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Entenda o que é gamificação na educação e como aplicá-la

A gamificação ajuda a aprendizagem ser mais dinâmica e divertida. Saiba como a gamificação na educação funciona e pode ser implementada em sua instituição de ensino!

Tempo de leitura:6 minutos

É fato que a tecnologia é uma ferramenta usada por diversas empresas para potencializar o tempo e maximizar lucros.

No campo educacional não é diferente: os aparatos digitais são utilizados com o intuito de criar metodologias de aprendizagem inovadoras, fazendo com o que o processo seja mais prazeroso. Por isso, abordaremos, neste post, o que é a gamificação na educação e suas principais implicações.

As aulas em boa parte das escolas espalhadas pelo Brasil costumam seguir aquele processo padrão, com o conteúdo passado pelo professor, enquanto os alunos fazem anotações e depois as lições de casa. A gamificação é uma estratégia que usa técnicas de games em situações que normalmente não são utilizados jogos, com o intuito de tornar a experiência do estudo mais dinâmica e lúdica.

Continue com a leitura e fique por dentro de mais novidades sobre o assunto!

O que é gamificação?

Em primeiro lugar, é importante pontuar que a gamificação é uma metodologia que aplica as mecânicas dos jogos na saúde, no marketing, nas empresas e até área educacional. Nesse contexto, os alunos são motivados de um jeito diferente, afinal, são desenvolvidos desafios e rankings, fazendo com que, além de aumentar a interação entre os estudantes, eles busquem solucionar as questões impostas.

Somado a isso, esse método proporciona um estímulo para que o processo de transferência e absorção do conteúdo ocorra de maneira mais lúdica, reforçando tanto a teoria quanto a prática. Logo, o docente dita as regras como se fosse um mestre de cerimônias e os discentes seguem os comandos, a fim de saberem mais sobre o conteúdo por meio das etapas do jogo.

O que é gamificação na educação?

Muitas pessoas não sabem o que é a gamificação no âmbito educacional. Nesse sentido, o recurso visa à utilização de elementos criativos, como jogos nos processos de ensino-aprendizado — sejam eles, online, presencias ou híbridos para a geração de conhecimento.

Esse processo torna o aprendizado mais rápido e fácil para os alunos, afinal, eles ficam mais participativos e se engajam mais, já que é possível utilizar ferramentas na sala de aula e até no método de avaliação, utilizando o tema abordado nas etapas do jogo.

Vale destacar que os jogos não são vistos como uma distração apenas, mas são usados como métodos que aguçam o contato visual e intelectual, além de prenderem a atenção do aluno.

Assim, nesses games, qualquer matéria, como Língua Portuguesa e Matemática, podem ser utilizadas para a criação de diversos desafios e questões, aguçando nos grupos o desejo de vencer — por isso, os alunos ficam mais interessados em tentar entender o conteúdo.

Infográfico sinalizando como a gamificação deve ser aplicada na comunicação

Como a gamificação pode ajudar na aprendizagem do aluno?

Todo educador tem como objetivo aumentar o rendimento da sua turma, assim, é preciso que eles saibam o que é a gamificação e como ela ajuda muitos alunos espalhados pelo Brasil a aumentarem o seu desempenho.

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios dessa técnica na absorção de conteúdo. Leia com atenção!

Motivar os alunos

Até mesmo os estudantes mais tímidos ou aqueles desinteressados se sentem motivados a participar do jogo. Nessa perspectiva, o aluno se torna mais protagonista, tem maior vontade de participar das aulas e tirar as dúvidas. Além disso, o fato de ser um “jogo”, faz com que ele absorva o conteúdo de forma leve, sem pressão.

Trazer dinamismo ao processo

A sala de aula tem mudado ao longo do tempo daquele lugar padronizado, onde os professores comandam as aulas e os estudantes ocupavam seus lugares de ouvintes.

Na gamificação, os alunos participam mais, buscam saber mais sobre o conteúdo e usam ferramentas de pesquisas. Logo, nesse cenário de dinamismo, o docente é apenas um orientador — são os próprios alunos que se aprofundam nas matérias.

Criar alunos autônomos

A gamificação tem um fim pedagógico bastante interessante, visto que os jogos são aplicados justamente para tentar tirar o aluno da zona de conforto e fazê-lo ser protagonista do seu próprio aprendizado, tanto individual como em grupo.

Dessa maneira, o estudo deixa ser algo passivo e passa a ser um busca ativa de conhecimento, enquanto o aluno se torna mais questionador e domina mais o conteúdo.

Desenvolver competências socioemocionais

Manter um bom equilíbrio emocional é de extrema importância para criar bons relacionamentos interpessoais e melhorar a autoestima. Nesse sentido, os games podem ajudar nessas habilidades, afinal, eles ajudam a desenvolver censo de autocrítica, a refletir sobre os erros e, principalmente, a identificar e superar as dificuldades.

Estimular a competição saudável

É fato que a natureza do ser humano é ser competitivo. Dessa maneira, o uso da gamificação na educação ajuda os alunos a valorizarem o trabalho em grupo, respeitarem as diferenças e manterem uma competição saudável entre os colegas. Assim, além de estimular um debate com a turma, fomenta um embate com a própria pessoa.

Como a gamificação deve ser aplicada na educação?

Muitos gestores e pedagogos não sabem como aplicar a gamificação na educação, então é preciso levar em consideração alguns fatores. Em primeiro plano, é preciso que as escolas tenham o aparato digital necessário para a realização desse plano metodológico. Desenvolver ou adquirir plataformas de jogos interativos que contenham o conteúdo estudado é a primeira coisa a ser feita.

Além disso, é preciso estudar o perfil da sua turma e saber as especificidades de cada aluno. Dessa forma, o docente saberá como tirar o melhor proveito dos jogos, executando eles de forma coletiva, individual, em dupla — tudo depende do desempenho da classe.

Então, para aplicar os jogos na sala de aula, é válido incentivar os estudantes nesse processo. Nessa perspectiva, um dos exemplos de gamificação na educação é o desenvolvimento de brincadeiras que usam o conteúdo programático do calendário estudantil, com desafios que agucem no aluno a vontade de pesquisar mais sobre aquele determinado tema.

Os docentes, por sua vez, vão ter o apoio de recursos em tablets, smartphones ou computadores. Percebe-se, então, que o celular, que antes era inimigo nas salas de aula, tornou-se ferramenta de estudo.

É fato que quando existe emoção, o processo de absorção de conteúdo é mais rápido. Nesse sentido, a gamificação desenvolve o lado emocional e cognitivo do aluno, assim, o processo de aprendizagem torna-se mais leve e prazeroso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a gamificação na educação, como funciona e as vantagens no processo de aprendizado, tente aplicar essa estratégia na sua escola.

É importante decidir com o setor pedagógico como será desenvolvido esse processo e de que forma ele será aplicado para ter a chance de potencializar o desempenho da turma.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo e aproveite para conhecer os principais benefícios da transformação das práticas pedagógicas.

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