A LOJA DO EDUCACIONAL CHEGOU!

Adquira os kits LEGO® Education, FIRST® LEGO® League e placas BBC micro:bit de forma rápida e fácil

Letramento digital: o que é e como desenvolver na sua escola

Entenda o conceito e a importância do letramento digital e veja como desenvolver essa competência na sua escola ou rede de ensino.

Tempo de leitura:10 minutos

Foto de duas estudantes mexendo no computador da escola, como parte das atividades de letramento digital.

O uso intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade requer das escolas um compromisso não apenas com a alfabetização e o letramento tradicional dos estudantes, como também com o letramento digital deles.

Por ser uma demanda recente, muitas escolas ainda estão confusas quanto ao que fazer para promover essa competência. Por isso, neste artigo vamos explicar o conceito, a importância e as formas práticas de trabalhar o letramento digital no ambiente escolar. 

Se você quiser acelerar esse processo com tecnologias educacionais que atendam às necessidades pedagógicas e gerenciais da sua instituição, veja tudo que o Educacional pode fazer por você e sua escola. 

Clique aqui para falar com um consultor e transformar sua instituição!

Tudo pronto? Vamos lá!

    O que é letramento digital?

    O conceito de letramento digital é mais fácil de ser compreendido após o entendimento do termo “letramento”.

    De acordo com a educadora Magda Soares, o letramento é a capacidade de não apenas ler e escrever, mas também de utilizar esses conhecimentos no cotidiano, em benefício de si próprio e da comunidade.

    Na mesma linha, o letramento digital corresponde aos “ modos de ler e escrever informações, códigos e sinais verbais e não verbais com uso do computador e demais dispositivos digitais”, segundo o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação.

    O estudo separado desse conceito se fez necessário por conta das especificidades do contexto digital, como:

    • leitura multilinear: enquanto a leitura no papel é linear, nas telas a leitura é multilinear, sem uma ordem pré-estabelecida, por causa dos inúmeros hiperlinks;
    • exigência de conhecimentos básicos de Informática;
    • navegação e pesquisa na Internet;
    • multimodalidade da informação: os elementos linguísticos do ambiente virtual incluem, além dos textos, imagens, vídeos, sons e animações.

    Tipos de letramento digital

    Alguns autores usam o termo “letramentos digitais”, fazendo referência a uma pluralidade de letramentos.

    Por exemplo, os pesquisadores Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum propõem 16 tipos de letramento digital, divididos em 4 grupos focais:

    • linguagem: letramento impresso; letramento em SMS; letramento em hipertexto; letramento em multimídia; letramento em jogos; letramento móvel e letramento em codificação;
    • informação: letramento classificatório; letramento em pesquisa; letramento em informação e  letramento em filtragem;
    • conexões: letramento pessoal; letramento em rede; letramento participativo e letramento intercultural;
    • redesenho: letramento em remix.

    A professora Hiller Spires não divide o letramento digital em tipos, mas reconhece que ele envolve três competências: encontrar e consumir conteúdo digital, criar conteúdo digital e compartilhar conteúdo digital. 

    Diante dessa miscelânea de conceitos, a linguista Vera Menezes afirmou: “letramento é um termo guarda-chuva e seria suficiente para definir qualquer prática social de linguagem”.

    Qual é a diferença entre letramento e alfabetização digital?

    Os termos “letramento digital” e “alfabetização digital” são constantemente confundidos e, às vezes, até usados erroneamente. Academicamente, porém, há uma diferença entre os dois conceitos.

    Segundo o doutor em Linguística Aplicada Marcelo Buzato, enquanto a alfabetização digital se limita à apropriação técnica dos “símbolos, regras e habilidades ligadas ao uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)”, o letramento digital envolve a prática social dessas TIC.

    Esse segundo conceito é o que mais se aproxima da quinta competência-geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

    “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” 

    Como saber se uma pessoa é letrada digitalmente?

    Estudantes fazendo atividade de programação em notebook.

    Por ter um enfoque social, o letramento digital de cada indivíduo depende da sua cultura, localidade, situação econômica e nível de escolarização. É por isso que muitos estudiosos falam de “letramentos digitais”, ao invés de “letramento digital” no singular.

    Mas em geral, como pontuou o escritor Paul Gilster, o letrado digital é capaz de entender informações disponíveis em suportes digitais e usá-las para melhorar sua qualidade de vida.

    Assim, uma pessoa letrada digitalmente pode trocar e-mails, interagir nas redes sociais, assistir e produzir vídeos, se candidatar a vagas de emprego online, criar sites ou escrever um blog. O importante é que ela cumpra sua finalidade com a ajuda das TIC.

    Precisamos mesmo trabalhar isso na escola?

    As TICs estão cada vez mais presentes na escola, mas nem todos os estudantes e professores dominam as competências digitais. Muitos não sabem como aproveitar os benefícios da tecnologia para aprender, planejar uma aula ou se comunicar com um colega.

    De acordo com uma pesquisa da Anatel, 30,1% da população brasileira possui conhecimento digital apenas básico. Para se ter uma ideia, na Arábia Saudita esse dado foi de 90,1%!

    Apenas 17,4% dos brasileiros possuem habilidades intermediárias, como criar apresentação de slides, instalar programa de computador e usar fórmula em planilha de cálculo.

    Diante disso, é fundamental investir no letramento digital tanto de alunos quanto de professores.

    Letramento digital para alunos

    Talvez você esteja se perguntando: “com as crianças e adolescentes cada vez mais familiarizados com a tecnologia, é realmente necessário que a escola trabalhe o letramento digital com os alunos?”.

    E a resposta é “sim”. A popularização da Internet e o uso massivo das redes sociais não indicam, necessariamente, que os jovens já dominam as ferramentas digitais no contexto acadêmico, profissional e social, nem que eles possuem uma compreensão ampla e crítica do mundo digital.

    A escola precisa desenvolver, junto aos estudantes, competências e habilidades como:

    • pensamento crítico;
    • pesquisa eficaz na Internet;
    • avaliação de fontes de informação;
    • programação;
    • pensamento computacional;
    • comportamento ético e responsável nas redes sociais; 
    • resolução de problemas com ferramentas digitais;
    • criação de conteúdo digital;
    • aplicação de protocolos de segurança e privacidade online.

    Além disso, o acesso à Internet e o uso de computadores ainda não é realidade de todos os jovens brasileiros. Nesse sentido, a escola tem um importante papel de promover a inclusão digital na comunidade.

    Letramento digital para professores

     Foto de professora lendo fontes digitais no notebook

    Uma pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação com professores da rede pública mostrou que apenas:

    • 48% dos docentes se sentem confortáveis para encontrar informações relevantes na Internet;
    • 37% se sentem confortáveis para participar de cursos online relacionados à educação;
    • 33% se sentem confortáveis para produzir apresentações de slides;
    • 16% se sentem confortáveis para produzir vídeos;
    • e 46% usam tecnologias digitais para apresentar informações aos alunos durante a aula, pelo menos uma vez por semana.

    Esses dados indicam que muitos professores precisam melhorar suas habilidades digitais. E a escola tem um importante papel na formação continuada deles, em relação ao uso de tecnologias. 

    Como desenvolver o letramento digital na escola?

    Na prática, a escola deve ensinar os estudantes com e sobre tecnologia, inserindo recursos tecnológicos no dia a dia da instituição e abordando temas relacionados à cultura digital, de forma interdisciplinar. 

    A instituição também deve organizar encontros de formação continuada para aprimorar as competências digitais dos professores.

    Eis algumas dicas para acelerar esse processo na sua escola:

    1. Capacite os professores

    Para que os professores consigam ensinar aos alunos a ler e escrever no contexto digital, é necessário, primeiro, ajudá-los a dominar essa competência.

    A formação inicial da maioria dos docentes não contemplou conhecimentos de informática, programação e pesquisa na Web. Por isso, realize eventos de formação continuada que capacite os professores a:

    • utilizar plataformas educacionais;
    • buscar e avaliar informações online;
    • criar conteúdos digitais, incluindo videoaulas, podcasts e infográficos;
    • comunicar-se de forma clara e eficaz por meio de e-mails, aplicativos e plataformas digitais;
    • planejar atividades com tecnologia em sala de aula;
    • trabalhar em ambientes virtuais colaborativos;
    • fazer e participar de videoconferências;
    • ler e aproveitar ao máximo as vantagens do livro digital;
    • e analisar dados de estudantes em dashboards.

    2. Utilize recursos educacionais digitais em sala de aula

    Além dos materiais didáticos tradicionais, como cadernos, livros e apostilas, utilize em sala de aula recursos educacionais digitais como testes online, jogos virtuais e videoaulas. 

    Mais do que potencializar o processo de ensino-aprendizagem e expandir as metodologias de ensino, essa inserção de tecnologias vai contribuir para a familiarização gradual dos estudantes e mostrar para eles as inúmeras possibilidades de uso das TICs.

    3. Invista no ensino híbrido

    O ensino híbrido – abordagem que mescla experiências de aprendizagem presenciais e à distância, por meio das tecnologias digitais – traz vários benefícios para os estudantes e professores, incluindo a apropriação tecnológica de dispositivos.

    Afinal, o contato diário com aplicativos e plataformas educacionais fará parte da rotina da comunidade escolar. Assim, ela será incentivada a pesquisar na Internet, escrever textos e explorar diferentes mídias.

    4. Incentive o pensamento crítico

    Como mencionamos anteriormente, o letramento digital envolve a prática social da leitura e escrita no ambiente virtual.

    Por isso, é necessário debater com os alunos temas relacionados à cidadania digital, ética, respeito às diferenças, uso responsável das tecnologias, privacidade, segurança, fake news e indicações de faixa etária no meio digital.

    O uso das tecnologias para resolução de problemas também deve ser fomentado em trabalhos escolares, aulas de robótica e projetos Maker

    5. Deixe o estudante colocar a mão na massa (ou melhor, no mouse)

    Em todos os componentes curriculares, quando o assunto é ou não tecnologia, a participação ativa dos alunos é essencial para uma aprendizagem significativa

    Por isso, dê a oportunidade de os alunos experimentarem diferentes tecnologias na prática, manuseando o mouse, digitando, jogando, respondendo questionários online, criando robôs, programando, etc.

    Mesmo que a infraestrutura da sua escola não tenha um computador para cada estudante, o professor pode criar pequenos grupos para revezamento e uso coletivo. Os smartphones, que são mais acessíveis, também podem substituir o computador em algumas atividades.

    Conheça o Hub Educacional

    Com o Hub Educacional, sua escola tem acesso a mais de 30 aplicativos e plataformas educacionais, o que contribui para o uso intensivo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

    O Hub Educacional inclui:

    • plataformas de aprendizagem;
    • e-books;
    • games educacionais;
    • ferramenta de revisão textual;
    • atividades e conteúdos online de todas as áreas do conhecimento;
    • agenda digital;
    • e dashboards de dados para acompanhamento do desempenho dos alunos.

    Leve o Hub Educacional para sua escola e impulsione o letramento digital dos seus estudantes e professores! Entre em contato agora mesmo com um consultor do Educacional.

    Compartilhar:

    Assine nossa Newsletter

    Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

    "*" indica campos obrigatórios

    Nome*
    Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

    Descubra mais sobre Educacional

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading