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Processo de aprendizagem: o que é e suas principais etapas

Neste post, vamos explicar o que é processo de aprendizagem, suas vantagens e como adotá-lo na escola. Confira!

Tempo de leitura:6 minutos

O processo de aprendizagem envolve algo mais complexo do que a repetição e memorização de práticas ou conceitos. Ele abrange a multiplicidade de experiência e valores que incorporamos ao longo do tempo, envolvendo os aspectos socioemocionais, culturais, psíquicos, físicos e cognitivos.

Isso começa na primeira infância, desde os primeiros meses do bebê, e se estende por toda a vida. Nesse caso, a aprendizagem acontece por meio da interação da criança com as pessoas e o ambiente ao seu redor, além da própria observação.

Esse processo precisa fomentar ações transformadoras. Isso quer dizer desenhar um novo modelo de sala de aula, medir o desempenho, usar tecnologia e entender o perfil dos estudantes.

Neste post, vamos explicar a importância do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Confira!

O que é o processo de aprendizagem?

O processo de aprendizagem está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com ele, é possível aperfeiçoar ou desenvolver valores, conhecimentos, habilidades, comportamentos e competências, por meio do raciocínio, estudo, observação e experiências.

Aprender é algo essencial na vida das pessoas. Seja na formação profissional, acadêmica ou escolar, a obtenção dos conhecimentos oferece muitos benefícios para a rotina dos estudantes e o seu futuro.

Qual a importância do processo de aprendizagem diverso nas escolas?

O processo de aprendizagem é intrínseco ao desenvolvimento humano e ocorre quando o aluno consegue relacionar o seu aprendizado por meio das funções cognitivas, responsáveis pela capacidade de assimilar os conhecimentos.

Nesse caso, para incentivar a autonomia dos estudantes e o seu protagonismo em sala de aula, melhorando o seu processo de aprendizado, é fundamental utilizar metodologias ativas. Além de ajudar na construção do conhecimento, elas também podem auxiliar os discentes que estão com alguma dificuldade de aprendizagem.

Além disso, as ferramentas digitais também são bem-vindas. Os smartphones, que eram considerados vilões, podem ser utilizados durante as aulas para complementar o aprendizado. Portanto, adotar um processo de aprendizagem diverso na escola é essencial para melhorar o desempenho dos alunos.

Quais as vantagens do processo de aprendizagem diverso?

De modo geral, existem inúmeros benefícios no processo de aprendizagem diverso, tanto para a escola quanto para os alunos. Veja:

  • preparação para os diferentes problemas do dia a dia;
  • entendimento do ensino como algo tranquilo e legal;
  • maior confiança para os alunos;
  • criação da autonomia.

Quais são as principais etapas?

A teoria conhecida como “os 4 estágios do Aprendizado de qualquer nova habilidade” é atribuída a Abraham Maslow, psicólogo americano. Ele determina 5 categorias de necessidades humanas, que são:

  • autorrealização;
  • estima;
  • afeto;
  • segurança;
  • necessidades fisiológicas.

Segundo o psicólogo, a pessoa só sente a vontade de satisfazer a necessidade de um próximo estágio caso o anterior seja atendido. Diante do interesse em desenvolver competências, é preciso passar pelos 4 estágios do processo de aprendizagem. Veja quais são eles!

Incompetência Inconsciente

O primeiro passo se refere ao desconhecimento sobre a nova aptidão a ser aprendida. Aqui, os indivíduos não fazem ideia de que o novo conhecimento exista ou possa vir fazer parte de sua rotina.

Para que a próxima etapa seja alcançada, é importante que a pessoa reconheça a sua incompetência em relação à nova habilidade a ser desenvolvida, passando a valorizá-la.

Incompetência Consciente

Nesta segunda etapa do processo de aprendizagem, os indivíduos reconhecem sua incompetência em algo e se dedicam aos processos de valorização dos conhecimentos a serem adquiridos.

Assim, é um estágio delicado. Depois do reconhecimento da incompetência, as pessoas começam a praticar a nova habilidade que está em processo de desenvolvimento, atravessando falhas e erros que podem aparecer no processo.

De modo geral, elas têm consciência de que não conseguem executar determinadas atividades, mas estão dispostas a aprender. Contudo, a compreensão de que o erro é um aliado no processo evolutivo deve estar presente para superar os desafios.

Competência Consciente

Ao superar o desafio da fase anterior, na etapa da competência consciente, as pessoas sabem ou entendem como fazer algo, conseguindo executar as novas aptidões adquiridas.

No entanto, ainda é necessário fazer as atividades devagar e com bastante atenção, tornando os processos ainda mecanizados, como um passo a passo. Essa etapa é considerada mais motivadora e fácil, já que os resultados começam a surgir.

Competência Inconsciente

A última etapa do processo de aprendizagem consiste na competência inconsciente. Aqui, o aprendiz já praticou a nova habilidade adquirida diversas vezes, não tem mais dificuldade e a faz com maestria. Dessa maneira, existe a adaptação do uso do novo conhecimento para o contexto atual.

Como adotar o processo de aprendizagem nas escolas?

Investir em estratégias para melhorar o processo de aprendizagem nas escolas é fundamental para os alunos. Confira algumas dicas!

Aposte na inovação

O avanço tecnológico beneficia o processo de aprendizagem nas escolas e, portanto, é necessário acompanhar essa inovação para melhorar o desempenho dos alunos. A tecnologia possibilita tornar o ambiente escolar mais agradável, o que incentiva o estudante a gostar de ir à escola.

Nesse caso, a instituição pode apostar nas Suítes Pedagógicas, uma plataforma inovadora de aprendizagem para apoiar as escolas no desenvolvimento de novas práticas de uso da tecnologia.

Em um ambiente digital, a instituição acessa os recursos tecnológicos e as melhores aplicações em STEAM, Matemática e Língua Portuguesa. Aqui, vale ressaltar a importância da linguagem no processo de ensino-aprendizagem, que ajuda no estabelecimento de relações na sala de aula, auxiliando no aprendizado de novos conteúdos.

Logo, as Suítes Pedagógicas integram os recursos usados a soluções educacionais que falam a linguagem do aluno para tornar a aprendizagem mais encantadora.

Pergunte aos estudantes o que melhorar

Embora muitos alunos sejam menores de idade, é necessário levar em conta a opinião deles. É possível fazer isso por meio de pesquisas de satisfação, que precisam ser adaptadas a cada faixa etária, para identificar os pontos de melhoria.

Aqui, será possível entender se os professores estão conseguindo passar os conteúdos de modo satisfatório, se há falhas na comunicação etc. Também é possível aplicar a avaliação diagnóstica de aprendizagem, uma ferramenta que analisa e avalia se as atividades propostas estão tendo o resultado esperado.

Agora que você já sabe o que é processo de aprendizagem e quais são as suas etapas, tenha em mente que é importante que as escolas adotem um processo diverso e que contemple todos os estudantes. Com isso, é possível aumentar a participação dos estudantes nas aulas e desenvolver a sua autonomia.

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