PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Como elaborar um plano de ação escolar? 6 passos

Veja como elaborar um plano de ação escolar em 6 passos. Alcance os objetivos da sua instituição por meio do planejamento.

Tempo de leitura:7 minutos

Foto de gestora escolar fazendo anotações em quadro para o plano de ação escolar.

A rotina do gestor escolar envolve muito planejamento. É preciso monitorar os indicadores educacionais, acompanhar os profissionais da escola e administrar as diversas áreas da instituição. Assim, mais cedo ou mais tarde, o gestor precisará elaborar um plano de ação escolar para alcançar seus objetivos.

A fim de te ajudar nessa tarefa, o Educacional preparou um passo a passo com todas as etapas de construção do plano. Este artigo traz dicas para um planejamento geral, ou seja, é um roteiro que serve para vários objetivos e necessidades.

Agora, se você procura especificamente por um plano de ação para melhorar o desempenho dos alunos, leia esse outro artigo do blog.

A tecnologia é uma aliada da educação para superar diferentes desafios da escola. Sobre isso, baixe nosso e-book gratuito para gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola?

Tudo pronto? Vamos lá!

O que é um plano de ação escolar?

O plano de gestão escolar é um documento estruturado, elaborado pelo gestor escolar e/ou coordenador pedagógico, que servirá como guia para toda a escola no enfrentamento de um desafio específico ou para a conquista de um certo objetivo. 

Assim, o plano de ação escolar pode atender diferentes demandas: evitar a evasão escolar, desenvolver competências digitais dos alunos, melhorar a nota da escola no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre outros exemplos.

Tudo vai depender da realidade atual da escola e do seu objetivo. Consequentemente, nenhum plano de ação escolar é igual ao outro. Cada planejamento é intrinsecamente singular, assim como o planejamento pedagógico e o Projeto Político Pedagógico (PPP).

Como elaborar um plano de ação escolar?

Para elaborar o seu plano de ação escolar, tenha em mente que o documento será lido, consultado e seguido à risca por vários profissionais da escola. Por isso, ele precisa ser conciso, claro e de fácil leitura. 

Sua escola pode fazer o planejamento de diversas formas, mas, em geral, o processo terá as seguintes etapas: 

1. Análise do cenário atual

Tudo começa na análise minuciosa da realidade atual. Questione quais são os pontos fortes da escola hoje, quais são os seus pontos fracos e o que precisa ser melhorado com prioridade.

Aqui, vale a pena examinar os indicadores educacionais da escola, como taxa de reprovação, taxa de distorção idade-série, nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, número de estudantes com dificuldade de aprendizagem, entre outros.

Converse também com os estudantes, pais e responsáveis, professores e profissionais da instituição. Esse diálogo é muito importante para conhecer as reais dificuldades dos atores e é útil, também, para colher feedback das ações em andamento.

2. Apresentação do problema ou objetivo

Talvez, você já tinha o problema ou objetivo em mente antes mesmo de fazer o diagnóstico da escola. Porém, mesmo quando a questão parece auto-evidente é recomendável analisar novamente o cenário e documentar as principais informações da escola (passo anterior).

Com o diagnóstico pronto, defina qual é o foco do seu plano de ação: o objetivo principal ou problema a ser solucionado

Esse foco pode ser, por exemplo, melhorar o desempenho dos alunos em Matemática. Ou fortalecer a alfabetização das crianças que foram prejudicadas na pandemia. 

3. Estratégia para resolução do problema ou alcance do objetivo

Foto de professora atendendo dois estudantes em reforço escolar, tipo de estratégia educacional

Em seguida, o documento deve deixar claro como a escola pretende alcançar seu objetivo ou resolver o problema em questão. Em outras palavras, ele precisa apresentar a estratégia educacional que será seguida. 

São exemplos de estratégia o ensino híbrido, a busca ativa, a recomposição de aprendizagem, o reforço escolar e a formação continuada de professores para uso das tecnologias.

As estratégias, por suas vezes, são desmembradas em metodologias, ações, recursos e profissionais envolvidos.

