiras do futuro, como engenharia, análise de dados e desenvolvimento de Inteligência Artificial.
Habilidades trabalhadas
Confira abaixo quais habilidades são desenvolvidas nas aulas de robótica para Educação Infantil e Ensino Fundamental:
Educação Infantil
- Habilidades motoras: coordenação motora, manipulação de objetos;
- Habilidades cognitivas: pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade;
- Habilidades sociais: trabalho em equipe, comunicação, compartilhamento de ideias;
- Habilidades emocionais: autoconsciência, autorregulação, empatia;
- Habilidades tecnológicas: introdução à programação, manipulação de robôs simples.
Ensino Fundamental
- Habilidades motoras: coordenação motora, manipulação de objetos, construção de protótipos;
- Habilidades cognitivas: pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, lógica;
- Habilidades sociais: trabalho em equipe, comunicação, compartilhamento de ideias, liderança;
- Habilidades emocionais: autoconsciência, auto-regulação, empatia, resiliência;
- Habilidades tecnológicas: codificação, programação, manipulação de robôs, design de protótipos, integração de tecnologias;
- Habilidades de resolução de problemas: análise de problemas, desenvolvimento de soluções;
- Habilidades de comunicação: apresentação de projetos, comunicação de ideias, argumentação em rodas de conversa e apresentação de trabalhos individuais e em equipe.
Como funcionam as aulas de robótica infantil?
As aulas de robótica para crianças são projetadas para serem divertidas e interativas, utilizando a ludicidade como ferramenta para ensinar seus conceitos fundamentais.
O objetivo da robótica educacional é desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais, introduzir conceitos básicos de robótica e programação, e fomentar a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico.
As atividades são projetadas para serem desafiadoras, mas não frustrantes, para manter os alunos motivados e engajados.
Os alunos aprendem a resolver problemas e a superar obstáculos, desenvolvendo competências importantes para o sucesso em qualquer área.
Exemplos de atividades

Confira abaixo alguns exemplos de atividades de robótica infantil do plano de aulas da LEGO® Education:
Criando modelos de robôs que ajudam as pessoas em tarefas
Peça às crianças para compartilhar seus conhecimentos sobre robôs e proponha a construção de um modelo de robô.
Depois, converse sobre as criações e peça aos alunos para pensarem em problemas que o robô possa ajudar a resolver. Finalmente, oriente a adicionar elementos ao robô para que ele possa executar a tarefa para a qual ele foi desenvolvido.
Construindo máquinas que trabalham juntas em um projeto
Apresente às crianças uma situação: a cidade onde as figuras LEGO® DUPLO vivem não tem um parque onde as crianças possam brincar. Explique que a cidade precisa de ajuda para planejar e construir um novo parque.
Peça às crianças para construir um equipamento que possa ajudar no projeto do parque. Elas podem usar cartões de construção como inspiração ou projetar sua própria máquina ou veículo.
Depois de construir, solicite que compartilhem seus modelos com o grupo e descrevam como eles podem ajudar no projeto do parque. Continue o projeto pedindo para construírem um veículo que possa levar pessoas ao novo parque e permita que elas demonstrem como o veículo funciona.
Explorando condicionais com os trilhos em forma de Y
Vamos brincar do “jogo dos bilhetes coloridos”! Escolha três pontos na sala de aula para serem as “paradas de trem” e peça às crianças para ajudar a nomeá-las. Use blocos de cores diferentes como “bilhetes” e peça para caminharem até o seu destino.
Em seguida, oriente as crianças para construírem seu próprio jogo com um trilho em forma de Y e blocos de cores diferentes.
Escolha uma criança para ser a maquinista e converse sobre como os trens dão sinais. Por fim, encoraje os alunos a construir um trilho mais complexo e converse sobre a logística de mover um trem.
Som do trem: explorando o sequenciamento e os blocos de ação azuis, amarelos e brancos
Pergunte às crianças sobre suas experiências em estações de trem e faça perguntas sobre como os trens funcionam. Em seguida, peça para brincarem de trem de forma diferente, usando sinais amarelos e azuis para controlar o trem.
Depois, solicite aos alunos para construir um trilho com duas extremidades e montar um modelo. Converse com eles sobre os blocos de ação e faça perguntas sobre como eles funcionam.
Por fim, encoraje-os a construírem um trilho mais longo e a criarem mais paradas.
Conheça o Robotis, programa completo de robótica para sua escola
O Robotis é um projeto de robótica completo que combina kits LEGO® Education, plataforma com atividades, formação de professores, planos de aula e suporte técnico para promover o desenvolvimento completo dos alunos.
Ele trabalha competências digitais, habilidades socioemocionais e pensamento computacional de forma prática e interativa.
Com base na metodologia de aprendizagem por meio da brincadeira e no modelo 5E’s, o projeto incentiva os alunos a se engajarem, explorarem, explicarem, elaborarem e avaliarem conceitos.
Destinado a turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, o Robotis é realizado em atividades em grupo, abordando temas variados que integram a metodologia STEAM.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional para implantar o Robotis na sua escola e ensinar robótica para crianças.
Você precisa fazer login para comentar.