Assim como todas as áreas da sociedade, a educação está em constante mudança. Sempre houve alterações ao longo da história. Nos últimos anos, porém, viu-se um processo mais acelerado de inovação na educação, impulsionada pela transformação digital e pelos desafios do século 21.
Hoje, os estudantes e professores precisam desenvolver tanto habilidades cognitivas, quanto socioemocionais e tecnológicas. Consequentemente, é demandado das instituições educacionais um novo posicionamento e um novo modus operandi, como foco na educação integral.
Entenda abaixo a importância da inovação na educação e como promovê-la.
O que é a inovação na educação?
A palavra inovação significa ato ou efeito de inovar, criar algo novo. Na educação, esse conceito refere-se à alteração de paradigmas, metodologias, práticas pedagógicas e estruturas curriculares.
A inovação também é frequentemente associada ao uso estratégico de tecnologias digitais: plataformas de aprendizagem, Learning Analytics, Inteligência Artificial e automação de tarefas.
A presença da tecnologia na escola abriu novas possibilidades pedagógicas e aprimorou a gestão escolar, melhorando processos e serviços educacionais.
Hoje, por exemplo, é muito mais fácil personalizar uma aula. Graças às plataformas adaptativas, os conteúdos são ajustados automaticamente de acordo com o nível de proficiência de cada aluno.
Já as ferramentas avaliativas regulam rapidamente o nível de dificuldade das questões e organizam os resultados em relatórios de fácil visualização.
Todas essas possibilidades, impensáveis há um tempo atrás, hoje são a realidade de várias escolas e faculdades do mundo inteiro.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação tecnológica é essencial para quem deseja se manter ou crescer em seu setor, ou mesmo buscar novas oportunidades de desenvolvimento e expansão.
Por que implantar inovações tecnológicas na educação?
Os processos de aprendizagem tradicionais, desenvolvidos em uma época muito diferente da atual, foram criados com o objetivo de preparar os futuros trabalhadores para desempenhar tarefas em linhas de produção.
Isso fica bem claro na disposição das carteiras enfileiradas, na quantidade de alunos, exclusão de características individuais e massificação do ensino. Qualquer semelhança com uma fábrica não é mera coincidência.
O problema é que esse modelo não tem mais ligação ou apelo com o aluno do século XXI. Há ainda uma distância entre a realidade que ele vive em seu dia a dia, conectada, ágil, estimulante e repleta de tecnologia, e o que ele vive na escola.
Não é de se admirar que, diante disso, os alunos estejam cada vez mais desmotivados, desinteressados e, por consequência, aumentando os índices de evasão ano a ano. De acordo com um estudo do IBGE realizado em 2020, 20% das pessoas entre 14 e 29 anos não terminaram algumas das etapas da educação básica.
A pandemia evidenciou ainda mais esse problema. Nesse cenário, ficou claro para as instituições que o ensino híbrido e inovação pedagógica são apenas o início de uma grande transformação.
Implantar inovações tecnológicas na educação significa não só conectar alunos, professores e escolas à realidade do mundo em que vivemos, mas também oferecer à sua escola instrumentos para se manter relevante e competitiva frente aos novos desafios impostos pelo mercado.
Como promover inovação na educação
Como explica o professor Fernando Tavares, a inovação na educação é um processo complexo, não um evento isolado.
Ela é resultado de uma série de mudanças no campo administrativo, social, político e cultural da escola, envolvendo as ferramentas de trabalho, as rotinas escolares e o comportamento dos profissionais, estudantes e pais ou responsáveis.
Por isso, não é possível gerar a inovação propriamente dita, mas há como acelerar ou refrear um movimento que está em curso.
O que fazer diante das tecnologias educacionais, das novas metodologias de ensino, da facilidade que a geração alpha tem para aprender autonomamente? Abraçar a mudança. Fazer parte da mudança!
É bom lembrar que a inovação não é um fim em si mesmo. Ela é apenas um caminho que visa o aperfeiçoamento, a resolução de um problema, o alcance do objetivo. No caso da educação, o alvo é melhorar a aprendizagem dos alunos.
E é nesse alvo que as instituições devem mirar.
Para inovar verdadeiramente é preciso muito mais do que utilizar ferramentas digitais. É necessário adotar estratégias criativas e disruptivas. É preciso testar novos métodos de ensino e envolver toda a comunidade escolar.
Também é importante fazer parcerias e buscar referências. Algo que está dando certo em uma escola pode funcionar também em outras instituições! Por isso, compartilhe experiências e mantenha contato com sua rede de educadores.
Juntos por um novo jeito de educar no Brasil
O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, é uma área de negócios da Positivo Tecnologia que produz, organiza e distribui tecnologias educacionais para escolas do Brasil e do mundo.
A inovação na educação está no nosso DNA. Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais engajadora e significativa, temos parcerias com várias edtechs, organizações e sistemas de ensino.
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