3.1. Metodologias

Tratando-se de estratégias pedagógicas, são as metodologias de aprendizagem, que podem ser tradicionais ou inovadoras, como as metodologias ativas de aprendizagem.

No contexto educacional mais geral, as metodologias são abordagens para a resolução de um problema, como mentoria de educadores iniciantes, peer coaching, gestão por resultados e gestão de qualidade total.

3.2. Ações

As ações são as atividades específicas que deverão ser realizadas ao longo do tempo. Neste primeiro momento, não se preocupe com datas exatas. Elas serão decididas mais tarde. Por enquanto, concentre-se em planejar o que será feito, como e por quanto tempo (duração da ação).

3.3. Recursos

Preveja os recursos que serão necessários para o andamento do projeto: equipamentos, materiais didáticos, tecnologias educacionais e espaço físico. 

Se necessário, inclua o custo financeiro de aquisição dos recursos que a escola ainda não possui. Decida também se os produtos ou serviços serão prestados por uma instituição parceira ou se eles serão administrados diretamente pela escola.

3.4. Profissionais envolvidos

Cada ação do projeto deve ter um profissional ou departamento responsável. Assim, nenhum eixo do projeto corre o risco de ficar para trás. Se achar conveniente, eleja líderes e auxiliares de cada frente para facilitar o acompanhamento.

4. Cronograma

Depois de planejar o que (ação), como (metodologia), por quanto tempo (duração), com o que (recursos) e por quem (responsáveis), é hora de estabelecer datas e prazos de acordo com o calendário escolar. 

5. Definição de metas 

Com base no objetivo principal do plano de ação, defina uma meta realista — e ao mesmo desafiadora —  junto com os outros membros da comunidade escolar. 

A meta deve servir de incentivo e funcionar como um parâmetro para avaliar o quão bem sucedido foi o projeto. Isso porque ela traduz o objetivo em resultados concretos, exatos, específicos, que mostrarão quando aquela missão se dará por cumprida.

6. Avaliação dos resultados

Por fim, o plano de ação escolar já deve prever um meio eficiente de avaliar os resultados do projeto. Aqui, o gestor aponta tanto os indicadores de desempenho que deverão ser analisados como a frequência dessa avaliação, visando o aprimoramento contínuo.

Conheça as soluções do Educacional

Você sabia que o seu plano de ação escolar pode contar com estratégias e recursos já validados pelo segmento educacional? 

O Educacional, Ecossistema de Inovação e Tecnologia, desenvolveu várias soluções para auxiliar as escolas em seus principais desafios. Conheça abaixo algumas delas:

  • Suíte Educacional: plataforma educacional completa que reúne mais de 30 soluções pedagógicas, de gestão escolar e de integração tecnológica. Seu objetivo é atender as diversas necessidades da sua escola em um único ambiente virtual, com acesso rápido e facilitado para toda a comunidade escolar. 
  • Aprimora: plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, está exclusivamente na Suíte Educacional.
  • Pense +: plataforma de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento matemático, STEAM e resolução de problemas. Também é exclusivo da Suíte Educacional atualmente.
  • Mesa Educacional: mesa de apoio à alfabetização e inclusão escolar, formada por vários blocos de letras, desenhos, sinais em Braille e animações em Libras, conectados à uma tela de computador.
  • Inventura: projeto maker com atividades de programação, robótica educacional e criação artísticas para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Tivy: roteiro de atividades, equipamentos e materiais didáticos para ensino de robótica, programação e STEAM. Destinado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Gomaker: locação de kits LEGO® Education, formação para professores  e orientação pedagógica para fortalecimento da aprendizagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), envolvendo programação, robótica, cultura maker e trabalho em grupo. 

Há 29 anos, o Educacional está ajudando escolas do Brasil e do mundo inteiro a aperfeiçoarem a jornada de ensino. Já foram mais de 14 mil escolas impactadas, em 40 países diferentes, e a sua instituição pode ser a próxima!

Entre em contato com um dos consultores do Educacional para conhecer a solução mais indicadas para o seu plano de ação escolar.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: