A alfabetização é um dos momentos mais importantes da jornada de aprendizagem. Para que ela seja bem sucedida, a escola deve dispor de professores capacitados, infraestrutura adequada e recursos pedagógicos eficientes e atrativos.
Entre as várias responsabilidades da equipe de gestão escolar, está a seleção e aquisição de materiais didáticos. Por isso, trouxemos neste artigo sete recursos pedagógicos para alfabetização, a fim de você conheça cada um deles e escolha os mais indicados para a sua instituição.
Antes de prosseguir na leitura, aproveite para baixar nosso e-book para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!
Tudo pronto? Vamos lá!
7 recursos pedagógicos que auxiliam o processo de alfabetização:
Os recursos pedagógicos são materiais ou estratégias que facilitam a compreensão dos objetos de aprendizagem. Tratando-se de Educação Infantil, é muito importante que esses recursos sejam lúdicos e envolventes.
Confira abaixo sete recursos pedagógicos para alfabetização:
1. Mesa Educacional

A Mesa Educacional é uma tecnologia desenvolvida pelo Educacional, Ecossistema de Inovação e Tecnologia. Ela é composta por:
- blocos coloridos com letras, números, símbolos e imagens;
- um aparelho que faz a “leitura” dos blocos;
- um monitor;
- um software com livros e atividades de alfabetização.
Ao interagir com a Mesa Educacional, os estudantes aprendem a reconhecer letras e fonemas, construir palavras e associá-las ao seu contexto.
A Mesa também é dotada de datilologia, sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. Por isso, além de ser um recurso pedagógico para alfabetização, a solução serve de apoio para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais.
A Mesa Educacional comporta até seis estudantes de uma só vez, possibilitando a aprendizagem colaborativa. Por ter um caráter físico e, ao mesmo tempo, eletrônico, a tecnologia promove o desenvolvimento motor, cognitivo e digital das crianças.
Quer tornar o processo de alfabetização da sua escola mais divertido e memorável? Então, entre em contato em um dos consultores do Educacional e obtenha mais informações sobre a Mesa Educacional.
2. Tabuleiro de consciência fonológica
O tabuleiro de consciência fonológica é um recurso feito à mão, criado pela pedagoga Márcia Bittencourt, que ajuda no reconhecimento das sílabas orais.
Para utilizá-lo, basta confeccionar uma tabela com quatro colunas e seis linhas, inserindo, no topo da tabela, a imagem de uma boca, duas bocas, três bocas e quatro bocas, respectivamente nas colunas.
Depois, o professor apresenta às crianças o desenho de um objeto ou animal para que elas pronunciem a palavra e percebam quantas vezes foi preciso mexer a boca. Conforme o número de vezes, o desenho é fixado na coluna que contém aquele número de bocas.
3. Alfabeto móvel
O alfabeto móvel é um tabuleiro com todas as letras do alfabeto (geralmente 5 peças de cada letra). É um recurso simples, mas muito utilizado.
No tabuleiro, as crianças podem formar todo o alfabeto, em sua ordem correta, ou selecionar algumas letras para formar uma palavra específica. Alguns modelos contêm letras cursivas, além das letras de forma.
4. Preguicinha
A “preguicinha” ou “janelinha” é um instrumento clássico da alfabetização. Trata-se de um envelope de papel, em formato retangular, contendo várias fichas com palavras escritas.
O professor vai tirando a palavra do envelope aos poucos, revelando letra por letra e instigando as crianças a descobrirem qual é a próxima letra da palavra.
Para tornar essa dinâmica mais visual, você pode adicionar um desenho que represente a palavra no início da ficha.
5. Jogo da memória de sílabas
O jogo da memória de sílabas é um brinquedo pedagógico semelhante ao jogo da memória tradicional. A diferença é que, neste jogo, cada par de figuras possui a mesma imagem, porém sílabas distintas. O objetivo da brincadeira é encontrar as imagens iguais e formar as palavras bisílabas, em sua ordem correta.
6. Bingo das sílabas complexas
Outro recurso pedagógico para alfabetização é o bingo das sílabas complexas, também de autoria da pedagoga Márcia Bittencourt.
Neste jogo, o professor reproduz o som de uma sílaba complexa (aquela formada por duas consoantes ou duas ou três vogais) e os alunos marcam em suas fichas o quadrante com a sílaba correspondente. Quem completar toda a cartela ou uma linha inteira ganha o jogo.
7. Plataforma digital de leitura
No último estágio da alfabetização, o estudante deve aprimorar sua habilidade de leitura e interpretação do texto, como parte do processo de letramento. Nesta fase, os livros físicos e digitais são muito importantes.
Enquanto o livro físico é mais tangível, proporcionando uma experiência sensorial pelo toque e manuseio das páginas, o livro digital apresenta outras vantagens:
- é mais acessível, porque pode ser lido em vários dispositivos (computador, celular, tablet e e-reader);
- é mais interativo, pode frequentemente é munido de áudios, animações, jogos e questionários;
- é personalizável, já que permite a alteração do tamanho da fonte e do brilho da tela;
- é mais fácil de armazenar e transportar;
- auxilia o letramento digital.
A plataforma digital de leitura reúne vários e-books em um só ambiente virtual, o que permite à escola ter uma coleção de livros à disposição dos alunos. Muito bom, não é?
Sua instituição pode ter acesso a essa e outras tecnologias na Suíte Educacional, nossa plataforma educacional completa.
Impulsione sua escola com os melhores recursos pedagógicos para alfabetização. Entre em contato com um dos consultores do Educacional e saiba mais sobre a Suíte e a Mesa Educacional.
Você precisa fazer login para comentar.