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Como será a educação do futuro? Veja 7 tendências

Reunimos as previsões da OCDE, Unesco e outras organizações para descobrir como será a educação do futuro. Confira as principais tendências!

Tempo de leitura:8 minutos

Foto de estudantes em sala de aula fazendo avaliação no formato digital, que é uma das tendências da educação do futuro.

O setor educacional, assim como toda a sociedade, está passando por profundas mudanças. Além de acompanhar as novidades e se adaptar ao presente, os gestores escolares precisam estar atentos às tendências do futuro para a educação, como forma de se preparar e antecipar medidas.

Diante disso, o Educacional reuniu as principais previsões da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação), Fab Foundation, Todos pela Educação e outras organizações nacionais e internacionais.

Leia até o final para se inteirar das maiores tendências da educação do futuro. Aproveite também para baixar nosso e-book gratuito: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola.

7 tendências da educação que devem prevalecer no futuro

Confira abaixo sete tendências globais que estão ganhando corpo na educação e prometem se solidificar cada vez mais nos próximos anos:

  1. Uso intensivo de tecnologias educacionais

As tecnologias educacionais, tais como plataforma de aprendizagem, softwares de gestão escolar, lousa digital e sala de reunião virtual, farão parte da rotina escolar. 

Os professores e gestores vão utilizar as tecnologias não apenas como ferramentas de apoio, mas como viabilizadoras de uma verdadeira transformação nos processos pedagógicos e de gestão escolar. 

O planejamento e a execução das aulas, a elaboração e a correção das avaliações, o atendimento personalizado dos estudantes, a gestão de recursos e a tomada de decisões – todas essas áreas terão ganhos de eficiência com a ajuda de tecnologias educacionais.

“Isto pode melhorar o acesso à aprendizagem para pessoas de todas as idades; transformar práticas de ensino e aprendizagem; expandir a instrução individualizada e adaptativa; complementar a aprendizagem baseada no trabalho com educação vocacional e treinamento; reduzir os custos do ensino; facilitar o fornecimento de credenciais alternativas; apoiar a formação dos educadores; e melhorar a tomada de decisão na educação”

Education and Skills at the OECD
  1. Foco em resolução de problemas

A Unesco entende a educação como um meio de preparação dos estudantes para a cidadania global, buscando o desenvolvimento social, político, cultural, econômico e ambiental do mundo.

Por isso, a organização reconhece como imprescindível a habilidade de resolver problemas, com pensamento crítico, raciocínio, sensibilidade social e criatividade.

“A educação para a cidadania global visa estimular alunos a analisar criticamente questões da vida real e a identificar possíveis soluções de forma criativa e inovadora”

Educação para a cidadania global – preparando alunos para os desafios do século XXI.

Essa habilidade envolve tanto a capacidade cognitiva para raciocinar, investigar e criar soluções quanto a competência socioemocional de se solidarizar com os problemas locais e globais da sociedade.

Uma forma muito prática de fortalecer essa habilidade é empregando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Clique no link para conhecer melhor a ABP.

  1. Cultura maker

A cultura maker é a mentalidade do “aprender fazendo”. Ela incentiva os estudantes a “colocarem a mão na massa” e construírem objetos, protótipos e sistemas.

É comum que as atividades maker nas escolas envolvam práticas de marcenaria, costura, pintura, engenharia, programação e robótica. Assim,  a cultura maker é um aliado da aprendizagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Seu caráter ativo favorece a autonomia, a proatividade, a criatividade e o espírito colaborativo dos estudantes.

A maior vantagem da cultura maker é que ela mostra aos estudantes que, sim, eles são capazes de inovar, construir, consertar, transformar uma realidade: 

“ sinaliza para uma transformação social, cultural e tecnológica que nos convida a participar como produtores e não apenas consumidores. Ele está mudando a forma como podemos aprender, trabalhar e inovar. É aberto e colaborativo, criativo e inventivo, mão-na-massa e divertido. Nós não temos que nos conformar com a realidade ou aceitar o status quo – podemos imaginar um futuro melhor e perceber que somos livres para fazê-lo.”

Dale Dougherty
  1. Mais aulas de programação e robótica
Foto de estudantes em aula de robótica, uma das tendências da educação do futuro.

Várias instituições no mundo já adotam aulas fixas de robótica e programação na grade curricular, mas a tendência é que essa prática se torne cada vez mais comum.

Afinal, uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho é a da Tecnologia da Informação (TI). O avanço da Inteligência Artificial (IA) promete impactar todas as profissões do mundo e tornar a programação uma habilidade essencial para todas as pessoas.

A robótica, apesar de incluir práticas de programação, vai além: incorpora conhecimentos de engenharia, design, eletrônica e eletromecânica. Esses campos também estão em alta no mercado de trabalho e demandam da educação básica uma preparação antecipada.

  1. Habilidades socioemocionais

Outro pilar da educação do futuro são as habilidades socioemocionais. Em vez de focar apenas no desenvolvimento cognitivo, as escolas vão trabalhar para o desenvolvimento integral dos estudantes, a começar pelas esferas social e emocional.

É esperado que o estudante exerça empatia, respeito, resiliência emocional, colaboração com os colegas, proatividade e responsabilidade. 

Para isso, a escola vai criar mais oportunidades de trabalho em grupo, projetos escolares, rodas de conversa e outras atividades que estimulem a participação ativa dos estudantes e a interação entre eles.

“O sucesso na educação hoje depende de identidade, agência (ou seja, a capacidade de definir uma meta, refletir e agir com responsabilidade para efetuar mudanças), valores, curiosidade e mobilização de recursos cognitivos, sociais e emocionais para contribuir ativamente com a sociedade”

Building the Future of Education
  1. Sistemas de avaliação com Inteligência Artificial

A OCDE já divulgou que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2025 vai utilizar Inteligência Artificial para monitorar a regulação emocional e a motivação dos estudantes durante a prova.

“As provas não são mais sobre se os alunos acertaram ou erraram a pergunta e, sim, sobre como abordam um problema, se eles estabelecem uma meta, quais são suas estratégias, sua motivação”, afirmou o diretor de Educação e Habilidades da OCDE, Andreas Schleicher, em evento da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).

Segundo o diretor, a avaliação vai rastrear o movimento do mouse e do teclado, a voz, o olhar e os movimentos faciais dos estudantes para interpretar a forma como eles respondem às questões.

Outra novidade será a permissão de os estudantes consultarem tutores inteligentes  quando tiverem dúvidas.

Essa mudança parte do pressuposto que, nos dias atuais, a consulta às informações na Internet já faz parte do nosso cotidiano. O que importa é saber usar essas ferramentas de modo inteligente!

“Em tempos de ChatGPT não se trata de repetir respostas, mas de aprender a fazer perguntas corretas. Não se trata apenas de medir o que você sabe sobre Biologia e Física e, sim, se você consegue pensar como um cientista. Na História, não se trata de lembrar nomes de lugares, mas se você entende a sociedade que surgiu a partir de determinado desenvolvimento. ”

Andreas Schleicher, diretor na OCDE
  1. Automatização na gestão escolar

Outra característica da educação do futuro é a automatização de algumas tarefas da gestão escolar, como:

  • correção de testes;
  • cálculo de notas;
  • envio de boletins e comunicados para os pais e responsáveis;
  • registro da frequência;
  • geração de boletos de mensalidade;
  • gerenciamento de inadimplência;
  • organização de documentos;
  • acompanhamento do desenvolvimento profissional dos professores (cursos, qualificações e títulos);
  • agendamento de reuniões;
  • elaboração de relatórios escolares.

As plataformas educacionais, por exemplo, coletam e organizam dados automaticamente em dashboards de índices educacionais, como média de proficiência, taxa de aprovação, taxa de faltas e número de alunos por sala. 

A visualização facilitada desses dados colabora para a tomada de decisões assertivas e a identificação prévia de problemas pedagógicos e administrativos.

Outras funcionalidades melhoram a eficiência e a agilidade dos processos de gestão escolar, além de reduzir alguns custos operacionais.

Prepare sua escola para o amanhã

Quer preparar a sua escola para a educação do futuro? Conte com a ajuda do Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação

Nossas soluções estão alinhadas às principais tendências da educação e extraem o melhor da tecnologia a favor da aprendizagem. Conheça abaixo os programas mais indicados para cada necessidade:

1. Uso intensivo de tecnologias educacionais: Suíte Educacional e Mesa Educacional

2. Foco em resolução de problemas: Inventura, Tivy e LEGO® Education

3. Cultura maker: Inventura, Tivy e LEGO® Education 

4. Mais aulas de programação e robótica: Suíte Educacional, Inventura, Tivy e LEGO® Education 

5. Habilidades socioemocionais: Suíte Educacional, Tivy e Inventura

6. Sistemas de avaliação com Inteligência Artificial: Suíte Educacional

7. Automatização na gestão escolar: Suíte Educacional

Para obter mais informações e falar sobre as especificidades da sua instituição, entre em contato com um dos consultores do Educacional. Até logo!

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