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Conheça 8 novas metodologias de ensino para sua escola

Conheça as metodologias de ensino STEAM, cultura maker, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, gamificação, robótica, sala de aula invertida e ensino híbrido.

Tempo de leitura:9 minutos

Foto de sala de aula com estudantes de mão levantada, em exemplo de novas metodologias de ensino

A metodologia de ensino mais tradicional é a aula expositiva em sala de aula, na qual o professor fica à frente da turma explicando o conteúdo, escrevendo no quadro e fazendo leituras em voz alta.

Porém, há outras metodologias que geram resultados melhores para a aprendizagem. Neste artigo, você vai conhecer oito novas metodologias de ensino que promovem a participação ativa dos alunos.

Antes de prosseguir com a leitura, aproveite para baixar o e-book do Educacional para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!

O que é metodologia de ensino?

Uma metodologia de ensino é uma forma de ensinar com recursos e procedimentos específicos, tendo em vista um objetivo definido. 

A palavra “metodologia” deriva de duas palavras do grego: methodos e logia. Methodos, por sua vez, é uma junção de meta (objetivo) e hodos (caminho). Assim, o significado de metodologia é o estudo de caminhos a percorrer para alcançar um objetivo.

Na metodologia de ensino, o objetivo é concretizar a aprendizagem, desenvolver conhecimentos e habilidades. Para isso, o professor e o estudante podem percorrer diversos caminhos: explicação oral do conteúdo, leitura, resolução de exercícios, entre outros.

Existem vários tipos de metodologias de ensino. Porém, eles são divididos em dois grupos: metodologias ativas e metodologias passivas.

Metodologias ativas X passivas 

As metodologias passivas são aquelas que não envolvem participação ativa do estudante. O protagonismo em sala de aula é exercido pelo professor, enquanto os alunos assistem passivamente.

Entram nesse grupo:

  • a aula expositiva (metodologia de ensino tradicional)
  • as palestras;
  • a demonstração de experimentos pelo professor;
  • e a exibição de filmes sem debate posterior.

Por outro lado, existem as metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem. Elas incentivam a construção coletiva do conhecimento, a partir de experiências e ideias prévias dos alunos.

São exemplos de metodologias ativas:

  • aprendizagem baseada em problemas;
  • aprendizagem baseada em projetos;
  • sala de aula invertida;
  • gamificação;
  • debate;
  • oficina;
  • estudo de caso;
  • seminário;
  • e leitura compartilhada.

Mais adiante, vamos explicar como funcionam alguns desses métodos.

Qual é a importância da metodologia de ensino?

A metodologia adotada pelo professor impacta diretamente a qualidade do ensino. Ela determina o nível de engajamento dos alunos e o grau de assimilação do conteúdo!

Quando a escola usa metodologias ativas, os estudantes se sentem mais motivados e mostram mais interesse no conteúdo curricular. Como consequência, eles se lembram do conhecimento por muito mais tempo – é a chamada aprendizagem significativa.

O tipo de metodologia empregada também repercute nas habilidades que os estudantes desenvolvem. 

Por exemplo: no método de seminário, o aluno trabalha competências de oratória e comunicação. Nos jogos em grupo, ele exercita a colaboração e a resiliência emocional. 

A relação do professor com o aluno também depende, em grande parte, das metodologias usadas em sala de aula. Métodos ativos tendem a fortalecer o diálogo e o respeito mútuo.

Além disso, os estudantes ficam mais autônomos e responsáveis quando dependem menos do professor para aprender.

8 novas metodologias de ensino para usar na sua escola

Confira abaixo oito metodologias de ensino recomendadas pelo Educacional:

1. STEAM

Foto de estudante em laboratório de ciência fazendo atividade de STEAM

O método STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) é uma metodologia interdisciplinar que integra conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Seu objetivo é melhorar a habilidade dos estudantes na resolução de problemas complexos, por meio de:

  • trabalho investigativo e rigor metodológico (Ciência);
  • conhecimentos e artefatos desenvolvidos pelo homem para solucionar problemas (Tecnologia);
  • processos de planejamento e prototipação (Engenharia);
  • empatia e sensibilidade humana (Artes);
  • conceitos matemáticos (Matemática).

A metodologia STEAM ajuda os estudantes a terem uma visão holística do mundo, compreendendo como cada área do conhecimento se relaciona com as outras e afeta a vida em sociedade.

2. Cultura maker

A cultura maker é uma abordagem educacional que incentiva os estudantes a criarem com as próprias mãos, seja construindo, modificando ou consertando objetos. Seu foco está no “aprender fazendo”.

A cultura maker está frequentemente associada a práticas de marcenaria, costura, pintura, desenho, engenharia, programação e robótica. Por ser interdisciplinar, ela pode ser aplicada em aulas de qualquer componente curricular.

3. Aprendizagem baseada em problemas

A aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias de ativas de aprendizagem mais conhecidas dos educadores. Neste método, os alunos são desafiados a resolver problemas relacionados à vida real, aplicando conhecimentos de diversas áreas, de forma criativa e autônoma.

Funciona assim: a turma é dividida em pequenos grupos e cada grupo nomeia um líder. O professor direciona as atividades, dá suporte aos estudantes e contextualiza a situação-problema. Depois, os grupos seguem com a pesquisa e o levantamento de soluções para o problema.

A aprendizagem baseada em problemas desenvolve as habilidades de cooperação, protagonismo, comunicação, pensamento crítico, resiliência, compromisso social e investigação.

4. Aprendizagem baseada em projetos

Um pouco parecida com a metodologia anterior, a aprendizagem baseada em projetos também envolve trabalho em grupo, aplicação prática do conhecimento e até a resolução de problemas.

Porém, seu fio condutor é a execução de um projeto: um esforço temporário, com início e fim bem definidos, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. É, portanto, mais concreto e palpável que a aprendizagem baseada em problemas.

As habilidades fomentadas por sua metodologia são a responsabilidade, a gestão do tempo, a organização, a autoconfiança, a colaboração e a comunicação.  

5. Robótica educacional

Foto de estudantes em aula de robótica educacional, uma nova metodologia de ensino

Já a robótica educacional é uma adaptação da robótica para a sala de aula, que dá aos estudantes a oportunidade de estudarem e montarem robôs. 

As atividades são realizadas em grupo, com foco na resolução de problemas, de forma criativa e interdisciplinar.

Essa metodologia desenvolve habilidades cognitivas, socioemocionais e digitais, porque exercita o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a programação e o pensamento computacional.

Para implementar a robótica educacional, a turma precisa de um professor com conhecimentos básicos de robótica, um plano de aulas consistente e um kit de robótica adequado, com os da LEGO® Education e micro:bit.

6. Gamificação

Outra metodologia ativa de aprendizagem é a gamificação. Esse método incorpora recursos e mecanismos de jogos na jornada de aprendizagem, tais como a competição, a premiação,  o lançamento de desafios e a ludicidade.

Na escola, ela pode ser aplicada por meio de brincadeiras, jogos físicos e jogos educacionais digitais alinhados ao currículo.

Além de tornar a experiência de aprendizado mais divertida, a gamificação melhora o engajamento, a retenção da atenção e a assimilação do conteúdo. Ela também trabalha habilidades socioemocionais como autoconfiança, motivação e respeito.

7. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa de aprendizagem que propõe a inversão da ordem “primeiro sala de aula, depois tarefa de casa”.

Nesse método, os estudantes se preparam previamente para as aulas, pesquisando os conceitos básicos e fazendo leituras. Posteriormente, na sala de aula, o professor conversa com os alunos sobre o que aprenderam em casa, soluciona dúvidas e aprofunda alguns temas.

A sala de aula invertida impulsiona a autonomia e a responsabilidade dos estudantes. É também uma forma de personalizar o ensino de acordo com as dúvidas, necessidades e preferências da turma.

8. Ensino híbrido

Foto de garoto estudando na biblioteca em notebook (ensino híbrido)

O ensino híbrido é uma abordagem, modelo ou metodologia de ensino que integra experiências de aprendizagem à distância e presenciais, online e offline, assíncronas e síncronas. 

O estudante aprende em partes sozinho e em partes com outros colegas, contando com a ajuda do professor. Ele tem uma postura muito mais ativa que na metodologia tradicional, pois estuda autonomamente com livros, sites, videoaulas e plataformas de aprendizagem.

Assim como na sala de aula invertida, o momento presencial em sala é reservado para interação, resolução de dúvidas, aprofundamento teórico e aplicação prática do conteúdo.

Para adotar essa metodologia de forma organizada e estruturada, sem perder o acompanhamento pedagógico, utilize a plataforma Suíte Educacional. 

Na ferramenta, os alunos da sua escola têm acesso a vários conteúdos online, de diversos componentes curriculares. Além disso, os dados de engajamento dos estudantes são convertidos em relatórios automatizados para monitoramento dos professores e gestores escolares.  

Saiba mais sobre o Hub Educacional.

Qual é a melhor metodologia de ensino?

A escolha da melhor metodologia vai depender dos objetivos de aprendizagem, do componente curricular e da visão pedagógica da escola. 

Cada metodologia possui características próprias que podem ser menos ou mais proveitosas para chegar a um resultado.

Também é necessário levar em conta os interesses dos alunos, suas dificuldades e estilos de aprendizagem. Nem sempre o que funciona para um estudante vai funcionar com seu colega.

Em turmas maiores, a personalização do ensino é um verdadeiro desafio. Mas existem estratégias que permitem o uso de diferentes metodologias para diferentes grupos de alunos.

Em geral, uma boa prática é alternar as metodologias ao longo do semestre, para atender as necessidades de todos.

Soluções do Educacional para inovar o ensino

O Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, desenvolveu várias soluções para inovar o ensino no Brasil e no mundo. 

Uma delas é o Hub Educacional, uma plataforma educacional completa que reúne plataformas de aprendizagem, dashboards de dados escolares e ferramentas de gestão escolar – tudo isso em um único ambiente virtual.

Ao todo, são mais de 30 aplicações inclusas, destinadas a todos os níveis da educação básica (da Educação Infantil até o Ensino Médio), para fortalecimento das aprendizagens em:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências biológicas;
  • Ciências humanas;
  • STEAM;
  • Robótica;
  • Programação;
  • Educação socioemocional.

O Educacional também é distribuidor oficial dos kits de robótica LEGO® Education e micro:bit no Brasil. 

Para obter mais informações sobre essas soluções e conversar sobre as necessidades da sua instituição, entre em contato com um dos consultores do Educacional. Leve para a sua escola as melhores metodologias de ensino!

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